Estou postando a prova Objetiva da UTA Gestão Escolar da disciplina Educação de Jovens e Adultos.
Faça o download gratuito da objetiva abaixo 👇
Questão 1/10
“A história da EJA no Brasil é, portanto, uma história recente. Com o desenvolvimento industrial e a reorganização do processo do trabalho, iniciou-se uma mudança de postura e interesses da elite em relação à formação do trabalhador. A partir daí, houve valorização da educação de adultos, buscando a capacitação profissional desses trabalhadores. Novas iniciativas têm surgido a fim de garantir uma metodologia adequada a discentes com esse perfil” (CRUZ; GONÇALVES; OLIVEIRA, 2012)
Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0326.html. Acesso em: 03 fev. 2016.
Segundo o fragmento e o livro base, metodologias diferenciadas e adequadas à educação de jovens e adultos passam a ser criadas quando se compreende que o perfil dos discentes desta modalidade de ensino apresenta especificidades. Sobre esta questão, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (V) Os sujeitos da EJA começam a ser pensados como pessoas que possuem uma vasta experiência de vida.
II. (V) Os discentes da EJA passam a ser considerados como pessoas que trabalham e concomitantemente estudam.
III. (V) Os adultos e jovens que frequentam a EJA estão inseridos em determinados contextos culturais.
Questão 2/10
No Programa Brasil Alfabetizado, é necessário que o alfabetizador, antes de iniciar as atividades de ensino, conheça o grupo com o qual irá trabalhar. Esse conhecimento prévio pode ser pelo cadastro dos alunos e pelo diagnóstico inicial que deve servir de base para o planejamento das atividades. A intenção é tornar o processo de alfabetização participativo e democrático. A formação de alfabetizadores compreende a formação inicial e a formação continuada.
http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf
De acordo com o livro-base da disciplina, a quem se destina o Programa Brasil Alfabetizado?
Jovens, adultos e idosos.
Questão 3/10
(...) é preciso mobilizar alunos, pais, educadores e dirigentes escolares na conscientização de que esse fenômeno é resultado de um construto social complexo e relacionado a questões identitárias e à construção e ressignificação das práticas educativas com jovens e adultos (Pedralli; Cerutti-Rizzatti, 2013)
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 132.
Sobre o movimento, legislação e prática educativa cotidiana, proposto para a EJA no VII ENEJA, é correto afirmar que:
Incentivo a continuidade dos estudos, favorecendo a chegada ao nível superior.
Questão 4/10
É meta do Plano Nacional de Educação: “estabelecer políticas que facilitem parcerias para o aproveitamento dos espaços ociosos existentes na comunidade, bem como o efetivo aproveitamento do potencial de trabalho comunitário das entidades da sociedade civil, para a educação de jovens e adultos” (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001, p. 47).
Sobre as parcerias criadas entre o poder público e a sociedade civil, cada uma das partes tem sua obrigação. Relacione corretamente, de acordo com o livro base:
I. Governo
II. Organização social/empresa
III. Comunidade
(III) organização para a participação nas turmas de EJA.
(II) encaminhamento pedagógico.
(I) financiamento.
Questão 5/10
“(...) É preciso lembrar, entretanto, que a realidade social é produto da ação de homens e que ela não se transforma por acaso (Freire, 1997)”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 116.
Sabe-se que no Brasil, a maioria das experiências de EJA se efetiva por meio das parcerias entre as instâncias governamentais e à sociedade civil organizada. Com relação a essas parcerias, analise as afirmativas a seguir:
I. Estabelecer políticas que facilitem as parcerias para o aproveitamento dos espaços ociosos existentes na comunidade, bem como efetivo aproveitamento do potencial de trabalho comunitário das entidades da sociedade civil, para educação de jovens e adultos; (V)
II. Incentivar estados e municípios a procederem um mapeamento, por meio do censo educacional, visando localizar e induzir a demanda e programar a oferta de educação de jovens e adultos para essa população; (V)
III. Reestruturar, criar e fortalecer, nas secretarias estaduais e municipais de educação, setores próprios incumbidos de promover a educação de jovens e adultos; (V)
IV. Restringir a concessão de créditos curriculares aos estudantes da educação de jovens e adultos, da educação superior e de curso de formação de professores em nível médio para que as crianças e os jovens se alfabetizem na idade certa. (F)
Questão 6/10
“(...) É preciso pensar em estratégias de acesso, permanência e qualidade para a EJA, se desejamos uma educação de fato comprometida com o direito público subjetivo de todos os cidadãos. Estamos falando de uma EJA que reconhece que seus estudantes precisam ser atendidos nas suas especificidades e necessidades, na construção de conhecimentos que possam efetivamente auxilià-los, e que transforme a visão negativa que sempre marcou o imaginário da sociedade sobre a escola noturna e a EJA”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 87.
