
Pergunta 1
Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantêm quase que
totalmente suas raízes africanas, como é o caso do Candomblé e do Xangô do
Nordeste; outras se formaram através do sincretismo religioso, como o Batuque,
o Xambá e a Umbanda. A própria prática do catolicismo tradicional sofreu
influência africana no culto de santos de origem africana como São Benedito,
Santo Elesbão, Santa Efigênia e Santo Antônio de Noto (Santo Antônio do
Categeró ou Santo Antônio Etíope); no culto preferencial de santos facilmente associados
com os orixás africanos como São Cosme e Damião, São Jorge (Ogum no Rio de
Janeiro), Santa Bárbara (Iansã); na criação de novos santos populares como a
Escrava Anastácia. Nesse sentido avalie as assertivas abaixo e depois responda
ao que se pede.
I.As igrejas pentecostais do Brasil, que combatem as
religiões de origem africana, na realidade têm várias influências destas como
se nota em práticas como o batismo do Espírito Santo e crenças como a de
incorporação de entidades espirituais (vistas como maléficas).
II.Durante o período de Brasil Colônia, os índios e negros
mantidos com o trabalho escravo eram proibidos de expressar, cultuar ou fazer
ritos de acordo com suas próprias crenças religiosas por conta dos preconceitos
(e medos) dos seus senhores, e tinham que fingir e “aceitar” a imposição da
religião Católica.
III.O sincretismo religioso existente na umbanda dá-se
devido a fatores histórico-culturais presentes na história do Brasil.
Está correta a opção:
I, II, III.
Pergunta 2
Os direitos humanos consistem em um conjunto de condições,
garantias e comportamentos, capazes de assegurar a característica essencial do
homem, a sua dignidade, de forma a conceder a todos, sempre, o cumprimento das
necessidades inseridas em sua condição de pessoa humana. Assinale a opção
correta acerca da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem como
fundamento o princípio da dignidade da pessoa humana.
Pergunta 3
A Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada em
resolução da III Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas
proclama: “A presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal
comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de
que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta
Declaração, se esforcem, através do ensino e da educação, em promover o
respeito a esses direitos e liberdades e, pela adoção de medidas progressivas
de caráter nacional e internacional. Assinale a opção correta em relação à
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A Declaração afirma que toda pessoa tem direito a repouso e
lazer.
Pergunta 4
Não é possível fugir da era da tecnologia digital como
facilitadora da aprendizagem em tempos atuais. As tecnologias digitais trazem a
educação também desafios éticos. No cenário atual, a revolução tecnológica
afeta o conhecimento e a sociedade, apontando para mudanças necessárias no
processo educativo, na produção e socialização do conhecimento e na formação do
professor. Na escola, as novas tecnologias, junto com uma boa proposta
pedagógica, são de grande importância a partir do momento em que são vistas como:
ferramentas/mídias educacionais facilitadoras e mediadoras
da aprendizagem.
Pergunta 5
Na era do conhecimento e da aplicação frequente dos
diferentes recursos tecnológicos para a ampliação do ensino, pensamos em
um perfil de indivíduo flexível, polivalente, empreendedor,altamente
adaptável. Além disso, criativo, inovador, e está sempre sendo desafiado
por questões profissionais e pessoais. Um mundo em que se fala o tempo todo em
resolução de problemas. Assim, na atualidade, as escolas estão cada vez mais
sendo dotadas de novas tecnologias da informação e da comunicação, vistas como
ferramentas essenciais para a melhoria da qualidade de ensino. Nesse sentido, é
preciso ressaltar que:
o uso da tecnologia deve compor o projeto político-
pedagógico, estando a serviço de seus objetivos e reforçando atitudes éticas.
Pergunta 6
Como vimos em nossos estudos, o trabalho de equipe voltado
para a qualidade de ensino é a grande base para uma gestão democrática e
participativa nas escolas. Nesse sentido, vemos que é necessário que o
entendimento da prática democrática esteja presente. Dessa forma, podemos
afirmar que no ambiente escolar, a gestão democrática consiste:
Nos processos sistemáticos de tomada de decisões e na
concretização dessas no cotidiano escolar.
Pergunta 7
Um dos maiores desafio da humanidade no século XXI é
promover o enfrentamento dos conflitos originados das relações étnicas e
raciais. Nos últimos vinte anos um cenário preocupante, relacionado ao
crescimento de tais conflitos, tem nos chamado a atenção. Nesse sentido, avalie
as assertivas abaixo e em seguida, responda ao que se pede.
I.As relações étnico-raciais tem se constituído tema
recorrente nos debates acadêmicos e educacionais, entretanto, discuti-las,
sobretudo na educação básica consiste, ainda, numa tarefa complexa e
extremamente difícil.
II.Uma das primeiras tarefas na escola que deseja trabalhar
na perspectiva da diversidade é desconstruir o tão difundido mito da democracia
racial, pois não há como se combater algo que não é concebido como um fato real
e freqüente no nosso cotidiano.
III.As formas de discriminação de qualquer natureza, não
nascem na escola, porém o racismo, as desigualdades e as discriminações
correntes na sociedade perpassam por ali.
Está correta a opção:
I, II, III.
Pergunta 8
A Europa vive uma crise migratória de enormes proporções.
Guerras, pobreza, repressão política e religiosa são alguns dos motivos que
fazem milhares de pessoas saírem de seus países em busca de uma vida melhor no
continente europeu. Além da crise de imigração, alguns países europeus também
enfrentam uma crise econômica, como é o caso da Grécia que, sozinha, já recebeu
em 2015 mais de 600 mil imigrantes. São consequências desse movimento
migratório, EXCETO:
Aceitação total e irrestrita dos migrantes nos países
europeus.
Pergunta 9
A escola como uma instituição precisa saber que deve formar
sujeitos que possam inserir-se na sociedade de modo a modificá-la
positivamente. A gestão escolar é o meio pelo qual as instituições educacionais
são conduzidas e organizadas, tendo em vista os fatores econômicos, políticos,
estruturais, pedagógicos, sociais, dentre outros. Leia o texto abaixo e, em
seguida, responda ao que se pede.
TEXTO
“[...] implica principalmente o repensar da estrutura de
poder da escola, tendo em vista sua socialização. A socialização do poder
propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da
reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a
opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que
elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera
executora”. VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org). Projeto
político-pedagógico da escola: uma construção possível. 14ª edição, Papirus,
2002.
Assinale a alternativa que INDICA a que o texto faz
referência.
Gestão democrática.
Pergunta 10
A dignidade humana, na linguagem filosófica é um direito
essencial. Atualmente, não se discute, há o reconhecimento de que toda pessoa
tem direitos fundamentais, decorrendo daí a imprescindibilidade da sua proteção
para preservação da dignidade humana. São características da Declaração
Universal dos Direitos Humanos:
1.Disponibilidade
2.Interdependência
3.Renunciabilidade
Assinale a opção correta.
É correta apenas a afirmativa 2.