AVALIAÇÃO OBJETIVA → Fundamentos Filosóficos da Educação

Oi galera.

Finalizando as avaliações do curso de 2ª Licenciatura, segue a prova Objetiva da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação da UTA Fundamentos da Educação.

Lembrando que irei procurar os materiais do curso de Graduação de Pedagogia para ajudar a todos.







Faça o download gratuito da avaliação abaixo 👇


Bons estudos e boa sorte!

Questão 1/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:    

A fenomenologia provê uma maior  restauração cultural por reconhecer a validade das artes e das ciências na atitude natural, e também a validade do senso comum, da prudência na ordem prática. Há uma  tendência racionalista no pensamento  moderno que quer fazer da filosofia a substituto perfeito para todas a s formas pré-filosóficas da razão, e a  fenomenologia contraria essa tendência. [...]    SOCOLOW SKI, Robert. Introdução à fenomenologia. São Paulo, Loyola: 2004. (p. 72)   

Conforme o texto e os conteúdo das aulas e livro da disciplina, a psicologia, aos poucos, como parte da filosofia, foi assumindo um papel mais importante, tendo se firmado, no  século XX como uma ciência. A filosofia entrou, então, em crise e a fenomenologia surge como possibilidade de  superar esse impasse. Sobre a feno menologia, analise as sentenças a seguir:   

I – (V) Um dos objetivos de Husserl, ao  elaborar suas proposições teóricas, era o de elevar efetivamente a filosofia ao p atamar de ciência. 

II – (V) Uma das primeiras tentativas de atualizar a filosofia ficou conhecida como neokantismo, sendo a fenomenologia a segunda dessas propostas.  

III – (F) Ao se fazer ciência, a fenomenologia acabou por desprezar, em algumas instâncias, as contribuições da área das humanidades. 


Questão 2/10
Leia o fragmento de  texto a seguir:    

A filosofia vai encontrar -se, pois, ao nascer, numa posição ambígua: em  seus métodos, em sua inspiração, aparentar-se- á ao mesmo tempo às iniciações dos mistérios e às controvérsias da agora; flutuará entre o espírito de segredo próprio das seitas e a  publicidade do debate contraditório que caracteriza a atividade política. Segundo os meios, os momentos, as tendências, ver- se-á que, como a seita pitagórica na Grande Grécia, no século VI, ela organiza -se em confraria fechada  [...]. Poderá também, como o fará  o movimento dos Sofistas, integrar -se inteiramente na vida pública, apresentar -se como uma preparação ao exercício de poder na cidade e oferecer -se livremente a cada cidadão, mediante lições pagas a dinheiro. [...]   Fonte: VERNANT, Jean -Pierre. As origens do pensamento grego. 11 ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2000. p. 48.    

De acordo com os conteúdos aborda dos nas aulas e no livro da disciplina, em seu início, as principais especulações filosóficas que surgiram em substituição aos mitos diziam r espeito à ...

natureza e fenômenos físicos.


Questão 3/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:   

A palavra "positivismo" foi cunhada por  Auguste Comte e sugere, mais do que o próprio Comte o afirma explicitamente, a necessidade de que todo juízo sobre um estado de coisas ou pronunciamento sobre o mundo seja confirmado pela experiência (daí o  termo "positivo", e por derivação a palavra "positivismo", que designa a  corrente de pensamento que assim caracteriza a atividade do espírito que se quer e se propõe científica, e não simplesmente teológica, meta física ou ideológica). [...]  DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas – T omo 1: positivismo e hermenêutica: Durkheim  e Weber . São Paulo: Loyola, 2004. (p. 168)  

De acordo com o texto e com os conteúdos e livro -base da disciplina, Augusto Comte foi um marco na filosofia positiva, sendo ele um dos primeiros autores a  pensar na importância de...  

uma ciência para estudar a sociedade. 


Questão 4/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:    

Marx considera que, no decorrer da formação da classe burguesa, criaram -se as condições para a diferenciação entre indivíduo pessoal e membro de classe. As contingências das r elações socioeconômicas impuseram -lhe uma ação e modelaram uma personalidade e uma funcionalidade econômica. A burguesia, ao desenvolver a economia orientada p ara as trocas, estimulada pelas relações monetárias, criou as condições para o estabelecimento de uma nova relação social, através da qual pôde assenhorar -se das condições sociais e técnicas do processo de trabalho. [...]    SAEZ, Adelaide Maria. O conceito de classes sociais em Marx. In.: TESKE, Ottmar (coord.) Sociologia: textos e contextos. 2 ed. Canoas: Editora ULBRA, 2005. (p. 152)    

De acordo com o texto e com base n os conteúdos e livro da disciplina, nesse processo, segundo Marx e Engels, os burgueses tornaram- se os detentores do capital, seja esse capital convertido em  dinheiro, propriedades ou equipamentos. E os trabalhadores, desprovidos do capital passaram a ser chamados  de ...

proletários. 


