Olá pessoal.
Segue abaixo as questões da prova Objetiva da disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa da UTA B - Fase I.
Lembrando novamente que todas as avaliações do curso são atualizadas anualmente/semestralmente, então esses exercícios servem apenas como base para estudos.
Faça o download gratuito da avaliação abaixo 👇
Boa Sorte e até o próximo post !
Questão 1/10
Leia o excerto de texto a seguir:
Como forma de oposição ao caráter excessivamente formal e distante da realidade social da metodologia estruturalista, surge, então, na segunda metade do século XX, com Chomsky, uma nova proposta de análise linguística menos preocupada com os dados linguísticos e mais interessada pela elaboração de uma teoria que explicasse as frases efetivamente produzidas pelo falante.
A autora de nosso livro-base Metodologia do ensino de língua portuguesa, aborda algumas teorias sobre a aquisição da linguagem. Entre vários expoentes, menciona Noam Chomsky. Com base nas ideias desse pesquisador, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Segundo Chomsky, a linguagem é adquirida naturalmente, pois é inata.
(V) Segundo Chomsky, apesar de finito, o cérebro humano pode gerar uma infinidade de sentenças através de regras.
(V) Em relação à aquisição da linguagem, Chomsky leva em consideração o código genético.
(F) Em relação à aquisição da linguagem, Chomsky não leva em consideração o código genético.
Questão 2/10
Atente para a seguinte citação:
“Em sua atividade o escritor recorre a conhecimentos armazenados na memória relacionados à língua, ao saber enciclopédico, a práticas interacionais. Esses conhecimentos, resultado de inúmeras atividades em que nos envolvemos ao longo de nossa vida, deixam entrever a intrínseca relação entre linguagem/mundo/práticas sociais”.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa escrever requer a elaboração de um plano. O que deve ser levado em consideração para realização deste plano? Leia as proposições a seguir:
I. (V) A ideia, conteúdo a ser desenvolvido.
II. (V) O texto propriamente dito (o gênero adequado).
III. (F) O tempo destinado à escrita;
IV. (V) O leitor pretendido (quem vai ler o texto).
Questão 3/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Uma compreensão proficiente requer que o leitor seja capaz de estabelecer inferências e de reconhecer e selecionar as informações importantes apresentadas no texto. Todos esses aspectos consistem em habilidades gerais pertinentes à compreensão de textos, tendo em vista a necessidade de tornar a informação transmitida pelo autor coerente para o leitor”.
GUIMARÃES, P. et al. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Número 1, Janeiro/Junho de 2012: 95-103. p.96.
No livro-base Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa, a autora apresenta modelos sobre como a leitura se processa. Sobre o modelo ascendente o que é correto afirmar? Leia as proposições a seguir.
I. (F) Leitor constrói o texto do todo para chegar às partes.
II. (V) O leitor constrói o texto de forma linear.
III. (V) Nesse modelo o leitor faz pouco uso de deduções e inferências.
IV. (F) O ensino de língua de forma contextualizada, baseada em gêneros discursivos, tem privilégio nesse modelo.
Questão 4/10
Leia a passagem de texto abaixo:
“O constante contato com a leitura auxilia na organização e no desenvolvimento dos processos cognitivos necessários para a compreensão textual. Esse contato pode ser mediado pelas próprias práticas sociais da leitura e escrita. A contação de histórias, o manuseio de livros e de revistas estimula ao aluno e pode corroborar para a formação de um leitor proficiente”.
GUIMARÃES, P. et al. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Número 1, Janeiro/Junho de 2012: 95-103. p.100.
Considerando o fragmento de texto acima e o livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. Sobre o processo de leitura, como se dá o processo para o leitor proficiente?
O leitor proficiente faz um reconhecimento instantâneo da palavra ou dos segmentos maiores que ela.
Questão 5/10
Leia o excerto de texto a seguir:
“Roman Jakobson é, sem dúvida, um dos mais eminentes linguistas da atualidade. O seu nome está intimamente vinculado a dois momentos capitais da história da Linguística contemporânea, o Círculo de Moscou e o Círculo Linguístico de Praga, de onde surgiram algumas das principais ideias renovadoras não apenas no campo da Linguística propriamente dita como também dos campos afins.”
