Estou postando agora Apol da UTA Fundamentos da Educação Fase II que abrange as disciplinas Fundamentos Filosóficos da Educação e Teorias do Conhecimento Pedagógico.
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Bons estudos!!
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
“A violência simbólica é um reforço da violência material e se manifesta na formação da opinião pública através dos meios de comunicação de massa, jornais etc., a pregação religiosa, a atividade artística e literária, a propaganda e a moda, a educação familiar etc.”.
De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre a teoria do sistema de ensino como violência simbólica, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I - (V) Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron são os principais autores dessa teoria.
II. (F) Jean Piaget e Skinner são os principais autores dessa teoria.
III. (V) Para os autores dessa teoria, os grupos e as classes dominantes exercem uma violência simbólica em relação às classes dominadas.
IV. (V) Nessa teoria, o sistema escolar seria o mais acabado dos sistemas de violência simbólica, pois impõe a todas as crianças o capital cultural da classe dominante.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
“Embora a escola nova se articule aos interesses do capitalismo industrial, ela propôs uma inversão, defendendo que a adaptação dos sujeitos às necessidades da vida adulta se daria a partir do respeito e das necessidades imediatas de cada aluno”.
De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel do professor na concepção da escola nova na vertente diretiva, leia as afirmativas a seguir:
I – (F) O professor é o detentor do saber.
II – (V) O professor tem um papel secundário, deixa de ser o agente principal na sala de aula e passa a assessorar o grupo no seu trabalho de descoberta.
III – (V) O professor deve criar condições para que o aluno aprenda.
Questão 3/10
Atente para a seguinte citação:
“A educação na escola nova não diretiva propõe que o estímulo para adquirir novos conhecimentos deve ser interno, ou seja, partir do aluno, o qual precisa ser motivado a alcançar seus próprios objetivos. Assim, em vez dos tradicionais exames escolares, teríamos uma autoavaliação”.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o papel dos conteúdos na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
Os conteúdos não possuem relevância; o importante é estabelecer condições, permitir que os alunos estudem por si próprios, se assim o desejarem.
Questão 4/10
Atente para o seguinte fragmento de texto:
“Em uma visão escolanovista, os conteúdos são organizados em projetos que permitem aos alunos uma adaptação na sociedade”.
De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre avaliação na concepção da escola nova na vertente não diretiva, é correto afirmar que:
na escola nova na vertente não diretiva, faz-se uma autoavaliação, uma forma privilegiada de acompanhamento do processo, pois o saber somente tem relevância com base no significado que tem para cada indivíduo.
Questão 5/10
Considere a citação a seguir:
“O materialismo marxista é dialético porque reconhece [...] que o real é, em si mesmo, contraditório e dinâmico, a imobilidade das coisas não passando de uma ilusão ou de uma incapacidade dos nossos sentidos”.
Partindo do texto, dos conteúdos das aulas e do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o materialismo pensado por Marx e Engels, leia as afirmativas a seguir:
I. (V) Uma forma de exemplificar o materialismo pensado por Marx e Engels é pensar a dialética existente no movimento de tese, antítese e síntese.
II. (F) Diversas vezes o marxismo foi utilizado como bandeira política da esquerda, o que faz muito sentido, pois Marx e Engels eram contra a burguesia capitalista.
III. (V) O materialismo contribuiu sobremaneira para a conscientização da classe trabalhadora na organização da luta por melhor condição de vida.
Questão 6/10
Leia a citaçao a seguir:
"Também, numa abordagem científica de educação, Spencer vai afirmar o primado da biologia e da psicologia enquanto ciências que informam a sociologia e, por decorrência, a pedagogia. Sob esse enfoque sua concepção está centrada no indivíduo".
Conforme a citação e os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito das proposições de Spencer sobre a educação, leia as afirmativas a seguir:
I. (F) Para Spencer, o currículo educacional deve estar baseado em práticas tradicionais, trazendo poucas contribuições ao que já foi pensado sobre este documento.