Questão 5/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:

[...] "Educação é vida". "Escola Nova é um movimento renovador que se opera dentro da educação"; "Escola Nova, para John  Dewey se  caracteriza como 'uma mudança radical semelhante à mudança operada no sistema planetário'"; "os trabalhos manuais e o  desenho são as duas matérias nas quais o aluno percebe grande atividade de realização"; "Dewey foi o grande defensor da Escola Ativa" [...].    
CAMARGO, Marilena Aparecida  Jorge Guedes de. Coisas velhas: um percurso de investigação sobre cultura escolar. São Paulo: Editora UNESP, 2000.(p. 108)   

Ainda com base no texto, é possível dizer que pensamento de Dewey esteve, no Brasil, fortemente representado no movimento chamado Manifesto dos Pioneiros da Educação  Nova. 

De acordo com os conteúdos e livro-base da disciplina, quais, entre os intelectuais a seguir,  sofreram forte influência do pensamento pragmatista de Dewey?

Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira.


Questão 6/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:    

Em Emílio, tratado de Rousseau sobre a educação, o filósofo considera o desenvolvimento da criança quando seu crescimento ocorre no campo, tentando analisar os princípios subjacente s ao processo natural de maturação, partindo da infância até a fase adulta. [...] COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2009. (p. 152)   

A partir do texto e fundamentado no conteúdo e no livro-base d a disciplina, qual era o objetivo de Rousseau ao escrever “Emílio, ou Da educação”?  

Estimular o pensamento e a imaginação das pessoas a respeito da educação e formação humana


Questão 7/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:     

[...] Ora, o período no qual Comte viveu corresponde ao auge da industrialização e do aumento substancial da liberdade humana. Antes desse período as pessoas tinham com o referência ontológica as instituições tradicionais, tais como a Igreja, o Estado, a Escola, a Família. Isso ocorria, principalmente, porque a liberdade era restrita, o que, por sua  vez, impedia o desenvolvimento de questionamentos em massa acerca de organização social e das normas que estruturavam a vida em sociedade. Com a chegada da modernidade essa r eferência se perde. [...]
É função desse contexto que surge a Sociedade e Com te foi o artífice dessa construção. Foi ele também que primeiro ressaltou a necessidade de uma ciência capaz de dar conta da especificidade das questões sociais. [...]   ALCÂNTARA, Fernanda Henrique Cupertino. Os clássicos no cotidiano:  Auguste Comte, Karl Marx, Aléxis de Tocqueville, Émile Durkheim, Max Weber.  São Paulo: Arte & Ciência, 2007. (p. 24 )   

Com base no texto e nos conteúdos e livros da disciplina é  possível afirma que Comte criou uma ciência para investigar a sociedade. Qual o nome dado a esta ciência?

Sociologia.


Questão 8/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:    

[...] A fenomenologia não aspira à objetivação. "Não se trata de assegurar a objetividade, mas de compreendê -la. Por isso, a fenomenologia não é jamais autoritária, não possui uma mentalidade colonizadora e, mais ainda, não deseja compreender os  outros, isto é, incluí-los no domínio do próprio. [...], a fenomenologia nada impõe (mentalidade colonizadora), nem se preocupa em ilustrar  (atitude presente na "filosofia das luzes" ), mas apenas sugere e expõe. [...]   FABRI, Marcelo. Fenomenologia e  cultura: Husserl, Levinas e a  motivação ética do pensar. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.( p. 56)   

A partir do texto e dos conteúdos e livro -base da disciplina, afirma -se que a Fenomenologia, enquanto perspectiva filosófica surgiu em fins do século XIX, início do século XX com a intenção de superar alguns dos impasses de qual ciência?

Psicologia


Questão 9/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:    

Considerando as diferentes modalidade s de Aparelhos Ideológicos de Estado (AIE) (religioso, escolar, familiar, jurídico, político, sindical, da informação, cultural),  Althusser conclui que o aparelho ideológico de Estado escolar se converteu, no capitalismo, em  aparelho ideológico dominante. Nessa condição, a escola tornou -se o instrumento mais acabado de reprodução das relações de produção capitalistas.   SAVIANI, Dermeval. História d as idéias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas: Autores Associados, 2008. ( p. 394-395)   

De acordo com o texto e com os conteúdos e livro -base da disciplina, a escola é um dos meios de transmissão  da ideologia burguesa capitalista, contribuindo para a manutenção d o controle social. Numa critica à educação da classe dominante, a filosofia de Althusser serviu como base e inspiração para qual corrente pedagógica?

Crítico-reprodutivista.


Questão 10/10 
Leia o fragmento de texto a seguir:    

[...] O objetivo do processo educacional, dizia ele, "é capacitar os indivíduos a dar continuidade a sua própria educação e a finalidade e recompensa do aprendizado é proporcionar -lhes os meios para um constate 
desenvolvimento". Vida e educação são inseparáveis e todo program a educacional tem de necessariamente  conduzir o cidadão a uma melhoria de vida.   OLIVEIRA, Admardo Serafim de;  et. al. Introdução ao pensamento filosófico. 8 ed. São Paulo, Loyola, 2005. (p. 10 9)   O texto acima refere-se aos propósitos de John Dewey para a educação. De acordo com o texto, e com os conteúdos e livro da disciplina, por  qual a razão Dewey influenciou o pensamento de educadores brasileiros na década de 1930?


Em fase de superação de um regime político oligárquico, o pragmatismo parecia apontar para uma possibilidade de educar para uma sociedade democrática.