AVALIAÇÃO OBJETIVA → Teorias do Conhecimento Pedagógico

Oi gente.

Para a galera da 2ª Licenciatura estamos quase terminando com as postagens, para a galera da Graduação em Pedagogia, tem muitas postagens pela frente.

Segue abaixo a prova Objetiva da disciplina Teorias do Conhecimento Pedagógico.





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Bons estudos.

Questão 1/10 
Leia o fragmento de texto abaixo:

(...) a o tomar  o processo produtivo como  modelo de  qualidade e  eficiência, o  tecnicismo reverteu a  tendência  escolanovista  de  colocar  o  aluno  no  centro  do  processo  educativo.  O  processo mental  do  aluno,  a  descoberta  e  a  construção  individual  do  saber  deixa m  de  ser  levados  em consideração e a educação passa a ser compreendida como  um processo de condicionamento e reforço da resposta que se quer obter.SHUR, Ingerenate Frose.  SILVA,  Simone  Zampier.  Relação  professor  –  aluno-conhecimento.  Curitiba:Intersaberes, 2012  (p.  33) 

Com  base  no  texto  apresentado  acima,  nos  conteúdos  da  teleaula  e  no  livro  base  da  disciplina, analise a s afirmativas  a seguir  após assinale a  que refere -se  ao método  de ensino  na pedagogia tecnicista.

O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado. 

Questão 2/10 

De acordo com a pedagogia tradicional, a criança tem capacidade de aprendizagem igual a do adulto, sendo apenas menos evoluída. No modelo tradicional a repetição e o treino são essenciais a aprendizagem, e o estímulo costuma ser negativo, por meio de castigos, notas baixas, comunicados aos pais e outras formas de constrangimento. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São  Paulo: Pearson, 2014 (p.91) 

Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos das teleaulas e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere ao papel da escola na pedagogia tradicional. 

O papel da escola segundo a pedagogia tradicional, consistia em preparar os alunos por meio  da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.


Questão 3/10 

A  pedagogia  tradicional  estabeleceu  uma  ênfase  no  conteúdo  enciclopédico,  ou   seja,  no conhecimento  já  instituído  e  tido  como  verdade  absoluta.  O  professor  era  responsável  pela organização dos saberes em sequência  lógica e transmiti-los geralmente  pela exposição oral aos alunos. SHUR, Inge  renate Frose. S ILVA, Simone  Zampier.  Relação professor  – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes,  2012  (p.  28)    

Sobre  o  papel  do  aluno  na  pedagogia  tradicional,  analise  as  afirmativas  a  seguir:    

I – (V) O papel do aluno era o de mero receptor do que o professor ensinava. 

II - (V) O aluno tinha um papel secundário, pois o ator principal era o professor. 

III - (F) O aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem. 


Questão 4/10 

Na tendência pedagógica tradicional, a escola é vista como um preparatório do intelecto e da integridade moral do indivíduo. A única preocupação da escola é com a cultura, e ela não se envolve com as questões sociais os conteúdos ministrados e os métodos são os mesmos para todos, e o aproveitamento depende da capacidade e do esforço individual.  ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São  Paulo: Pearson, 2014 (p.90)   

Sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.  

(V) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tradicional, eram  os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.  

(V) A seleção dos conteúdos não se dava pela relevância na solução dos problemas do cotidiano, e sim, por serem considerados como da cultura universal. 

(V) A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.  
(F) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.


Questão 5/10 

A  pedagogia  tradicional  caracteriza  a  escola  como  antídoto  contra  a  ignorância,  como instrumento  que  garantiria  a  integração  de  to dos  na  sociedade  capitalista,  ao  lhes  transmitir  os conhecimentos  necessários para  adaptar -se  a  ele. Havia,  portanto,  certo  entusiasmo em  relação ao  potencial  da  educação  no  sentido  de  promover  a  equalização  social.  SAVIANI,  Demerval.  Escola  e  democracia:  teorias  da  educação,  curvatura  da  vara,  onze  teses sobre  educação  e  política.  Campinas:  Autores  Associados,  1989  (p.  19)    

Sobre  a  pedagogia  tradicional,  analise  as  afirmativas  a  seguir,  assinalando  V  para  as afirmativas  verdadeiras  e  F  para  as  afirmativas  falsas.  