Com base no texto apresentado e no livro da disciplina, indique quais os fatores estão ligados ao que denominam de proteção social do analfabetismo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Acesso a permanência na escola durante a infância e adolescência; (V)
II. Alto índice de reprovação, evasão e reingresso no sistema escolar; (V)
III. A renda familiar é a característica que apresenta relação mais intensa com a discriminação no acesso a alfabetização no Brasil; (V)
Questão 7/10
“(...) É preciso pensar em estratégias de acesso, permanência e qualidade para a EJA, se desejamos uma educação de fato comprometida com o direito público subjetivo de todos os cidadãos”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 87.
Com base no texto apresentado e no livro da disciplina, pode-se afirmar que a principal lacuna na educação escolar brasileira, que tem gerado um contingente de pessoas com o ensino fundamental ou o ensino médio incompleto é:
Repetência e a desistência escolar.
Questão 8/10
O artigo 214 da Constituição da República do Brasil de 1988, declara que: “A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à: I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - melhoria da qualidade do ensino; IV - formação para o trabalho; V - promoção humanística, científica e tecnológica do País”
SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Ibpex, 2011.
Com relação a Educação de Jovens e Adultos – EJA no PNE, analise as afirmativas:
I. Tem como premissa que o ato de ensinar a ler e escrever é suficiente para garantir a oferta da EJA; (F)
II. No PNE está expresso que o corpo docente pode ser composto pelos mesmos profissionais do Ensino Médio e cursos profissionalizantes. (F)
III. É preciso diversificar os programas de EJA em função da clientela numerosa e heterogênea; (V)
Questão 9/10
“(...) todo dispositivo legal tem, em sua concepção, uma história e um cenário social que definem seus contornos – determinações histórico-sociais”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015.
Com base no texto apresentado e no livro da disciplina, analise como a Educação de Jovens e Adultos está inserida nos textos da constituição e na legislação brasileira.
I. Durante a primeira Constituição Brasileira a cidadania se restringia a todos que eram considerados livres e libertos. (V)
II. O parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, elaborado por Carlos Roberto Jamil Cury, apresenta a trajetória da EJA na que se refere a aspectos da legislação. (V)
III. O modelo de produção na época da primeira Constituição Brasileira (1824) era baseado no trabalho da aristocracia operária que pendurou até o decreto nº 7.247 que tratava da reforma do ensino, apresentado por Leôncio de Carvalho. (F)
IV. O parecer sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Decreto nº 7.247 previa a criação de cursos para adultos analfabetos, livres ou libertos do sexo masculino, com duas horas diárias de duração no verão e três no inverno. (V)
Questão 10/10
“As diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA garantem mais do que um direito para esta modalidade educativa; elas contribuem de forma significativa para o esclarecimento dos direitos constitucionais traduzidos como política não so de governo, mas também política de Estado.
MOURA, T. M. M.M (org). A formação de professores(as) para a educação de jovens e adultos em questão. Maceio: EDUFAL, 2005.
As diretrizes não são normas, são norteadores de um processo educacional nacional, que possuem certa flexibilidade conforme as especificidades regionais. No que diz respeito as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA analise as afirmativas, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
(V) Defendem um modelo pedagógico próprio que propicie equidade, que respeite a diferença e que tenha proporcionalidade;
(F) São exclusivas com relação às referências na formação dos profissionais da EJA;
(V) Apresentam definições dos objetivos da EJA, bem como estabelecem a idade mínima para inscrição e realização dos exames supletivos em conformidade com a LDBEN nº 9.394/1996.
