
Pergunta 1
Pierre Lévy, referência mundial nos estudos sobre a cibercultura, a define como o “conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”. Em suas reflexões, o filósofo fez uma analogia para ilustrar o momento em que vivemos, comparando a quantidade de informações que podemos acessar no ciberespaço com uma história narrada por um livro muito conhecido.
Fonte: LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cibercultura, pode-se afirmar que a analogia feita está relacionada com o seguinte evento:
Dilúvio.
Pergunta 2
O letramento digital é fundamental para que os processos de ensino e aprendizagem sejam eficazes no cenário de imersão na tecnologia virtual. Existem quatro categorias de competências básicas para viabilizá-lo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre um novo cenário para os processos de ensino e aprendizagem, analise as competências a seguir e associe-as com suas respectivas habilidades:
1) Competência informacional.
2) Competência computacional.
3) Competência comunicacional.
4) Competência multimídia.
( ) Leitura e compreensão em um ambiente de hipertexto dinâmico e não sequencial.
( ) Utilizar editores gráficos para fazer desenhos, gráficos simples, armazenar e imprimir o trabalho.
( ) Desenvolver técnicas e instrumentos para a busca, exame e seleção de informações na Internet.
( ) Fazer contribuições relevantes.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
4, 2, 1, 3.
Pergunta 3
Problemas técnicos são imprevisíveis e podem ocorrer no nosso dia a dia de estudo, portanto, é importante que estejamos preparados para lidar com eles, já que os mais comuns podem ser resolvidos por contra própria, dispensando a necessidade de um técnico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre problemas simples no computador, pode-se afirmar que a solução para os momentos em que o arquivo que estamos utilizando não responde mais, ou para quando o sistema trava, é:
pressionar as teclas Ctrl + Alt + Del ao mesmo tempo.
Pergunta 4
O computador será o principal companheiro de estudos durante todo o percurso formativo, possibilitando o acesso aos recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem e, também, aos conteúdos complementares, disponíveis na internet. É por meio desses conteúdos que o aluno irá construir as competências necessárias para cada disciplina.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o computador, pode-se afirmar que a parte que responde pela decodificação e processamento de informações é/são:
o software
Pergunta 5
Estudamos que na cibercultura as relações acontecem virtualmente, configurando um novo cenário para os processos de ensino e aprendizagem, cujo Ambiente Virtual de Aprendizagem é a representação mais significativa.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o novo cenário para os processos de ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que:
a cibercultura aplica-se perfeitamente ao AVA, tendo como base as interações virtuais que acontecem durante o percurso formativo.
Pergunta 6
O Creative Commons permite o compartilhamento e o uso de conteúdos através de licenças jurídicas gratuitas. Ele se caracteriza por ser uma organização sem fins lucrativos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Creative Commons, a licença que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo que para fins comerciais é a:
Atribuição CC BY.
Pergunta 7
O computador passou por diversas etapas de desenvolvimento dos seus componentes físicos. Exemplo disso são os processos que o fizeram diminuir em tamanho e aumentar a capacidade de processamento, tornando-o mais rápido, além dos sistemas cada vez mais complexos, mas que possibilitaram o seu uso simples para diferentes funcionalidades.
No cenário do desenvolvimento das linguagens de programação, estudamos que Ada Lovelace foi uma precursora na ciência computacional. Considerando essas informações o conteúdo estudado, pode-se afirmar que um de serus feitos foi:
a criação do primeiro algoritmo.
Pergunta 8
Conhecer os componentes básicos que formam os computadores será muito útil no seu percurso de aprendizagem, pois os problemas poderão ser resolvidos com mais rapidez a partir da identificação de sua fonte. Suponhamos que o seu computador seja iniciado, mas que a tela permaneça escura, sem rodar o sistema operacional. Uma das possíveis explicações para o problema pode estar relacionada ao primeiro componente a funcionar quando ligamos o computador.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os componentes do computador, pode-se afirmar que o texto se refere:
ao BIOS.
Pergunta 9
Desde o surgimento da espécie humana na terra, a história tem mapeado a sua evolução a partir de suas descobertas e intervenções no meio natural, a fim de se proteger e tornar a vida mais confortável. Assim foi com a confecção de artefatos para caça e defesa, o controle do fogo, a transformação dos metais, a invenção da roda e tantas outras inovações que chamamos de tecnologias e que têm se aperfeiçoado com o passar do tempo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o avanço da tecnologia, pode-se afirmar que o evento histórico que marcou o início da idade contemporânea foi a:
Revolução Industrial.
Pergunta 10
Leia o trecho a seguir:
“Ao aluno caberia ser um papel essencialmente ativo. Suas atividades básicas, entre outras, seriam as de observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, interpretar, enfim, criar e ser capaz de expressar suas ideias, enquanto ao professor caberia a orientação necessária para que os objetos sejam explorados pelos alunos, sem jamais lhes oferecer a solução pronta.”
Fonte: TOSTA, K. C. et al. Competências docentes para EAD: análise da realidade de um curso de graduação em administração a distância sob a ótica dos professores e tutores. In: II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2009, Recife. Anais... Recife: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2009, p. 1-16.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de ensino e aprendizagem, analise as competências a seguir e associe-as com as atitudes correspondentes:
1) Competência comunicacional.
2) Competência computacional.
3) Competência multimídia.
4) Competência informacional.
( ) Analisar as fontes de informação de forma reflexiva e construtiva.
( ) Usar e confeccionar materiais coerentes com o público-alvo e o conteúdo que se deseja apresentar.
( ) Ter respeito às diferentes formas de interpretação e opinião pessoais.
( ) Explorar o computador sem receio.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
4, 3, 1, 2.