Estou posto a APOL da disciplina Educação e Sociedade.
Faça o download gratuito da APOL abaixo 👇
Bons estudos!!
QUESTÃO 01/10
Leia o fragmento de texto:
Na prática docente, o ato de avaliar pode significar um conjunto de ações, de escolha dos sujeitos educacionais, que auxilia no acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e do próprio professor [...]
Fonte: Barbosa, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores : estão os futuros professores preparados para avaliar? IX ANPED SUL. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. 2012. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2012/Formacao_de_Professores/Trabalho/06_05_26_2082-7202-1-PB.pdf > Acesso em: 22 mar. 2015.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca da relação professor e aluno no processo de avaliação da aprendizagem, leia a s sentenças a seguir, analisando-as:
I. (V) Além de possibilitar a identificação do nível de desempenho, de rendimento e de produção do aluno, a avaliação ainda imprime qualidade no relacionamento entre professor e aluno.
II. (V) O diálogo entre mestre e aluno permite esclarecer valores imanentes ao conhecimento, com vistas ao encaminhamento das potencialidades do aluno.
III. (F) N a relação professor e aluno, compete ao professor considerar e a valorizar mais as limitações dos alunos, do que suas próprias potencialidades.
IV. (V) Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, a oportunidade ímpar de refletir sobre a prática pedagógica docente e sobre a construção da aprendizagem pelos alunos.
QUESTÃO 02/10
A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta n a formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc, a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar, etc. SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura d e vara, onze teses sobre educação e política.campinas:autores associados, 1989 (p.30)
Sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
(F) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
(V) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação as classes dominadas.
(V) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
QUESTÃO 03/10
Leia o texto:
[...] devemos considerar primeiramente que toda proposta de avaliação está vinculada a uma proposta pedagógica. Isso porque avaliar é parte do fazer pedagógico, não é algo que se possa fazer sem levar em conta o que se ensina e a forma como se ensina. Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 89.
De a cordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro d a disciplina, qual o processo de avaliação na etapa da educação infantil?
A avaliação deverá ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento do aluno, se m o objetivo de promoção, mesmo para o ensino fundamental.
QUESTÃO 04/10
O aparelho ideológico do Estado (AIE) pode não s ó ser alvo mas também o local da luta de classe e por vezes de forma renhidas da lut a de casses.ALTHUSSER, L. Aparelhos ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010 (p. 110)
Sobre a teoria da escola como aparelho ideológico do Estado, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F p ara as afirmativas falsas.
(V) Louis Althusser é o autor dessa teoria.
(F) Karl Marx é o autor dessa teoria.
(V) Nessa teoria, o Estado embora se apresente como representante das necessidades e aspirações de todos os membros da sociedade, e, na verdade, representante da classe dominante.
(V) A classe dominante se utiliza do Estado, e este, por meio de dois “aparelhos”, organiza a sociedade de modo que os donos dos meios de produção se mantenham no poder.
QUESTÃO 05/10
Leia o fragmento do texto:
[...] um teste não avalia um aluno, mas oferece dados sobre o seu desempenho. Esse desempenho que pode ser qualificado (avaliado), subsidiando uma tomada de decisão sobre o que fazer a partir dessa avaliação.
Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, como deve ser a relação entre a avaliação da aprendizagem e desempenho na escola ciclada?
A avaliação contínua e diagnóstica é um dos aspectos altamente considerados na escola em ciclos, tendo em vista o fato de esse sistema promover o incentivo ao bom desempenho da aprendizagem dos alunos.
QUESTÃO 06/10
A Escola Nova caracteriza-se por desenvolver a individualidade a autonomia, o que só seria possível em uma escola não autoritária que permitisse ao educando aprender por si mesmo e aprender fazendo, e teve na pedagogia de Dewey entre 1920 e 1940 a divulgação dessas ideias. SHUR, Ingerenate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno - conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 30)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere a concepção de aprendizagem na Escola Nova na vertente diretiva.
A concepção de aprendizagem que fundamenta a escola nova na vertente diretiva é o interacionismo construtivista.
QUESTÃO 07/10
(...) embora a Escola Nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos as necessidades da vida adulta se dariam a partir do respeito e as necessidades imediatas de cada aluno. SHUR, Ingerenate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 166)
Sobre o papel do professor na Escola Nova na v ertente diretiva, analise as afirmativas a seguir:
I – O professor é o detentor d o saber. (F)
II – O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho d e descoberta. (V)
III – O professor deve criar condições para que o aluno aprenda. (V)
QUESTÃO 08/10
Leia as asserções a seguir:
Os denominados instrumentos de avaliação, para ser correto, deveriam ser chamados de instrumentos de coleta de dados para a avaliação, na medida em que testes, provas, redações, monografias, arguições, [...] coletam dados que descrevem o desempenho provisório do aluno, dando base para a sua qualificação diante de determinados critérios. Fonte: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: visão geral. p. 4. Disponível em: < http://www.luckesi.com.br/textos/art_avaliacao/art_avaliacao_entrev_paulo_camargo2005.pdf >Acesso em: 12 abr. 2015.
De acordo com o texto e com os assuntos abordados nas aulas, sobre os componentes avaliativos, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Competência
2. Capacidade ]
3. Habilidade
4. Convivência
(1) Sugere domínio de conhecimentos.
(3) Pressupõe saber relacionar e aplicar os conhecimentos, bem como dar-lhe aplicabilidade de forma criativa e criadora.
(2) Requer saber o que fazer, como aplicar e relacionar conhecimentos.
(4) Implica em sentir-se valorizado como pessoa competente, capaz e hábil, fazendo refletir o bem-estar.
QUESTÃO 09/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
O que atualmente se chama de portfólio já foi conhecido por diversas denominações no meio acadêmico, como dossiê do professor, auto-relato do docente, pasta ou arquivo de aula ou simplesmente caderno de resumo.. Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 79.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, acerca do portfólio no processo de avaliação da aprendizagem, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. (V) O portfólio é um do instrumentos que mais contribuem para a avaliação de desempenho, tanto do aluno como do professor.
II. (V) Pode-se utilizar o portfólio para autoavaliação de desempenho do processo de aprendizagem.
III. (F) Trata-se d e uma apresentação oral para o público, que possibilita a transmissão das informações pesquisadas, contribuir para a aprendizagem do ouvinte e do expositor.
IV. (V) O portfólio inclui material sob re trabalhos, relatórios, resultados de prova, exames, autoavaliações dos alunos.
QUESTÃO 10/10
A educação na Escola Nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais ex ames escolares, teríamos uma autoavaliação. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.94)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e após, assinale a que se refere ao papel dos conteúdos na concepção da Escola Nova na vertente não diretiva.
Os conteúdos não possuem relevância, o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudassem por si próprios, se o desejassem.