Sobre o modelo de classificação de Jakobson, o que é correto afirmar? Leia as proposições a seguir:
I. (V) A função referencial tem por objetivo informar, sem comentários ou juízos.
II. (F) A função conativa apresenta textos explicativos e definições.
III. (V) A função poética valoriza a informação pela forma da mensagem.
IV. (F) A função fática tenta persuadir o leitor.
Questão 6/10
Considere o seguinte extrato de texto:
O ser humano é capaz de refletir sobre a linguagem e analisá-la, sendo a própria linguagem o instrumento para tal reflexão. Desta forma , os PCNs nos apresentam propostas e sugerem atividades para estimular a reflexão e análise, entre as quais salientamos os aspectos gramaticais.
Fonte: texto elaborado pelo autor desta questão
Com base nesses aspectos, analise as opções abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as verdadeiras e F (falso) para as falsas.
(V) A proposta de ensino com base na reflexão sobre o funcionamento da língua não elimina o ensino das estruturas.
(F) O ensino moderno dá ênfase à metalinguagem.
(V) O ponto de partida para a aprendizagem reflexiva deve ser o que o aluno já sabe.
(F) O ensino tradicional obteve grande sucesso e fez com que os alunos aprendessem a utilizar competentemente a língua.
Questão 7/10
Atente para a seguinte citação:
No processamento da informação, devemos considerar que, em geral, os modelos de leitura, do ponto de vista do processamento mental, pressupõem uma orientação ascendente e/ou descendente desse processamento.
O livro-base Metodologia do ensino de língua portuguesa, menciona três modelos de decodificação da escrita, ou seja, de leitura. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Modelo Ascendente
2. Modelo Descendente
3. Modelo Interativo
(2) O leitor traz seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto.
(3) Os dois processos, ascendente e descendente, ocorrem ao mesmo tempo, complementarmente.
(1) O leitor parte das letras para as palavras, depois para as sentenças, até o texto completo.
Questão 8/10
Considere o extrato de texto a seguir:
De acordo com a Introdução aos PCNs (1998, p. 9) “uma análise da conjuntura mundial e brasileira revela a necessidade de construção de uma educação básica voltada para a cidadania. Isso não se resolve apenas garantindo a oferta de vagas, mas sim oferecendo-se um ensino de qualidade, ministrado por professores capazes de incorporar ao seu trabalho os avanços das pesquisas nas diferentes áreas de conhecimento e de estar atentos às dinâmicas sociais e suas implicações no âmbito escolar”.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
De acordo com os PCNs para o ensino fundamental, visto no livro-base Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, o que deve priorizar no ensino? Leia as proposições a seguir:
I. (V) O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de posicionar-se de maneira crítica, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas.
II. (F) O ensino deve proporcionar ao aluno a oportunidade de escrever de acordo com a norma culta, para tanto, as aulas de língua portuguesa devem ser baseadas no ensino da gramática tradicional.
III. (V) O ensino deve proporcionar a utilização de diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais.
IV. (F) O ensino deve proporcionar o conhecimento de uma cultura elitista, para tanto, é necessário que sejam seguidos os conteúdos previstos em nível federal, desconsiderando a formação crítica do aluno.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Uma compreensão proficiente requer que o leitor seja capaz de estabelecer inferências e de reconhecer e selecionar as informações importantes apresentadas no texto. Todos esses aspectos consistem em habilidades gerais pertinentes à compreensão de textos, tendo em vista a necessidade de tornar a informação transmitida pelo autor coerente para o leitor”.
GUIMARÃES, P. et al. Diagnóstico da compreensão textual de alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 16, Número 1, Janeiro/Junho de 2012: 95-103. p.96.
No livro-base Metodologia de Ensinos de Língua Portuguesa, a autora apresenta modelos sobre como a leitura se processa. Sobre o modelo descendente o que é correto afirmar?
Leia as proposições a seguir.
I. (V) O leitor traz seu conhecimento de mundo para a compreensão do texto que está lendo.
II. (V) O leitor é fluente e capta as principais ideias do texto sem dificuldades.
III. (F) O leitor apresenta grande preocupação com detalhes.
IV. (F) O leitor se preocupa em confirmar os dados obtidos com a leitura.
Questão 10/10
Considere o trecho de texto abaixo:
Pensando na interface interna da Linguística temos diferentes áreas de pesquisa. Há investigações no campo da Fonologia, no campo da Morfologia, no campo da Sintaxe, da pragmática etc (adaptado).
Devido à diversidade da linguagem, a linguística, estudo científico da linguagem, divide-se em várias áreas de interesse, de acordo com o foco de estudo. Enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Morfologia
2. Sintaxe
3. Semântica
4. Pragmática
(1) Baseia-se no estudo dos morfemas
(3) Preocupa-se com o significado intrínseco de palavras
(4) Preocupa-se com a intenção do falante
(2) Explica a ordem das palavras dentro da sentença.