AOL 4 → Metodologia do Ensino a Distância

 



Pergunta 1

Pierre Lévy, referência mundial nos estudos sobre a cibercultura, a define como o “conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”. Em suas reflexões, o filósofo fez uma analogia para ilustrar o momento em que vivemos, comparando a quantidade de informações que podemos acessar no ciberespaço com uma história narrada por um livro muito conhecido.

Fonte: LEVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a cibercultura, pode-se afirmar que a analogia feita está relacionada com o seguinte evento:

Dilúvio.


Pergunta 2

O letramento digital é fundamental para que os processos de ensino e aprendizagem sejam eficazes no cenário de imersão na tecnologia virtual. Existem quatro categorias de competências básicas para viabilizá-lo. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre um novo cenário para os processos de ensino e aprendizagem, analise as competências a seguir e associe-as com suas respectivas habilidades:

1) Competência informacional.

2) Competência computacional.

3) Competência comunicacional.

4) Competência multimídia.


( ) Leitura e compreensão em um ambiente de hipertexto dinâmico e não sequencial.

( ) Utilizar editores gráficos para fazer desenhos, gráficos simples, armazenar e imprimir o trabalho.

( ) Desenvolver técnicas e instrumentos para a busca, exame e seleção de informações na Internet.

( ) Fazer contribuições relevantes.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

4, 2, 1, 3.


Pergunta 3

Problemas técnicos são imprevisíveis e podem ocorrer no nosso dia a dia de estudo, portanto, é importante que estejamos preparados para lidar com eles, já que os mais comuns podem ser resolvidos por contra própria, dispensando a necessidade de um técnico.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre problemas simples no computador, pode-se afirmar que a solução para os momentos em que o arquivo que estamos utilizando não responde mais, ou para quando o sistema trava, é:

pressionar as teclas Ctrl + Alt + Del ao mesmo tempo.


Pergunta 4

O computador será o principal companheiro de estudos durante todo o percurso formativo, possibilitando o acesso aos recursos disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem e, também, aos conteúdos complementares, disponíveis na internet. É por meio desses conteúdos que o aluno irá construir as competências necessárias para cada disciplina. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o computador, pode-se afirmar que a parte que responde pela decodificação e processamento de informações é/são:

o software


Pergunta 5

Estudamos que na cibercultura as relações acontecem virtualmente, configurando um novo cenário para os processos de ensino e aprendizagem, cujo Ambiente Virtual de Aprendizagem é a representação mais significativa.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o novo cenário para os processos de ensino e aprendizagem, pode-se afirmar que:

a cibercultura aplica-se perfeitamente ao AVA, tendo como base as interações virtuais que acontecem durante o percurso formativo.


Pergunta 6

O Creative Commons permite o compartilhamento e o uso de conteúdos através de licenças jurídicas gratuitas. Ele se caracteriza por ser uma organização sem fins lucrativos. 

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Creative Commons, a licença que permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo que para fins comerciais é a:

Atribuição CC BY.


Pergunta 7

O computador passou por diversas etapas de desenvolvimento dos seus componentes físicos. Exemplo disso são os processos que o fizeram diminuir em tamanho e aumentar a capacidade de processamento, tornando-o mais rápido, além dos sistemas cada vez mais complexos, mas que possibilitaram o seu uso simples para diferentes funcionalidades. 

No cenário do desenvolvimento das linguagens de programação, estudamos que Ada Lovelace foi uma precursora na ciência computacional. Considerando essas informações o conteúdo estudado, pode-se afirmar que um de serus feitos foi:

a criação do primeiro algoritmo.


Pergunta 8

Conhecer os componentes básicos que formam os computadores será muito útil no seu percurso de aprendizagem, pois os problemas poderão ser resolvidos com mais rapidez a partir da identificação de sua fonte. Suponhamos que o seu computador seja iniciado, mas que a tela permaneça escura, sem rodar o sistema operacional. Uma das possíveis explicações para o problema pode estar relacionada ao primeiro componente a funcionar quando ligamos o computador.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os componentes do computador, pode-se afirmar que o texto se refere:

ao BIOS.


Pergunta 9

Desde o surgimento da espécie humana na terra, a história tem mapeado a sua evolução a partir de suas descobertas e intervenções no meio natural, a fim de se proteger e tornar a vida mais confortável. Assim foi com a confecção de artefatos para caça e defesa, o controle do fogo, a transformação dos metais, a invenção da roda e tantas outras inovações que chamamos de tecnologias e que têm se aperfeiçoado com o passar do tempo.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o avanço da tecnologia, pode-se afirmar que o evento histórico que marcou o início da idade contemporânea foi a:

Revolução Industrial.


Pergunta 10

Leia o trecho a seguir:

“Ao aluno caberia ser um papel essencialmente ativo. Suas atividades básicas, entre outras, seriam as de observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, interpretar, enfim, criar e ser capaz de expressar suas ideias, enquanto ao professor caberia a orientação necessária para que os objetos sejam explorados pelos alunos, sem jamais lhes oferecer a solução pronta.”

Fonte: TOSTA, K. C. et al. Competências docentes para EAD: análise da realidade de um curso de graduação em administração a distância sob a ótica dos professores e tutores. In: II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO DA INFORMAÇÃO, 2009, Recife. Anais... Recife: Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração, 2009, p. 1-16.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os processos de ensino e aprendizagem, analise as competências a seguir e associe-as com as atitudes correspondentes:


1) Competência comunicacional. 

2) Competência computacional.

3) Competência multimídia.

4) Competência informacional.

( ) Analisar as fontes de informação de forma reflexiva e construtiva.

( ) Usar e confeccionar materiais coerentes com o público-alvo e o conteúdo que se deseja apresentar.

( ) Ter respeito às diferentes formas de interpretação e opinião pessoais.

( ) Explorar o computador sem receio.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

4, 3, 1, 2.