AVALIAÇÃO DISCURSIVA → Fundamentos Filosóficos da Educação

Oi gente.

Segue abaixo a prova Discursiva da UTA Fundamentos da Educação Fase II que abrange as disciplinas Fundamentos Filosóficos da Educação e Teorias do Conhecimento Pedagógico.





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Questão 1/5 
Leia o fragmento de texto a seguir: 

"Como já afirmamos, durante a Idade Média a filosofia não era vista como uma disciplina particular, mas como o conjunto das disciplinas científicas. A obra de Boécio não somente não foge a essa regra. Mais do que isso, constitui um esforço para determinar o lugar da teologia cristã entre as ciências antigas. Esse lugar, Boécio encontrou interpretando os escritos de Aristóteles".

De acordo com o texto e com os conteúdos do livro-base Fundamentos filosóficos da educação, é possível dizer que durante o período medieval a filosofia tratou de muitos tópicos tratados pelos filósofos da Antiguidade. Cite, no mínimo quatro deles, relacionando-os com a religião:

Resposta: O que é o ser?; Qual é a natureza do pensamento?; Qual é o sentido da vida?; Qual é o fundamento dos valores?. Todos os pensamentos dizem respeito  à relação entre a razão humana, conhecimento da verdade e a motivação da fé.


Questão 2/5
Leia fragmento de texto a seguir:

"A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antídoto contra a ignorância, como instrumento que garantiria a integração de todos na sociedade capitalista, ao lhes transmitir os conhecimentos necessários para adaptar-se a ele. Havia, portanto, certo entusiasmo em relação ao potencial da educação no sentido de promover a equalização social".

Considerando o fragmento acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, apresente e descreva pelos menos três características da pedagogia tradicional.

Resposta: Enter as características a seguir, o aluno deverá discorrer pelo menos sobre três delas: A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antídoto contra a ignorância, como instrumento que garantiria a integração de todos na sociedade capitalista, ao lhes transmitir os conhecimentos necessários para adaptar-se a ele. Havia, portanto, certo entusiasmo em relação ao potencial da educação no sentido de promover a equalização social. O papel da escola, segundo a pedagogia tradicional, era em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. Os conteúdos transmitidos pelo professor eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdade. A relação professor-aluno era autoritária. O método de ensino utilizado pelos professores era principalmente a exposição oral. A concepção de aprendizagem era baseada no inatismo. A avaliação tinha por objetivo valorizar os aspectos cognitivos, com ênfase na memorização. O pedagogo assumia o papel de favorecer o ajustamento do aluno à família e à escola, a fim de que não se desvie das normas.


Questão 3/5
Leia o extrato abaixo:

“A pedagogia tecnicista ganhou força no Brasil no decorrer da ditadura militar que se instituiu no país de 1964 a 1985. As duas leis que regulamentavam o ensino, promulgadas pelo governo militar, no caso a Lei nº 5.5140/1968 (BRASIL, 1968) – ensino superior – e a Lei nº 5.692/1971 (BRASIL, 1971) – ensino de 1º e 2º graus -, representam a consolidação do tecnicismo em nosso país”.

De acordo com o excerto acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, explique qual é a proposta central da pedagogia tecnicista.

Resposta: A pedagogia tecnista priorizada a formação da mão de obra requerida pelo mercado de trabalho, introduzindo na escola a lógica empresarial, para promover aos alunos a aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos  específicos. 


Questão 4/5
Leia a seguinte citação:

"As teorias (ou concepções) não críticas de educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo a integração dos seus membros".

Considerando o texto citado acima, os conteúdos trabalhados durante as teleaulas e o livro-base Teorias do conhecimento pedagógico, discorra sobre as características das teorias não críticas da educação.

Resposta: As teorias não críticas da educação estão relacionadas à Pedagogia Tradicional que tinha como instrumento garantir a integração de todos junto à sociedade capitalista ao transmitir conhecimentos necessários para adaptar-se a ela; Pedagogia Nova que defendia a escolarização das massas no processo de mudanças no cenário sócio-político, adequando as pessoas para à sociedade vigente; e Pedagogia Tecnista, que tinha como objetivo de formação de mão de obre requerida pelo mercado de trabalho.


Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:

"Foucault [...] destaca que as disciplinas são um mecanismo de poder que controla o corpo social em seus elementos mais tênues: os indivíduos. Trata-se de uma técnica de poder cujo efeito é o de individualização e que responde às questões de como vigiar alguém, de como controlar sua conduta, seu comportamento, suas atitudes, de como intensificar seus rendimentos, de como multiplicar suas capacidades, de como colocar seu corpo em um lugar que seja mais útil".

De acordo com o fragmento acima e os conteúdos do livro Fundamentos filosóficos da educação, é possível afirmar que, a partir do conceito de disciplina, Foucault identifica características comuns a diversas instituições sociais. Quais instituições são essas? Cite-as.

Resposta: As instituições sociais eram, hospícios, hospitais, o exército, prisões e a escola.