Segue a correção da Discursiva da UTA Metodologias da Linguagem e História.
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Boa sorte!
Questão 1/5
Analise a citação a seguir:
“É importante que o professor, pela exploração sistemática, contrapondo exemplos adequados, possibilite aos alunos observarem, analisarem e entenderem as correspondências, que, apesar de dependentes de posição ou de contexto, são regulares e obedecem a padrões apreensíveis. A superação das dificuldades pode advir de situações didáticas que permitam aos alunos enxergar e entender as regularidades que há por trás das complicações”.
O professor alfabetizador possui eixos fundamentais de trabalho a serem considerados para alfabetizar-letrando. Com base nos conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, responda à seguinte questão: Qual é a função do eixo “Leitura”:
Resposta: A função do eixo "Leitura" é fazer com que a criança tenha a capacidade da decodificação de palavras e textos para o desenvolvimento da oralidade.
Questão 2/5
Atente para a seguinte afirmação:
“O espírito aventureiro do ser humano, a curiosidade pela busca de explicações, a perspicácia em driblar problemas, o esplendor de toda uma civilização, a substancial evolução dos antigos povos até nossa era recente das mídias, passo a passo registrado pelos estudiosos, pesquisadores, arqueólogos, historiadores, nos dão a dimensão do quão magnânimo é conhecer a História para entendermos nossa própria existência e nossa importância dentro do contexto em que vivemos”.
Tendo em vista os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de História, qual o objetivo do estudo da História?
Resposta: A História é uma forma de conhecimento que estuda o ser humano em suas relações sociais ao longo do tempo. Ela visa descobrir como viviam as pessoas do passado, procurando identificar mudanças e permanências nas instituições políticas, na religião, na economia, no campo das ideias, nos costumes etc.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Comunicação não se faz somente com palavras. Gestos, toques, imagens visuais e sonoras, até sensações olfativas ou gustativas fazem parte dos recursos de que se dispõem para a comunicação. Como as palavras, os sentidos também adaptam o ser humano ao meio socioambiental, constituindo fontes de conhecimentos”.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a linguagem não verbal, responda à seguinte questão: é possível comunicar-se sem a apropriação da escrita e da leitura? De qual maneira ela se dá?
Resposta: Na linguagem não verbal, é possível sua compreensão, mesmo sem apropriar-se da escrita e da leitura. A ausência da linguagem escrita não impede a compreensão da mensagem. A linguagem tem, pois, independente da forma que acolhemos, uma função comunicativa. Como exemplos clássicos, aponta-se as placas de trânsito e símbolos gráficos como os pertinentes aos assentos preferenciais presentes nos transportes coletivos.
Questão 4/5
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Historicamente a memória foi adquirindo seu potencial histórico de objeto para ilustrar a realidade, assim também a cultura midiática foi ganhando seu espaço para entender a configuração atual de sociedade em que inseridos os sujeitos dividem seu significado ora diferentes, ora iguais, e que também ajuda ao entendimento que apenas a reflexão da realidade humana social que é histórica é capaz de construir o sujeito”.
A partir das aulas e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, explique a relação existente entre memória individual, memória coletiva e memória histórica.
Resposta: A memória individual está relacionada às lembranças pessoais da vida dos indivíduos. A memória coletiva pode estar ligada a lembranças de experiências que não vivenciamos, que nos foram contadas por amigos ou parentes. Podemos saber muita coisa sobre o passado porque existem livros e documentos antigos, bem como quadros, monumentos, depoimentos orais etc. Esses materiais são chamados fontes históricas. Ao lermos livros ou mesmo realizarmos pesquisas por meio de documentos antigos e outros vestígios do passado, estaremos contribuindo para a construção e manutenção da memória histórica.
Questão 5/5
Atente para o extrato de texto a seguir:
Como o nome já diz, hiper significa posição superior, intensidade ou excesso. Poderia-se afirmar então que o hipertexto vai além do texto, oferece algo mais, uma vez que se pratica em um suporte dinâmico como o computador.
A autora de nosso livro-base Metodologia do ensino de língua portuguesa, escreve acerca do hipertexto. Ele pode ser considerado um modelo tradicional de produção textual? Justifique.
Resposta: O hipertexto é uma nova concepção de produção textual, não possui início nem final definidos vai além do espaço da folha de papel, além do livro e constitui-se como um novo conceito de ler e escrever.