AVALIAÇÃO DISCURSIVA → Fundamentos da Educação

Oi gente.

Segue abaixo a prova Discursiva da UTA Fundamentos da Educação.






Lembrando que essa UTA consta somente uma disciplina aplicável, pois a outra é o Projeto de Intervenção do TCC que deve ser realizado juntamente com seu tutor local.


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Bons Estudos!!

Questão 1/3
Leia o fragmento de texto a seguir:

"[...] é por meio dos significados originados no grupo cultural que o indivíduo estabelece conceitos. Os conceitos surgem, então, pela generalização dos significados, realizada por meio de signos e pela interiorização.

Os signos são instrumentos psicológicos por meio dos quais os sujeitos possuem o controle sobre a realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva o conceito de signos na perspectiva Vygostiskyana.

Resposta: O signo é uma marca externa que auxilia o sujeito em tarefas que exigem memória ou atenção para a regulação das atividades psicológicas, são representações da realidade e refere-se a elementos ausentes do espaço e tempo presente, possibilita as relações mentais como imaginar, fazer planos e ter intenções. "Por exemplo, não podemos falar com o outro por transmissão de pensamento; para isso, utilizamos um instrumento tipicamente psicológico: o signo. Segundo Vigotski (2001), os signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo o que está situado fora do indivíduo, sendo que, por meio de atividades internas e externas, irão atingir dire- tamente o outro. Consequentemente, o ser humano somente planeja porque dispõe do pensamento; por sua vez, para a expressão do pensa- mento, ele necessita do signo para representá-lo. O tema do pensamento e da linguagem situa-se entre aquelas questões de psi- cologia em que aparece em primeiro plano a relação entre as diversas funções psicológicas, entre as diferentes modalidades de atividade da consciência" 


Questão 2/3
Leia o excerto a seguir:

"O Estágio operatório concreto ocorre por volta dos 7 aos 9 anos de idade. O início desse estágio coincide com o início da escolarização, e há um consenso que profundas mudanças na forma de pensar acontecem nesse período. Nesse período há mais flexibilidade de pensamento e conseguem solucionar problemas mentalmente".

No período operatório-concreto a criança já consegue realizar operações a partir da sua realidade. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.

Resposta: Para conhecer é preciso construir, transformar o objeto de conhecimento, retornando mentalmente ao seu ponto de partida. É por essa razão que aprendemos somente quando operamos com o conhecimento, quando interagimos ativamente, não quando copiamos. Primeiro vem a produção, depois a apropriação. A criança do operatório concreto consegue realizar operações a partir de sua realidade concreta.


Questão 3/3
Leia o fragmento de texto a seguir:

"Uma questão central para esse debate é que, segundo Vygotsky, nenhuma das principais tendências vigentes no seu tempo lograva buscar uma explicação para o que há de especificamente humano no ser humano a partir da sua própria condição. Indício disso é o fato de que, em meio ao dualismo entre naturalistas e mentalistas, observam-se também possibilidades duais quanto ao tratamento do conceito de sentido, pois só era presumível associá-lo a uma esfera exterior, sendo capturável pelas sensações e percepções, ou ao âmbito de uma interioridade autossuficiente em relação à cultura [...]".

A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro-base Teorias da aprendizagem - um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, explique o conceito de sentido formulado por Vygotski.

Resposta: Sentido, para Vygotski, é composto por um processo diferente do significado, em que abrange a subjetividade e sua unidade essencial é a emoção. Entretanto, devemos lembrar que a aparência é enganosa e que a fala muitas vezes não revela as suas contradições. Consequentemente, precisamos apreender as relações que ocorrem no plano interno, que dão sentido aos significados das palavras. Encontramos aqui a categoria sentido , que Vigotski apresenta em sua última obra. Diferentemente do significado, que é produzido e se transforma em conceitos que são instituídos no plano verbal, o sentido é composto por um processo diferente: abrange a subjetividade, e sua unidade essencial é a emoção. Conforme descreve Rey (2005), o pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, isto é, são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade.