PASSO A PASSO → Relatório de Estágio Ed. Infantil e Séries Iniciais

Oi meu caros amigos de lousa!!

A postagem de hoje tem como finalidade ajudá-los com a elaboração do RELATÓRIO de ESTÁGIO.


Irei separá-los conforme a ordem dada no decorrer do curso, iniciando pela Educação Infantil e Séries Iniciais (1º ao 5º ano)


Caso tenha dúvidas de como funcionam os estágios, no blog já dei uma explicação de leve sobre o assunto, corre lá e dê uma olhadinha 😉

👉 ESTÁGIO → Pedagogia: Orientações para o estágio (UNINTER)

Devo esclarecer que por mais que não pareça, um relatório de estágio obrigatório é um documento acadêmico, então deve respeitar as exigências da ABNT, ou seja, deve conter: Capa, Contra-Capa, Sumário, Introdução, Corpo de Texto, Conclusão, Anexos (nesse caso as Fichas de Frequências, Atividades Realizadas, Planos de Aula) e Bibliografia

Para facilitar o processo vou deixar aqui um modelo já pré-configurado.


Maaaas se quiser aprender como iniciamos um trabalho acadêmico, só dar uma olhada no passo a passo do Portfólio, tem vídeo tutorial por lá também.

OBS: Vocês podem começar a elaborar seu estágio no momento que iniciarem as visitas nas instituições escolhidas. Não esqueçam de pegar todos os dados da escola, pois eles deverão estar presentes no relatório.

---- ⌘ ----


1º PASSO: Apresentação da(s) Instituição(ões) Escolhida(s)

Inicie o corpo de seu trabalho apresentando as escolas escolhidas, separando em dois subtítulos, um para o Ensino Infantil e o outro para o Ensino FundamentalDescreva a instituição com as características de:

Estrutura Física → Quant. de Salas, Quant. de Alunos, Equipe Docente, Equipe Administrativa, Quadras, Biblioteca, Refeitório, etc... 

Estrutura Pedagógica → Sistema Apostilado, Ideologia, Plano Político Pedagógico, Normas Internas, etc...

---- ⌘ ----

2º PASSO: Descrever seu Estágio

Nesse tópico você irá mostrar ao leitor a sua experiência durante o estágio, citando as dificuldades, descobertas, análises, atividades, enfim, tudo que você fez e absorveu.

Recomendo separar essa etapa em dois momentos também, uma para cada ciclo, assim como foi feito na apresentação.

Você pode ter como subtítulos:

Concepções Pedagógicas 
→ Descrever a filosofia pedagógica ou ideologias abordadas (se atente bastante em casos de instituição de segmentos religiosos); Apresente as práxis da equipe docente; Aponte os princípios metodológicos dos livros (caso haja a utilização de sistema apostila).

Análise Reflexiva das Atividades Pedagógicas → Descrever como é a realidade em sala de aula; Detalhe a rotina abordada; Apresente os pontos altos e baixos; Dê sua opinião critica de forma conveniente. 

---- ⌘ ----

3º PASSO: Plano de Ação (Educação Infantil)

O plano de ação nada mais é que uma aula lúdica que você deve elaborar e se possível desenvolve-la, contudo a aplicação não é obrigatória.

O que deve ter em seu Plano de Ação:

Identificação → Descrever o tipo de atividade a ser realizada e o público alvo.

Eixo do Trabalho → Expor os eixos norteadores que a aula irá trabalhar. Você deverá citar um (ou mais) desses: Identidade; Autonomia; Lógica; Natureza; Sociedade; Música; Artes Visuais; Movimento; Coordenação Motora; Escrita; Linguagem Corporal; Princípios; Valores.

Objetivos → Apontar todas as expectativas esperadas, sempre voltadas a transformar suas atividades em momentos dinâmicos, contextualizados na vivência das crianças e prazerosos para cada uma delas.

Materiais Utilizados → Citar todos os materiais que serão utilizados para a execução da atividade elaborada. 

Fundamentação Teórica → Consiste na seleção das leituras que se referem ao assunto abordado no estudo e na capacidade de interpretar, discutir e de dialogar com os autores, na tentativa de compreender melhor a atividade elaborada. Transcrever os elementos da pesquisa científica através de citações.

Metodologia → Explicar todos os procedimentos decorrentes detalhadamente. Expor as estratégias. Desenvolver as orientações necessárias para que atingir o objetivo proposto.

Anexos → Caso haja alguma folha a ser impressa durante a atividades, esta deverá estar contida nos anexos. 

Avaliação → Caso seja aplicado o plano, narrar os resultados obtidos.

---- ⌘ ----

4º PASSO: Plano de Aula (Séries Iniciais)

O plano de aula poderá ser planejado tanto como uma aula teórica quanto como uma aula prática.

O que deve ter em seu Plano de Aula:

Identificação → Descrever o tipo de atividade a ser realizada e o público alvo.

Conteúdo → Expor a disciplina da atividade e a temática da aula.

Objetivos → Apontar todas as expectativas esperadas, sempre voltadas a transformar suas atividades em momentos dinâmicos, contextualizados na vivência das crianças e prazerosos para cada uma delas.

Fundamentação Teórica → Consiste na seleção das leituras que se referem ao assunto abordado no estudo e na capacidade de interpretar, discutir e de dialogar com os autores, na tentativa de compreender melhor a atividade elaborada. Transcrever os elementos da pesquisa científica através de citações.

Desenvolvimento → Relatar a metodologia.

Recursos → Descrever os materiais e equipamentos utilizados na aula.

Anexos → Caso haja alguma folha a ser impressa durante a atividades, esta deverá estar contida nos anexos. 

Avaliação → Caso seja aplicado o plano, narrar os resultados obtidos.

---- ⌘ ----

5º PASSO: Considerações Finais

Contexto final do relatório, onde você deverá reproduzir resumidamente suas experiências, decepções, esclarecimentos ou realizações.

E por fim, concluir com a bibliografia, neste caso, citar as obras utilizadas na Fundamentação Teórica do plano de ação e de aula.

Não esqueça de no final do relatório anexar a ficha de frequência totalmente preenchida.

---- ⌘ ----

Caso queira visualizar um modelo, dê um pulinho na postagem onde disponibilizei o download dos relatórios.

                               👉 RELATÓRIOS DE ESTÁGIO → Pedagogia (UNINTER)


Bom, espero que tenha ficado bem explicadinho, mas qualquer dúvida, só deixar nos comentários.

Beijos e até a próxima!! 😍