(V)  O  papel  da  escola  segundo  a  pedagogia  tradicional,  era  de  preparar  os  alunos  por  meio  da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade. 

(V)  Os  conteúdos  transmitidos  pelo  professor  eram  os  conhecimentos  e  valores  sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. 

(V) A relação entre professores e alunos era autoritária e esperava -se que estes últimos ficassem em silêncio no decorrer das aulas, sem se comunicar com os colegas. 

(F)  O  papel  da  escola   é  o  de  adequar  a s  pessoas  à  sociedade  vigente,  mas  muda  a compreensão  de  como  isso  se  efetiva. 


Questão 6/10 

As  teorias  (ou  concepções)  não  críticas  de  educação  compreendem  a  sociedade  como essencialmente  harmoniosa,  tendendo  a  integração  d os  seus  membros.  SAVIANI, Demerval. Es cola e democracia. 40 . D. Campinas: Autores Associados, 2008 (p. 130)  

Analise  as  afirmativas  a  seguir  e,  após,  assinale  a  que  se  refere  as  tendências pedagógicas das teorias não críticas.

Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.


Questão 7/10 

Os pioneiros da Pedagogia Libertária no Brasil foram os imigrantes, principalmente os espanhóis, italianos e portugueses que vieram trabalhar nas lavouras cafeeiras no final do século XIX, após a abolição da escravatura no país. Mais tarde esses imigrantes passaram a trabalhar nas cidades em crescimento formando os primeiros sindicatos operários. Foram eles que se encarregaram em desenvolver a Pedagogia Libertária para criticar as instituições tradicionais. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São  Paulo: Pearson, 2014 (p.100)  

Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere -se ao papel da escola na Pedagogia Libertária. 

A Pedagogia Libertária coloca como papel da escola exercer  uma transformação da personalidade  do aluno no sentido libertário e autogestionário.


Questão 8/10 

A concepção tecnicista pretendia aproximar a educação do modo de funcionamento da fábrica, tornando a escola mais eficiente e produtiva. Busca -se a eficiência, a eficácia, a qualidade, a produtividade e a neutralidade na escola, que deve funcionar como um empresa.  SHUR, Ingerenate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhec imento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 33)   

Sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tecnicista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.   

(F) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tecnicista, eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades. 

(V) Os conteúdos a serem ensinados na pedagogia tecnicista deveriam ser baseados em informações, princípios e leis. 

(F) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente. 

(V) Os conteúdos eram organizados em uma sequência lógica e psicológica, estabelecida e ordenada por especialistas.


Questão 9/10 

Diferentes  modos  de  organizar  as  aulas  e  transmitir  conteúdos  caracterizaram  as  escolas elementares  no  período  colonial:  o  individual,  o  simultâneo,  o  mútuo  ou  misto,  todos fundamentados  na  memorização.  Também  nessa  época,  sugiram  as  conferências  pedagógicas com  vistas  a  atualização  de  professores,  e  houve  o  aumento  da   circulação  de  material educacional impresso (cartilhas, livros e periódicos especializados em educação).  
VEIGA,  Cynthia  Greive.  História  da  educação.  São  Paulo:  ática,  2007  (p.  169). 

Sobre  a educação  no  Brasil  durante  o  Período  Imperial,  analise  as   afirmativas  a  seguir:  

I  – (V) Houve  a  criação   de  uma  série  d e  cursos,  tanto  profissionalizante  em  nível  médio  como  em nível superior, bem como militares. 

II – (V) O Império deveria possuir um sistema educacional. 

III – (F) Implementação das aulas régias. 

IV -  (V) A escola tomava por pressuposto o método lancasteriano, que consistia na ajuda mútua entre os alunos mais adiantados e os atrasados


Questão 10/10 

A  escola  tradicional  apresenta  u ma  estrutura  curricular  com  conteúdos  isolados  e  disciplinas específicas.  Visa  preparar  o  educando  para  atuar  em  sociedade  com  base  e m  um  ensino enciclopédico  desconexo.  LIMA,  Michelle  Fernandes.  ZANLORENZI,  Claudia  Maria  Petchak.  PINHEIRO.  Luciana  Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 91).   

Com  base  no  texto  apresentado  a cima,  nos  conteúdos  da  teleaula  e  no  livro  base da disciplina, analise  as afirmativas a  seguir e, a pós, assinale a  que se  refere a concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional. 

A concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional era baseada no inatismo.