AVALIAÇÃO DISCURSIVA → Metodologias de Exatas e Geografia

Oi gente.

Abaixo a prova Discursiva da UTA Metodologias Exatas e Geografia.

Lembrando que todas as avaliações são constantemente modificadas pelos professores do grupo UNINTER, então esta avaliação serve apenas como conteúdo para ESTUDOS.




Faça o download gratuito da avaliação abaixo 👇


Boa Prova!!

Questão 1/5
Leia o extrato de texto a seguir: 

“Os métodos de pesquisa, baseados nas ciências naturais e sociais, tem como principais objetivos explorar, descrever e explicar fenômenos, situações comportamentais etc.”

De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza e os conteúdos abordados no decorrer da disciplina, o que o ensino das Ciências Naturais pode possibilitar ao aluno?

Resposta: Possibilita ao aluno compreender o funcionamento do mundo natural, com o enfoque na relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade irá garantir ao aluno o acesso à informação, para uma participação ativa no meio social. Deve garantir que o aluno se aproprie dos processos de produção do conhecimento científico e do conhecimento que envolve a ciência e a tecnologia, bem como suas implicações na sociedade. Enfim, o estudo de ciências deve possibilitar que o educando compreenda fatos do mundo físico e social.


Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir:

Atividades de ensino que envolvam relações entre corpo e espaço são necessárias em todas as idades [...].

Paralelo ao trabalho com as atividades de esquema corporal, o profissional da educação deve trabalhar com a noção de representação do espaço geográfico por meio de diferentes instrumentos. Descreva quais seriam esses instrumentos segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia.

Resposta: O profissional da educação deve trabalhar com a noção de representação do espaço geográfico por meio de diferentes instrumentos como o globo, mapas oficiais e, principalmente, a realização da representação de espaços vividos pela criança como a sala de aula, trajeto/caminho que a criança faz no interior da escola ou mesmo da sua casa até a escola.  A sugestão de atividade referente a maquete e a planta da sala de aula é um dos principais exemplos a serem abordados pelo professor.


Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:

Como podem os professores se tornar construtores de conhecimentos quando são reduzidos a executores de propostas e projetos de cuja elaboração não participaram e que são chamados apenas a implantar?

As questões levantadas por essa autora são, no mínimo, inquietantes, extrapolando a mera definição “quadradinha” do que seja currículo e trazendo para a mesa algumas questões para serem discutidas. Descreva quais seriam essas questões.

Resposta: Uma construção e implementação de uma nova metodologia atribuída ao desenvolvimento dos Parâmetros Curriculares, ou seja, que novos parâmetros fossem definidos, discutidos e novas formas fossem concretizadas com qualidade nas experiencias existentes, gerando emancipação cultural e aprendizado com exercícios de cidadania. 


Questão 4/5
Leia a situação problema  a seguir:

“A professora Sônia levou seus alunos para conhecerem os colegas da 2ª série C. Juntos eles contaram quantos alunos ao todo, quantas meninas e meninos. Ao retornarem para a sala de aula, os alunos confeccionaram um gráfico com palitos de sorvete e o colocaram no mural. Em seguida, realizaram o seguinte problema: “Na minha turma, tem 27 alunos, e na 2ª série C, há 18. Quantos alunos há a mais da minha turma”

De acordo com o livro base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, o que contempla a resolução de problemas de adição e subtração?

Resposta:  A resolução de problemas de adição e subtração contempla a etapa da numeralização da criança, a utilização de problemas descritos se forma literal, com o objetivo de deixar claro à criança que as situações reais da vida exigem dela uma interpretação e uma transposição da realidade para o mundo matemático. Os problemas devem ser analisados sob o ponto de vista dos estados e das transformações. Para ampliar o conhecimento do aluno, o professor precisa considerar as situações reais, ou seja, a realidade do aluno, o seu contexto. Atividades práticas a partir da vivência dos alunos nos conceitos matemáticos.


Questão 5/5
Considere a afirmação a seguir: 

“Quando se opta por trabalhar metodologia de ensino com a finalidade de dar dicas de como ensinar, reduz-se esse ensino a uma série de prescrições organizadas (dicas) em roteiros e uso de técnicas, eliminando os aspectos reflexivos que envolvem os conteúdos de cada metodologia e, sobretudo, os aspectos interdisciplinares que se deve alcançar quando se pensa o perfil do professor em formação”.

De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, que tipo de metodologia deve ser aplicada para o ensino de ciências e o que se espera do aluno?

Resposta: A metodologia deve conter situações que relevem o ponto de vista social, cultural e científico, trabalhar com aspectos históricos, permitindo aos estudantes compreenderem as relações entre o ser humano e a natureza, diversificando métodos e estratégias de ensino para levar o aluno a uma aprendizagem significativa. Também é importante proporcionar a observação, a construção de hipóteses, coleta de dados e a discussão dos resultados, e promover a inter-relação o conteúdo ensinado, o método aplicado, a técnica e avaliação desenvolvida.