AVALIAÇÃO OBJETIVA → Metodologia do Ensino de História

Oi  meu povo!! 

Segue agora a prova de Metodologia do Ensino de História da UTA Metodologias da Linguagem e História.





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Boa sorte e foco nos estudos!


Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Para entendermos a mitologia grega como um todo, precisamos estabelecer certa cronologia, ao menos para entender a formação do mundo grego. Devido a isso, vamos voltar a milhares de anos na história e entrar na mitologia sabendo que: eles tratavam todos os deuses com amor e respeito, todo deus deveria ser amado e temido; a grande maioria dos fenômenos ou acontecimentos eram tratados como um fenômeno divino; a religião na época era a maior fonte de poder do Estado, e isso perdurou por muito tempo, até os tempos do renascimento”.

Na cultura brasileira contemporânea, também há mitos sobre a origem do mundo. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, podemos dizer que muitas vezes o passado é mítico. Nesse sentido, podemos afirmar que:

I. (V) Os mitos produzidos por gregos e romanos revelam uma consciência histórica próxima daquela que norteia a prática dos historiadores atualmente.

II. (V) Heródoto, um historiador grego da antiguidade, registrava as histórias que ouvia com o máximo de informações possíveis.

III. (F) As histórias registradas por Heródoto eram baseadas em fatos reais vividos pelas pessoas com quem ele convivia.

IV. (V) Heródoto advertia seus leitores que alguns fatos das suas histórias eram mitos.

V. (F) Os historiadores atualmente se valem de Heródoto e consideram importante que os fatos sejam registrados com muitos detalhes, no entanto, não há necessidade de diferenciar o falso do verdadeiro.


Questão 2/10
Considere o fragmento de texto a seguir:

“O positivismo é a corrente historiográfica influenciada pelo pensamento filosófico de Auguste Comte, e por outra corrente, o Idealismo alemão, propõe um modelo de ‘História Tradicional’, preocupados em cientificar a história do pensamento e do estudo humano, sugere a busca de fatos passados, limitados em si, numa temporalidade linear”.

De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, a principal reação contra a História Tradicional ou Positivista ocorreu a partir de uma corrente de estudos históricos conhecida como:

Escola de Annales


Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Retomar as relações entre história e memória no contexto de uma historiografia atual é também [...] a oportunidade de pensar memórias e histórias nas suas dimensões políticas e afetivas. Memórias individuais e coletivas são em grande medida espaços de homens e grupos se encontrarem e se portarem como sujeitos da história. Suas ações definindo o lugar que ocupam no mundo no qual estão e que, a todo o momento, lhes cria demandas políticas.”

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, a memória pode ser dividida em vários tipos, podendo ser individual, coletiva ou histórica. Assinale as alternativas que caracterizam a memória histórica:

I. (V) Ela pode ser encontrada em livros, documentos antigos, quadros, monumentos, depoimentos orais que oferecem às pessoas informações sobre o passado.

II. (V) Ela é também conhecida como fontes históricas.

III. (F) Ela está relacionada às lembranças pessoais da vida dos indivíduos.

IV. (F) Ela pode dizer respeito a experiências de vida que não vivemos, mas foram relatadas por amigos ou parentes.

V. (V) Ao usarmos esse tipo de memória por meio de pesquisas em documentos antigos e vestígios do passado, estaremos colaborando para a manutenção desse tipo de memória.


Questão 4/10
Leia o seguinte trecho de texto:

“O conceito de que a História é baseada num amontoado de informações ainda resiste e esteve a serviço da construção de ideologias atreladas ao poder e à formação de uma formação cívica e moral, fortemente associada à questão da memória nacional”.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, o estudo da História desperta diferentes modos de pensar. Em relação a esse pensamento, analise as afirmativas a seguir:

I. (V) As ações e ideias das pessoas que viveram no passado decorrem dos seus próprios contextos históricos.

II. (F) Podemos aplicar as mesmas ações e ideias dos personagens que viveram há tempos, pois vivemos as mesmas circunstâncias.

III. (V) Uma ação que produziu determinado resultado no passado pode produzir diferentes resultados no presente.

IV. (F) As pessoas investigam o passado para encontrar caminhos iguais a serem trilhados no presente.

V. (V) Usamos a História para nos localizarmos no tempo e nela buscamos nossa identidade.


Questão 5/10
Leia a passagem de texto a seguir: 

“O caráter ‘único’ dos eventos históricos, a necessidade do historiador de misturar relato e explicação fizeram da história um gênero literário, uma arte ao mesmo tempo que uma ciência. Se isso foi válido da Antiguidade até o século XIX, de Tucídides a Michelet, é menos verdadeiro para o século XX. O crescente tecnicismo da ciência histórica tornou mais difícil para o historiador parecer também escritor. Mas existe sempre uma escritura da história”. 