(F) Trata-se de um documento que não possui caráter exclusivo à Educação de Jovens e Adultos, podendo ser adaptado aos demais níveis de ensino;
EXTRA - Avaliação Discursiva
Questão 1/3
Leia o texto:
As propostas educativas escolares sabem que para incorporar concepções ampliadas
de educação tem de violentar a estrutura escolar. Mas a EJA não vem de ssa tradição,
pois aprendeu a educar fora das grades. Podemos supor que sucumbirá atrás das
grades e dos r egimentos escolares e curriculares se neles for enclausurada. Dará
conta ela de manter a concepção ampliada de educação que aprendeu em sua tensa história? (CORRÊA, L. O . R. Fundamentos metodológicos em EJA I . Curitiba:
IESDE, 2009. P.35)
Explique, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para EJA de 2001, como
podem ser realizadas as matrículas no caso de circulação entre as diferentes
modalidades de ensino.
As matrículas em qualquer ano das etapas do curso ou do ensino estarão
subordinadas às normas do respectivo sistema e de cada modalidade.
Questão 2/3
Leia o texto:
Nossa escola era extremamente verbaliza. Ensinava o que era valorizado para se
obter sucesso, por exemplo. Os conhecimentos que eram objeto de trabalho estavam, em grande parte, voltados ao sucesso social dos que passavam pelos bancos escolares para exibirem o quanto eram ilustrados. Eram conhecimentos sempre relacionados ao que era valorizado acriticamente pela elite da nossa sociedade. Esse verbalismo também se manifestava na ação do professor, a fala era afinal seu instrumento básico. O bom aluno também deveria verbalizar com sucesso o que havia aprendido. Por isso, era muito difícil avaliar uma aprendizagem através de um desenho ou de uma outra manifestação. ( BARRETO, V. A crí tica freireana à escola in Silva, Inácio da Silva, org. O Pensamento de Paulo Freire como matriz integradora de práticas educativas no meio popular: ciclo de seminários. São Paulo: Instituto Pólis, 2008. p. 52)
A alfabetização de adultos é tratada de maneira diversa nas concepções tradicional e dialógica de educação . Escreva as diferenças fundamentais do processo de alfabetização segundo estas concepções.
Abordagem tradicional – identifica o aluno como parte de um mundo que irá conhecer, a realidade será transmitida a ele, preocupação com a armazenagem de conhecimentos, educação restrita a instrução e transmissão de conteúdos em uma relação vertical professor-aluno, avaliação como verificação da memorização de conteúdos.Abordagem dialógica – busca da interação entre o homem e o mundo, sujeito da aprendizagem é entendido como elaborador e criador de conhecimentos tendo como pressuposto a sua cultura, sua prática social. Se constrói como tal à medida que pensa em seu contexto. O processo de ensino -aprendizagem é desenvolvido objetivando-se a superação entre opressores e oprimidos com horizontalidade na relação professor-aluno. Metodologia caracterizada pela dialogicidade e problematização dos conteúdos escolares em relação aos conteúdos do munda da vida. Auto avaliação para que o processo seja revisto à medida da necessidade. Preocupação com a consciência política.
Questão 3/3
Leia o texto:
Mais de três décadas depois, e mesmo após a promulgação em 1996 da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, n. 9.394, a cultura escolar brasileira ainda encontra -se impregnada pela concepção compensatória de educação de jovens e adultos que inspirou o ensino supletivo, visto como instrumento de reposição de estudos não realizados na infância ou adolescência. Ao focalizar a escolaridade não realizada ou interrompida no passado, o paradigma compensatório acabou por enclausurar a escola para jovens e adultos nas rígidas referências curriculares, metodológicas, de tempo e espaço da escola de crianças e adolescentes, interpondo obstáculos à flexibilização da organização escolar necessária ao atendimento das especificidades desse grupo sociocultural. ( DI PIERRO, Maria Clara. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil . Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 92,out. 2005 .
De acordo com o livro-base, explique as diferenças entre o ensino supletivo e a
educação de jovens e adultos quanto à legislação e definição dos termos ensino e educação.
O ensino supletivo era a denominação dada a educação de adultos e adolescentes pela LDB no 5.692/1971 que na LDBEN no 9.394/1996 passou a se chamar de educação de jovens e adultos.Quanto aos objetivos educacionais, segundo Soares (2000), o termo ensino se restringe à mera instrução e o term o educação compreende os diversos processos de formação.