AVALIAÇÃO OBJETIVA → Metodologia do Ensino de Geografia



Olá.

Segue abaixo a prova Objetiva da disciplina Metodologia do Ensino de Geografia.



Faça o download gratuito da objetiva abaixo 👇




Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria e no dinheiro”.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, na escola, sobretudo no ensino fundamental, a geografia tem um objetivo geral. Assinale a alternativa que responde corretamente à seguinte questão: qual é esse objetivo?

Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.


Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Esses conceitos – lugar, paisagem, região, natureza, sociedade, território – são considerados como conceitos fundamentais para o raciocínio espacial [...] pelo seu caráter de generalidade”.

A metodologia descritiva seria a mais adequada para os estudos geográficos. Caberia estudar exaustivamente a região e paisagem descrevendo-as detalhadamente, delimitando-as e comparando-as. A esse respeito, três Iaspectos devem ser observados. De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre os três aspectos a serem observados, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. (V) O método descritivo fez da geografia uma ciência para levantar dados e catalogá-los.

II. (V) A região, como unidade de estudo, tornou-se um conceito de grande utilidade política.

III. (F) A região delimitada torna-se coadjuvante em relação ao método.

IV. (V) A busca da singularidade dos lugares criava a “região-personalidade”.


Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“A história da Geografia está implicitamente associada à história da humanidade, às suas relações com a natureza, à sua evolução”.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o conhecimento geográfico pode ser dividido, arbitrariamente, em três períodos distintos. Quais são esses períodos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. (V) Período de consolidação e de difusão do conhecimento geográfico, que chamamos de período clássico.

II. (V) Após a Segunda Guerra Mundial, teríamos o período moderno.

III. (V) Período em que pontificaram os institucionalizadores dessa ciência.

IV. (F) Período pós-moderno em que houve vantajosas trocas comerciais entre as metrópoles e suas colônias.


Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Nesse que e por que ensinar deve-se pensar no aluno, em sua vida, nos desafios que enfrenta, nas relações que estabelece e, para tudo isso, do que realmente necessita para, com base nesses referenciais, e nessas necessidades, chegar-se à eleição dos temas a serem trabalhados”.

A compreensão da representação do espaço é resultado de um processo longo e deve estar ligada à construção de algumas noções espaciais. Considerando o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as noções espaciais:

I. (F) Posterioridade, altura e lateralização.

II. (F) Noções de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar ativa e criticamente no mundo social.

III. (V) Lateralização, anterioridade e profundidade (perspectivas).

IV. (V) Noções topológicas, euclidianas e projetivas.


Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“O objetivo da geografia é explicar e compreender as relações entre a sociedade e a natureza e como ocorre a apropriação desta por aquela”.

As primeiras teorias da geografia capazes de influenciar o pensamento geográfico do ocidente foram desenvolvidas em dois países e os discursos geográficos coincidiram com os interesses dos respectivos Estados. Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais foram esses dois países?

Alemanha e França.


Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Em geral, até o século XIX, a história da geografia estava mais próxima de uma catalogação de fatos, de lugares e protagonistas de descobertas geográficas, do que propriamente de uma História do Pensamento Geográfico, constituída a partir das considerações acerca de teorias, conceitos e temas da geografia”.

A renovação do pensamento geográfico continua até hoje. Essa renovação está relacionada às mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que alteraram as relações socioespaciais em todas as escalas. Em que momento se iniciou a renovação do pensamento geográfico?

Após a Segunda Guerra Mundial.


Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Não podemos mais ensinar a Geografia como se o espaço fosse um amontoado de pedacinhos. Se negamos o ensino fragmentário, resta-nos encontrar categorias capazes de não fragmentar a totalidade”.

Ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade. Para que o aluno leia o espaço geográfico, é preciso que se aproprie do instrumental teórico da geografia. Para isso, faz-se necessário algumas ações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir referente às ações citadas pelo autor:

I. (V) Organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo geral do ensino da geografia.

II. (F) Elencar objetivos gerais, para a metodologia do ensino.

III. (V) Elencar objetivos específicos, que orientarão a escolha dos conteúdos e da metodologia do ensino.

IV. (F) Organizar o pensamento pedagógico a partir do objetivo específico do ensino da geografia.


Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a própria sociedade, as relações que influem no tipo de espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”.

O pensamento da geografia clássica, cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Que papel foi esse?

De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I. (V) Enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro.

II. (V) Contribuir com a construção do nacionalismo patriótico.

III. (F) Diminuir as paisagens de alguns lugares do território brasileiro.

IV. (F) Contribuir com a construção do colonialismo.


Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“A geografia clássica [...] teve grande importância porque atendeu aos desafios que a burguesia, como classe dominante, encontrou na sua luta pela exploração dos recursos e dos homens na superfície da Terra”.

Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, houve um período que delimitou a geografia clássica baseado em vantajosas trocas comerciais entre a metrópole e suas colônias, leia as afirmativas a seguir e assinale a que responde corretamente à seguinte questão: qual período é esse?
Imperialismo.


Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Atividades de ensino que envolvam relações entre corpo e espaço são necessárias em todas as idades”.

Paralelo ao trabalho com as atividades de esquema corporal, o profissional da educação deve trabalhar com a noção de representação do espaço geográfico por meio de diferentes instrumentos. Quais seriam esses instrumentos segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia? De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I. (V) Globo e mapas oficiais.

II. (F) Realização da representação de espaços, como, por exemplo, a distância entre os continentes.

III. (V) Realização da representação de espaços vividos pela criança, como, por exemplo, o trajeto/caminho que a criança faz da sua casa até a escola.

IV. (V) Maquetes e plantas da sala de aula.