Segue a prova Objetiva da disciplina Organização de Espaços não Escolares da UTA Diversidade em Espaços Escolares.
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Bons Estudos!
Questão 1/10
Leia o fragmento do texto:
A subjetividade humana é o resultado de milhões de relações. Recortamos, do universo dos milhares e milhões de relações que estabelecemos, parcelas específicas, diferenciadas e, com isso, construímos nossa subjetividade. Por isso mesmo, somos absolutamente singulares, únicos, irrepetíveis, pessoais (pessoa = relação).
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o movimento que resgata e que forma uma nova organização social, identifica a existência de sociedades dentro de outras, as quais são chamadas de:
Comunidade.
Questão 2/10
Leia o texto:
A capacidade da empresa de adaptar-se às exigências do mercado depende da forma como esta estimula seus colaboradores a buscar, refletir e aplicar conhecimentos.
Na gestão do conhecimento há clareza dos conhecimentos gerados que são subdivididos em:
conhecimento tácito e conhecimento explícito
Questão 3/10
Analise a charge e leia o texto:
Alvinho Patriota. Disponível em: http://www.alvinhopatriota.com.br/enquanto-isso-16/.
Os direitos humanos, ainda que previstos na legislação, sua garantia e reconhecimento ainda hoje, em muitos lugares, não são respeitados, ferindo assim a dignidade da pessoa.
Considerando que a tentativa de superação do modelo social vigente é emergente e a análise das condições dos seres humanos se faz necessária, leia as sentenças a seguir, analisando-as:
I. (V) É necessário buscar um novo referencial com paradigmas que superem o modelo atual.
II. (V) Promover a inclusão de todos os indivíduos, sem distinção.
III.(V) Oportunizar acesso às mesmas condições sociais para todos.
IV. (F) Reforçar a manutenção das necessidade pessoais de alguns grupos sociais.
Questão 4/10
Leia o texto abaixo:
A Educação é chamada também a transpor os muros da escola, para os espaços da casa, do trabalho, do lazer, do associativismo e outras atividades afins. Configura-se assim um novo campo da Educação que aborda processos educativos fora das escolas ou não, em processos organizativos da sociedade civil, abrangendo organizações sociais e não governamentais, movimentos sociais estratégicos, ou processos educacionais articulados com a escola e comunidade.
RODRIGUES, D. L. TAMANINI, E. Educação não formal e movimentos sociais - práticas educativas nos espaços não escolares. IX Anped Sul – Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012.
Entre as novas formas de organizar os espaços educativos, é possível citar a metodologia Jovens Urbanos, a qual foi desenvolvida pela equipe do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação e Ação Comunitária CENPEC.
Sobre essa metodologia é possível afirmar que:
A proposta entrelaça a vida na cidade, escolaridade, cultura e tecnologia.
Questão 5/10
Leia o texto:
[...] mostrar a importância da participação da comunidade na escola, de forma que o conhecimento apreendido gere maior compreensão, integração e inserção do mundo; a prática escolar comprometida com a interdependência escola-sociedade tem como objetivo situar as pessoas como participantes da sociedade – cidadãos - desde o primeiro dia de sua escolaridade.
A comunidade se insere nesse grande laboratório composto pelo bairro, e por meio da escuta e do diálogo é que se desenvolvem as práticas educativas.
Quem é o inspirador desse modelo pedagógico?
Paulo Freire e a pedagogia libertadora.
Questão 6/10
Leia o fragmento do texto a seguir:
Cidadania deve respeitar o desenvolvimento sustentável, pois ele é participativo – é todas as pessoas, por todas as pessoas e para todas as pessoas [...]
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o desenvolvimento sustentável é participativo e envolve cinco dimensões, que mesmo se apresentando de forma independente, formam o sistema social.
As cinco dimensões são:
Social, Econômica, Ambiental, Cultural e Espacial.
Questão 7/10
Leia o fragmento a seguir:
Estamos inseridos em um mesmo planeta, precisamos compreender que não é a subdivisão econômica de países desenvolvidos ou em desenvolvimento que nos separa, tampouco são as fronteiras demarcadas pelos processos de ocupação ou os diversos aspectos culturais. [...]
De acordo com o texto, com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, podemos entender que o ser humano conta com um instinto claro de sociedade. Porém, no final do século XX iniciou-se um processo de isolamento entre os sujeitos.
Qual a relação do homem no contexto social indicado?
As tecnologias da informação e da comunicação apresentaram modelos que fragmentaram as relações sociais.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Não basta, de fato, que cada um acumule no começo da vida uma determinada quantidade de conhecimentos de que possa abastecer-se indefinidamente. É, antes, necessário estar à altura de aproveitar e explorar, do começo ao fim da vida, todas as ocasiões de atualizar aprofundar e enriquecer estes primeiros conhecimentos, e de se adaptar a um mundo de mudanças.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, o Relatório publicado por Jacques Delors (2006) recomenda que a educação seja sustenta por quatro pilares.
Com base no descrito acima, relacione corretamente os pilares às suas características:
1.Aprender a conviver
2.Aprender a ser
(1) A vida dos cidadãos deve ser vista como bem maior, portanto respeitada.
(2) Formação autônoma e corrente do seu próprio projeto de vida.
(2) Desenvolver a criatividade e imaginação, desenvolvendo-se como cidadão.
(1) Conhecer o outro e sua cultura, o respeito à diversidade.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A cidade tem sido historicamente um lugar de encontro e de civilização. Desde o seu aparecimento, há mais de 6 mil anos, a cidade tem estado estritamente vinculada ao conceito de cidadania e cultura.
Sãos os habitantes da cidade que determinam a função que esta terá, assim, a compreensão do modelo de vida que se estabelece é fundamental, pois, o significado social que se almeja ocorre a partir da promoção...
dos novos espaços educativos.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto:
A modernidade que se apresenta é ambivalente e difícil de se decifrar, e a conduta civilizada procura parâmetros de orientação.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, a modernidade está fundamentada em dois princípios, um deles é a crença na razão e na ação racional e o outro é...
o reconhecimento dos direitos dos indivíduos.