II. (F) Em relação às práticas pedagógicas, o método tradicional, baseado na memorização, é reverenciado nos escritos de Herbert Spencer.
III. (V) Segundo Spencer, a educação deve privilegiar um aprendizado espontâneo e prazeroso, que contribua para a inserção dos indivíduos no meio social.
Questão 7/10
Leia o excerto a seguir:
“O dicionário Houaiss define o Iluminismo como movimento intelectual do século XVIII, caracterizado pela centralidade da razão e da ciência, crítico do dogmatismo e das doutrinas políticas e religiosas tradicionais. É um pensamento que trabalha com paradoxos e dicotomias: razão e fé, luzes e sombras, ilustração e ignorância, direitos e privilégios, contrato social e absolutismo etc.”
Conforme os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, Voltaire e Rousseau destacam-se entre os pensadores iluministas. Pensando nessa direção, relacione corretamente os referidos pensadores às suas proposições:
1. Voltaire
2. Rousseau
(2) Sua obra faz alusão aos índios da América, caracterizados como seres autênticos, porém, que se corromperam no contato com o homem civilizado.
(1) A crítica à educação da nobreza da época é tema de sua obra, na qual propõe uma aprendizagem que enfatiza questões de ordem prática.
(2) É contra o fato de que as crianças aprendam a ler muito cedo; afirma que isso leva ao enfraquecimento das experiências sensórias.
(2) Temas como “bom selvagem” e “homem natural” são pressupostos que perpassam sua obra.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Quando a autoridade da Igreja sobre o pensamento finalmente afrouxou, muita gente passou a acreditar que o conhecimento do mundo podia ser obtido apenas pelo uso da razão. Na filosofia, esse desenvolvimento é conhecido como racionalismo. Foi lançado por Descartes, depois do qual as figuras de destaque na filosofia racionalista foram Spinoza e Leibniz".
De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação sobre o racionalismo, leia as afirmativas seguir, marcando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. (V) René Descartes, mesmo tendo vivido no século XVII, é considerado até hoje um dos mais influentes pensadores racionalistas.
II. (F) Descartes afirmava que as ideias humanas são adquiridas, ou seja, vão se construindo na interação com o meio e com os outros homens.
III. (V) Os pensadores racionalistas, entre eles Descartes, defendem que o conhecimento verdadeiro deriva da razão genuína.
IV. (F) Os preconceitos são, para os racionalistas, obstáculos que impedem a razão de alcançar o verdadeiro conhecimento.
Questão 9/10
Leia o extrato de texto a seguir:
“Marx, em 1867, já descrevia algumas das coisas do trabalho infantil. Segundo ele, com o advento das máquinas, reduz-se a necessidade da força muscular, permitindo agora o emprego de trabalhadores fracos ou com desenvolvimento físico incompleto, mas com membros mais flexíveis. Assim, emprega-se o trabalho das mulheres e das crianças”.
De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação a respeito da classe trabalhadora no contexto social e econômico em que Marx viveu, leia as afirmativas a seguir:
I. (V) A educação das crianças era comprometida com a sua prematura inserção no mercado de trabalho.
II. (F) O alto grau de insalubridade afetava pouco as crianças nas minas de carvão quando comparadas aos adultos.
III. (F) O fato de que as famílias eram pobres não obrigava a inserção das crianças no mercado de trabalho.
IV. (V) Em relação às crianças, pode-se dizer que as suas condições de trabalho nas minas de carvão eram as piores.
Questão 10/10
Leia o excerto de texto abaixo:
“Os autores da linha da pedagogia nova defendem que aprender é uma atividade de descoberta e não de apreensão de algo que é transmitido de fora para dentro. Dito de outro modo, a aprendizagem é um ato individual, uma construção subjetiva do conhecimento”.
Considerando o excerto acima e os conteúdos do livro-base Teorias do conhecimento pedagógico sobre o método de ensino da escola nova na vertente diretiva, é correto afirmar que:
baseia-se no aprender fazendo, de modo que valorizam-se a pesquisa, a descoberta, o estudo do meio natural e social, o método de solução de problemas.