APOL → Metodologias de Exatas e Geografia

Oi pessoal.

Iniciando mais um módulo, segue a postagem da APOL da UTA Metodologias Exatas e Geografia, que abrange as disciplinas Metodologia do Ensino de Geografia, Matemática e Ciências Biológicas e da Natureza.




Faça o download gratuito da APOL abaixo 👇



Bons Estudos.


Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas”. 

A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. 

Assinale corretamente qual era essa função?

Inventariar e catalogar.


Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Entender a geografia como ciência que, ao tratar o espaço geográfico, concebe-o na sua construção interativa entre natureza e sociedade”. 

Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade o enfoque crítico apresentava:

A relação sociedade/natureza era o foco principal.


Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“A ocupação do território é vista como algo gerador de raízes e identidade: um grupo não pode ser mais compreendido sem o seu território”.

Depois da Segunda Guerra, a internacionalização da economia tornou-se evidente. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a partir desse momento, começou a primeira crise da geografia, que até então era uma ciência descritiva e compartimentada. Com as mudanças do novo período histórico, como tornou-se o território?

Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir:

I. (V) Definitivamente uma mercadoria.
II. (F) Desnecessário para o movimento do capital.
III. (V) Constantemente reconstruído.
IV. (V) Necessário para o movimento do capital.


Questão 4/10
Leia a seguinte citação: 

 “O termo ciência pode designar dois tipos de fenômenos. Primeiramente, a representação que se faz do mundo, para qualquer tipo de civilização ou qualquer grupo humano. Em seu segundo sentido, visa mais precisamente ao que chamamos de ciências modernas, ou seja, essa representação do mundo adotada pela civilização ocidental, em especial, a partir do século XIV”. 

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre a prática de ensino das ciências naturais, é correto afirmar que, ao contrário do que é praticado nas ciências tradicionais, nas ciências modernas...
o aluno é evidenciado como o centro do processo.


Questão 5/10
Leia o fragmento de texto que aborda a seguinte situação:

“A professora Catarina solicitou que os alunos do 4º ano explicassem como efetuaram a operação 15+16=31. Ana explicou da seguinte maneira: Ao somar 15+16 que resultou em 31, lembrei que o 5+6 são 11. Ou seja, 1 unidade e 1 dezena. Juntei o número 1 às dezenas e obtive 3 dezenas e 1 unidade, igual à 31”.

Segundo seu livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, ao realizar operações matemáticas que envolvem agrupamentos o professor deve observar se o aluno compreende que:
Um grupo corresponde a unidade e outro a dezena e, assim sucessivamente resultando muitas vezes no empréstimo.


Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“O ensino da Geografia tem muito a contribuir, uma vez que este campo do conhecimento estuda o espaço geográfico e, portanto, possui informações relevantes sobre os recursos naturais e a dinâmica sócio-histórica”.

A geografia estuda o espaço geográfico, em qualquer escala (local, regional, nacional, global) e numa perspectiva relacional. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, esse espaço geográfico é composto de alguns elementos. Analise as alternativas a seguir e assinale a que aponta corretamente esses elementos.
Materialidade, relações sociais, políticas, econômicas e culturais.


Questão 7/10
Leia a situação, sugerida no fragmento de texto abaixo:

“Antônio escreveu:

A professora pergunta para Antônio como chegou ao resultado.
Antônio Responde que, o onze eram quinze a mais do que cento e cinquenta. Então 10 vezes 15 é 150, mais 15 igual a 165”. 

Segundo sua leitura e compreensão do livro base da disciplina, A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, na multiplicação a criança precisa entender que:
a multiplicação é adicionar uma quantidade de parcelas.


Questão 8/10
Leia a situação, proposta no fragmento de texto abaixo:

“Marta solicitou que os alunos resolvessem de formas diferentes a expressão numérica 2+2+2+2. Mabel chegou ao resultado da seguinte maneira:


Mabel pensou: ____Tenho quatro conjuntos com duas estrelas em cada um. Quando conto todas as estrelas tenho oito.”.
4 conjuntos x 2 estrelas em cada um=8 estrelas ou 2+2+2+2=8

No processo de resolução das operações matemáticas que envolvem multiplicação a criança deve:
entender com base nos conhecimentos anteriores.


Questão 9/10
Leia o extrato de texto a seguir:  

“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo, é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”. 

De acordo com as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza sobre Ciência, é correto afirmar que:
Ciência, no singular, refere-se ao modo e a um ideal de conhecimento.


Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Não existe um método único, aplicável a todas as ciências. A matemática e a lógica, por exemplo, têm características próprias, diferentes das demais ciências: fazem parte do que se convencionou chamar de ciências formais (que desenvolvem símbolos, teoremas e uma linguagem formal), em oposição às ciências empíricas ou factuais (que desenvolvem explicações para fenômenos observáveis)”.  

Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza, como é denominado o método em que a inteligência passa do conhecido ao desconhecido?
Dedução.