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de História, relacione as vertentes dos estudos históricos às suas respectivas características: 

1.História Tradicional
2.História Cultural 

(1) A principal reação contra essa vertente de estudos históricos ocorreu a partir da Escola de Annales.

(2) Temas antes tidos como não históricos, como boemia, prostituição, leitura, religiosidade popular etc., passaram a ocupar o primeiro plano no trabalho de diversos pesquisadores.

(2) Nessa vertente dos estudos históricos, os historiadores desenvolvem trabalhos de micro história.

(1)  Estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica.

(2) Nessa vertente, os historiadores estudam o cotidiano das pessoas que viveram no passado, inclusive pessoas que viveram em pequenos vilarejos.


Questão 6/10
Atente para a seguinte afirmação:

“A história chamada ‘tradicional’ sofreu diferentes contestações. Suas vertentes historiográficas de apoio, quer sejam o positivismo, o estruturalismo, o marxismo ortodoxo ou o historicismo, produtoras de grandes sínteses, constituidoras de [...] estruturas ou modos de produção, foram colocadas sob suspeição”.

De acordo com os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de História, assinale a alternativa que revela a maior contribuição da História Tradicional:

A História Tradicional estabeleceu padrões rigorosos para a metodologia da pesquisa histórica.


Questão 7/10
Considere a seguinte afirmação: 

“Tradicionalmente, o ensino de História e Geografia aparece no contexto escolar como disciplinas autônomas e isoladas. Essa divisão do conhecimento em áreas bem diferenciadas faz com que o aluno identifique, de forma reducionista, a História com datas, nomes e fatos históricos, e a Geografia com a extensa lista de nomes de países, rios, planaltos, planícies etc.”. 

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, qual é a importância do estudo da História? Assinale a alternativa correta:

Estudar o ser humano e suas relações sociais ao longo do tempo.


Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“A transformação dos registros humanos em documentos históricos depende do trabalho do historiador e das problemáticas relevantes para o seu tempo e sociedade, cabendo a ele dar-lhes nova significação, inseri-los em novos contextos, interrogá-los a partir de temas de estudo e, enfim, realizar todo o trabalho subjetivo de construção de conhecimento subjacente”. 

Muitos pensadores, como, por exemplo, Heródoto, Tucídides e Aurélio Agostinho contribuíram com a prática dos historiadores da atualidade. De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, relacione cada um dos pensadores listados a seguir aos seus respectivos interesses em relação à História: 

1.Heródoto
2.Tucídides
3.Aurélio Agostinho

(2) Não se contentava unicamente em descrever, queria também explicar e interpretar os fatos.

(3)  Seu grande desafio era entender a História com base na fé cristã que ele professava.  

(1) Registrava as histórias com o máximo de detalhes e preocupava-se em diferenciar o falso do verdadeiro.

(3) Destacou-se nas reflexões teóricas sobre o processo histórico e a natureza do conhecimento historiográfico.


Questão 9/10
Leia a passagem de texto a seguir: 

“Podemos observar que a história é uma ciência que estuda o homem, bem como o seu passado, a sua cultura, e origens de modo a entender o seu presente. Se tornando a grande esclarecedora de perguntas que foram geradas ao longo dos tempos, investiga os eventos usando o seu próprio método de análise documental”. 

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de História, assinale as afirmativas corretas que, na perspectiva da abordagem tradicional, representam o que significa aprender História: 

I. (V) Memorizar fatos históricos.

II. (F) Compreender, analisar e discutir fatos históricos.

III. (V) Fazer um exercício em tabela relacionando em colunas nomes, datas e locais.

IV. (V) Decorar datas e locais, eventos e nomes.

V. (V) Memorizar conteúdos históricos e repetir a memorização nos anos seguintes.


Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Sociedade e educação são fatores complementares e a partir daí podemos entender o papel das ciências humanas e sociais no processo educativo. Conceitos e temas a elas relacionados são importantes ferramentas para a compreensão da sociedade em toda a sua complexidade, dando subsídios para a reflexão sobre o mundo atual, composto por diversidades e conflitos.” 

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de História, qual é o maior objetivo do estudo de história? Assinale a alternativa correta:

Proporcionar ao aluno melhor compreensão da sociedade, pois somos seres sociais e culturais.