Irei começar a postar exercícios extras de distintas disciplinas da grade de Pedagogia.
Algumas postagens irei editá-las regularmente para incluir novas questões atualizadas.
Faça o download gratuito dos exercícios abaixo 👇
Qualquer dúvida, só deixar seu comentário.
Não esquece de SEGUIR o blog para acompanhar todas as atualizações. Beijocas 👄
Questão 01/05
Examinando todo contexto já estudado em relação a surdez, explique quais são as principais diferenças e semelhanças entre as crianças ouvintes e as crianças surdas. Destaque os aspectos biológicos e de estimulação precoce.
Resp.: Espera-se que o aluno faça inferências a percepção sonora, que não existe nas crianças surdas (aspecto biológico), mas que possuem a mesma capacidade de aprendizagem. Que se forem estimulados percebem e aprendem através das expressões e contato visual, apesar de terem problemas de atenção dividida, o que não ocorre com os ouvintes.
Questão 02/05
(...) Toda via, essa intermitência nas definições governamentais não impediria a cristalização de uma cultura autoritária na qual as soluções escolares foram se identificando com a figura do diretor. Essa cultura autoritária calçada numa sabedoria empírica, manteve-se por gestões que duraram décadas, tendo celebrizado o regime das decisões individuais.
CERVI, Rejane de Medeiros. Planejamento e avaliação educacional. Curitiba: Intersaberes, 2013 p.40
A formação do diretor escolar é algo complexo, que prevê o entendimento da escola como um todo.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina descreva as características principais de sua formação.
Resp.: Em sua formação, o diretor deve entender a gestão com caráter coletivo e interdisciplinar, considerando as especificidades das partes. Supervisionar e responder pelas atividades administrativas e pedagógicas, com os pais, a comunidade e outros movimentos da sociedade civil. Garantir a manutenção de um espaço de trabalho saudável, materiais necessários, responsabilidade pelo patrimônio escolar e sua utilização.
Questão 03/05
O diretor por sua vez é a pessoa encarregada de conduzir o grupo e realizar seu trabalho de forma coletiva, incentivando e promovendo ações que possibilitem o diálogo, o respeito e as diferenças. Por meio dessas atitudes, são criadas condições propiciais ao processo de ensino aprendizagem.
SOARES, Marco Aurélio Silva. O pedagogo e a organização do trabalho pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2014 p.104
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina descreva às atribuições do diretor da escola.
Resp.: O diretor de escola é o dirigente principal responsável pela escola, tem a visão de conjunto, articula e integra os vários setores: administrativos, pedagógicos, secretária, serviços gerais, relacionamento com a comunidade, etc.
Questão 04/05
As terminologias “língua” e “linguagem” são muitas vezes confundidas quando nos referimos a Libras - Língua Brasileira de Sinais. Sendo assim, argumente o porquê da Libras ser língua e não linguagem.
Resp.: Trata-se de uma língua e não uma linguagem. Há a tendência de se achar que a LIBRAS é uma linguagem, pois acredita-se que a língua de sinais são apenas “gestos”, sem nenhuma estruturação linguística. A linguagem é a capacidade que o homem tem de expressar-se e, para tanto, ele pode utilizar meios não verbais, como gestos, desenhos, cores, não necessariamente a língua (linguagem verbal). Uma pessoa que não conheça língua alguma, ainda assim, possui linguagem, já que tem a capacidade de expressar-se.
Questão 05/05
Embora a origem da elaboração do Projeto Político Pedagógico remonte a década de 1930, ele foi efetivado apenas em forma de Lei com a LDBEN nº9394/1996, e se constituiu como um documento de resistência as políticas neoliberais.
PALMA, Marcia Silva Di. Organização do trabalho pedagógico. Curitiba:Intersaberes, 2012 p.107-p.139
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina discorra sobre o processo de construção do Projeto Político Pedagógico.
Resp.: O processo de construção do Projeto Político Pedagógico é dinâmico e exige esforço coletivo e comprometimento, não se resume, portanto, na elaboração de um documento escrito por um grupo de pessoas para que se cumpra uma formalidade (VEIGA, 2003, p.14). Assim, o PPP deixa de ser um simples documento para apenas garantir a autorização de funcionamento da escola.