Leia o trecho a seguir:
“A Educação a Distância se diferencia da tradicional em diversos aspectos. Na EaD, os alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não se encontram presencialmente em uma sala de aula. O ensino acontece pelo intermédio de diversas tecnologias, como a internet e as hipermídias. A variedade de cursos que podem ser oferecidos na modalidade EaD é muito grande: é possível obter diplomas desde níveis técnicos até pós-graduações.”
Fonte: FERRAZ, T. Educação a Distância. Infoescola, 2020. Disponível em: <https://www.infoescola.com/educacao/educacao-a-distancia/>. Acesso em: 05 de abril de 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Educação a Distância, analise as afirmativas a seguir:
I. Na modalidade de Educação a Distância, os professores e alunos podem estar separados no espaço e no tempo. (V)
II. Na modalidade de Educação a Distância, o processo de aprendizagem é gerenciado pelo próprio estudante. (V)
III. A metodologia EaD depende de recursos tecnológicos para ser bem efetuada. (F)
IV. A flexibilização dos estudos na modalidade EaD é um diferencial procurado por muitos estudantes. (V)
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
Pergunta 3
Em tempos modernos, contamos com uma vasta aplicação da grande rede de computadores na educação. Antes da geração da internet, a Educação a Distância passou por outras etapas históricas que corroboraram para a evolução da EaD. Com o intuito de democratizar o ingresso à graduação, as universidades abertas foram lançadas a partir de 1969, o que marcou a entrada da Educação a Distância no ensino superior.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os diferentes tipos de EaD, pode-se afirmar que a disseminação das universidades abertas pertence à:
terceira geração.
Pergunta 4
Leia o excerto a seguir:
“Fazer um curso que não exige presença diária na sala de aula e é você quem decide como, onde e quanto estudar parece fácil. Mas não é! Essa é a principal “surpresa” que os alunos costumam encontrar ao decidir cursar uma graduação a distância. Estudar sozinho em frente ao computador, sem um professor dando a matéria e sem a companhia dos colegas de turma, e ainda respeitar a carga horária das disciplinas, pesquisar na internet, assistir a vídeos, fazer as tarefas, participar de chats e fóruns não é pouca coisa. E se a instituição de ensino for boa, é preciso estudar até mais do que num curso presencial!”
Fonte: GUIA DO ESTUDANTE. Cinco características para ser bem-sucedido em um curso de EaD. 2015. Disponível em: <https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/cinco-caracteristicas-fundamentais-para-voce-ser-bem-sucedido-em-um-curso-de-ead/>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o perfil do estudante na Educação a Distância, analise as afirmativas a seguir:
I. O acesso aos materiais didáticos selecionados e o suporte do conteúdo podem ser substituídos por pesquisas de assuntos relacionados às disciplinas. (F)
II. A organização é um ponto necessário durante a vida acadêmica. É por meio dela que o estudante vai planejar os estudos. (V)
III. Ter disciplina é a primeira condição imposta pela metodologia EaD. A dedicação do aluno aos estudos é essencial. (V)
IV. É necessário possuir, no mínimo, um computador de última geração para acessar à internet e acompanhar as aulas e conteúdos do curso. (F)
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
Pergunta 5
É possível encontrar, em algumas literaturas, diversos estudos sobre a origem da Educação a Distância. Escritas do mundo antigo são dadas como uma tentativa de passar o conhecimento à frente, tendo o uso de ferramentas como auxiliares nesta missão.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a origem e evolução da EaD, é correto afirmar que:
as mídias foram responsáveis por efetivar a evolução da Educação a Distância.
Pergunta 6
Leia o texto a seguir:
“Para o desenvolvimento de uma aprendizagem autônoma, o educador deve, mesmo que seja difícil, mas se for desejável, assumir uma posição de renúncia ao poder oferecido pelo próprio “lugar” de professor – aquela posição que permite a alguém controlar outros, no caso, os alunos.”
Fonte: Educação a distância e o seu grande desafio: o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem. ABED, 2004. Disponível em: <http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/012-TC-A2.htm>. Acesso em: 08 abr. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre aprendizagem autônoma, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. Para se obter uma aprendizagem autônoma, o aluno deve se atentar ao feedback por parte da equipe docente. (V)
II. A autonomia na aprendizagem acontece quando o aluno abre mão da abordagem de pesquisa. (F)
III. Todo aluno que busca autonomia na aprendizagem deve adotar como premissa o uso de ferramentas tecnológicas para seus estudos. (F)
IV. A motivação é um dos principais elementos da autonomia na aprendizagem. (V)
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
Pergunta 7
A EaD é a modalidade de ensino que mais cresce em território nacional. Vários cursos superiores são reconhecidos pelo MEC todos os anos. Para alguns, o modelo de ensino demanda muita atenção pela falta de uma figura central em comparação com o ensino presencial.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o comportamento do aluno EaD, é possível concluir que:
a flexibilidade de tempo é o primeiro desafio do aluno iniciante na metodologia EaD.
Pergunta 8
Na metodologia de cursos que acontecem totalmente pela internet, também conhecidos como e-learning, não há nenhum tipo de contato físico entre aluno e professor, ou seja, todo o processo acontece por meio de plataformas que criam um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a metodologia aplicada na EaD do grupo Ser Educacional, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. A equipe técnica e pedagógica é responsável pela elaboração dos conteúdos das disciplinas. (F)
II. O suporte dos tutores especialistas é permanente e sofre supervisão de professores executores, que conduzem todo o processo de aplicação das disciplinas. (V)
III. O modelo de ensino do grupo Ser Educacional é focado na figura do professor, na qual é centrado o processo de aprendizagem. (F)
IV. O estudante possui liberdade para organizar seus estudos a partir dos recursos disponibilizados. (V)
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
Pergunta 9
A primeira geração da Educação a Distância foi marcada pelo uso da correspondência. Nesta modalidade, o aluno, após se inscrever, começava a receber o material de ensino em casa. No Brasil, no início da década de 1940, um grande passo é dado com a oferta de cursos profissionalizantes.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso da correspondência na Educação a Distância, é possível concluir que:
o Instituto Universal Brasileiro foi um dos pioneiros do ensino por correspondência no Brasil.
Pergunta 10
A quarta geração da Educação a Distância possibilitou o uso de recursos multimidiáticos e audiovisuais. Com a chegada do rádio e, mais tarde, da televisão, essas ferramentas passaram a ser utilizadas pela Educação a Distância.
Essa geração deu início a programas conhecidos, como o Telecurso 2º grau.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as gerações da Educação a Distância, responda: qual tecnologia impulsionou essa geração com a utilização da interação em tempo real?
Comunicação mediada por satélite (teleconferência).