AVALIAÇÃO DISCURSIVA → Diversidade no Espaço Escolar

Oi pessoal,

Continuando com as provas da UTA Diversidade no Espaço Escolar.




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Boa Sorte!! 


Questão 1/5
Leia o seguinte extrato de texto:

“Sendo a desigualdade o fato justificador da política social burguesa e a igualdade o seu parâmetro idealizado, nenhuma teoria poderia fornecer maiores subsídios à crítica dessa política do que a marxiana. Isso porque, ...... ela é a única teoria que aborda a questão da desigualdade de forma abrangente, isto é, tanto nas suas dimensões econômica, política e social, quanto nas suas versões capitalista e socialista”.
PEREIRA, Potyara AP. O sentido de igualdade e bem-estar em Marx. Revista Katálysis. v. 16, n. 1, p. 37-46, 2013. p. 38.

Qual é a base da desigualdade social para Karl Marx?

Resposta: A concepção dicotômica vê a exploração econômica como o principal fator de desigualdade. Nesta perspectiva, os indivíduos que detêm os meios de produção – os burgueses têm acesso privilegiado aos bens sociais, em detrimento daqueles que não detêm os tais meios – os operários.

Questão 2/5
Leia o texto a seguir:

“O estudo das línguas de sinais e comunidades surdas pode fornecer informações sobre o desenvolvimento lingüístico em circunstancias extremas que não são encontradas em outro lugar. Essa é uma contribuição única á nossa compreensão da natureza da língua e dos mecanismos que possibilitam a aquisição da linguagem e dos mecanismos que possibilitam a aquisição da linguagem. Pesquisadores que estudam essas circunstâncias possuem um papel muito especial no avanço do conhecimento científico.”
QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; (Org.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. pg. 211.

Os textos estudados e as aulas vistas, mostram que todos os indivíduos têm base biológica para a linguagem, ou seja, todos têm predisposição para aquisição de linguagem. Para as crianças surdas, o processo de aprendizagem de uma língua pode ficar fragmentado. Explique por que isso ocorre e qual a importância do aprendizado da língua de sinais pelos surdos.

Resposta: As crianças surdas, dependendo de seu grau e tipo de deficiência, podem apresentar dificuldades cognitivas, dificultando assim o processo de ensino-aprendizagem. O aprendizado prematuro da língua de sinais, Libras, irá auxiliá-lo com o processo de aprendizagem da linguagem oral, através da utilização visual. A criança surda, mesmo não ouvindo possui a capacidade da fala, sendo assim é de extrema importância ela aprender a língua oral para se socializar com os ouvintes, e língua de sinais para se socializar com a comunidade surda e também se comunicar com a sociedade.


Questão 3/5
Leia o fragmento do texto a seguir:

Um modo de educar surge como resultado do processo voltado para os interesses e as necessidades que dele participa. A construção de relações sociais baseadas em princípios de igualdade e justiça social, quando presentes num dado grupo social, fortalece o exercício da cidadania.

Apresente três aspetos fundamentais para a construção de um projeto educativo voltado para uma cidade educadora.

Resposta: A cidade educadora mesmo com seu perfil complexo deve oferecer a construção do aluno para conviver em sociedade, promover a cidadania, abrir os olhos para o mundo fora dos muros da escola, ou seja, um aprendizado que seja concreto.


Questão 4/5
Leia o fragmento do texto a seguir:

O Bairro-Escola é um sistema de corresponsabilidade entre escolas, famílias e comunidades com foco na garantia de condições para o desenvolvimento das pessoas, especialmente as crianças e os jovens. Na perspectiva de um sistema, o Bairro-Escola interconecta elementos de modo a fomentar um todo integrado: o território educativo.

Considerando que a base teórica que sustenta a implantação da experiência bairro-escola está na formação do aprender fazendo, escreva um texto apresentando:

Os autores e a tendência pedagógica que sustentam esse modelo.

Resposta: A base teórica que sustenta a proposta bairro-escola está fundamentada na formação da consciência crítica, do aprender fazendo, das comunidades de aprendizagem, dos laboratórios de metodologias e do percurso formativo. Esse modelo tem como inspirador o criador da pedagogia libertadora, Paulo Freire. A escuta e o diálogo são recursos pedagógicos utilizados para desenvolver a consciência crítica, o amor e a liberdade. Esse modelo está pautado na pedagogia por projetos, proposta por Dewey e Anísio Teixeira, que aborda dimensões desde trabalho com práticas concretas até com comunidades virtuais.


Questão 5/5
Leia o texto a seguir:

“A língua de sinais e a língua falada exibem também diferenças interessantes em relação à maneira como são produzidas e percebidas. Enquanto os articuladores manuais movem-se em um espaço tridimensional transparente, os articuladores da fala são invisíveis[...] A articulação diferenciada e as características perceptuais das modalidades gesto-visual e oral-auditiva levantam a possibilidade de que as duas modalidades de língua podem apresentar restrições diferentes a aprendizes, e podem oferecer estratégias diferentes para os mesmos.”

QUADROS, Ronice Muller de; VASCONCELLOS, Maria Lúcia Barbosa de; (Org.). Questões Teóricas das Pesquisas em Línguas de Sinais. Rio de Janeiro; Editora Arara Azul, 2008. Pg. 219.

Os textos estudados nos mostram que não há diferença em relação a parte cognitiva do aprendizado da língua por crianças surdas ou ouvintes, mas devido a serem de modalidades distintas o input linguístico ocorre também por vias diferentes. Descreva as diferenças nas interações emocionais da criança/bebê que ouve e da criança/bebê surdo destacando a importância desta relação no desenvolvimento destes.
   
Resposta: A criança/bebê ouvinte está pré-disposta a ter um aprendizado linguístico de forma natural, sendo assim suas interações emocionais serão melhor compreendidas, tanto no ambiente familiar quanto no escolar, pois a mesma terá facilidade em se comunicar e exaltar suas vontades na forma oralizada. Já a criança/bebê surda, dependendo do seu convívio familiar poderá apresentar dificuldades. Caso conviva com pais ouvintes, haverá uma necessidade de um acompanhamento dos pais para que prematuramente se adaptem as formas de como a criança irá se expressar, pois a mesma não irá oralizar seus anseios. Caso conviva com pais surdos, já haverá uma adaptação desde o início, pois automaticamente sua língua materna será a Libras, a dificuldade poderá ser constatada no momento em que for introduzida no meio escolar para o aprendizado da língua oral-auditiva, caso o professor não esteja capacitado para lidar com tal deficiência.