Para a galera da 2ª Licenciatura estamos quase terminando com as postagens, para a galera da Graduação em Pedagogia, tem muitas postagens pela frente.
Segue abaixo a prova Objetiva da disciplina Teorias do Conhecimento Pedagógico.
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Bons estudos.
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto abaixo:
(...) a o tomar o processo produtivo como modelo de qualidade e eficiência, o tecnicismo reverteu a tendência escolanovista de colocar o aluno no centro do processo educativo. O processo mental do aluno, a descoberta e a construção individual do saber deixa m de ser levados em consideração e a educação passa a ser compreendida como um processo de condicionamento e reforço da resposta que se quer obter.SHUR, Ingerenate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 33)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise a s afirmativas a seguir após assinale a que refere -se ao método de ensino na pedagogia tecnicista.
O método de ensino deveria ser impessoal, eficiente, cientificamente comprovado.
Questão 2/10
De acordo com a pedagogia tradicional, a criança tem capacidade de aprendizagem igual a do adulto, sendo apenas menos evoluída. No modelo tradicional a repetição e o treino são essenciais a aprendizagem, e o estímulo costuma ser negativo, por meio de castigos, notas baixas, comunicados aos pais e outras formas de constrangimento. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.91)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos das teleaulas e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere ao papel da escola na pedagogia tradicional.
O papel da escola segundo a pedagogia tradicional, consistia em preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
Questão 3/10
A pedagogia tradicional estabeleceu uma ênfase no conteúdo enciclopédico, ou seja, no conhecimento já instituído e tido como verdade absoluta. O professor era responsável pela organização dos saberes em sequência lógica e transmiti-los geralmente pela exposição oral aos alunos. SHUR, Inge renate Frose. S ILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhecimento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 28)
Sobre o papel do aluno na pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir:
I – (V) O papel do aluno era o de mero receptor do que o professor ensinava.
II - (V) O aluno tinha um papel secundário, pois o ator principal era o professor.
III - (F) O aluno é o sujeito de sua própria aprendizagem.
Questão 4/10
Na tendência pedagógica tradicional, a escola é vista como um preparatório do intelecto e da integridade moral do indivíduo. A única preocupação da escola é com a cultura, e ela não se envolve com as questões sociais os conteúdos ministrados e os métodos são os mesmos para todos, e o aproveitamento depende da capacidade e do esforço individual. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.90)
Sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tradicional, eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
(V) A seleção dos conteúdos não se dava pela relevância na solução dos problemas do cotidiano, e sim, por serem considerados como da cultura universal.
(V) A organização dos conteúdos seguia a lógica do adulto e não do desenvolvimento infantil, pois se acreditava que a criança assimilava o saber do mesmo modo que o adulto.
(F) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
Questão 5/10
A pedagogia tradicional caracteriza a escola como antídoto contra a ignorância, como instrumento que garantiria a integração de to dos na sociedade capitalista, ao lhes transmitir os conhecimentos necessários para adaptar -se a ele. Havia, portanto, certo entusiasmo em relação ao potencial da educação no sentido de promover a equalização social. SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. Campinas: Autores Associados, 1989 (p. 19)
Sobre a pedagogia tradicional, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) O papel da escola segundo a pedagogia tradicional, era de preparar os alunos por meio da assimilação dos conteúdos para assumirem sua posição na sociedade.
(V) Os conteúdos transmitidos pelo professor eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
(V) A relação entre professores e alunos era autoritária e esperava -se que estes últimos ficassem em silêncio no decorrer das aulas, sem se comunicar com os colegas.
(F) O papel da escola é o de adequar a s pessoas à sociedade vigente, mas muda a compreensão de como isso se efetiva.
Questão 6/10
As teorias (ou concepções) não críticas de educação compreendem a sociedade como essencialmente harmoniosa, tendendo a integração d os seus membros. SAVIANI, Demerval. Es cola e democracia. 40 . D. Campinas: Autores Associados, 2008 (p. 130)
Analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que se refere as tendências pedagógicas das teorias não críticas.
Pedagogia Tradicional, Pedagogia Nova e Pedagogia Tecnicista.
Questão 7/10
Os pioneiros da Pedagogia Libertária no Brasil foram os imigrantes, principalmente os espanhóis, italianos e portugueses que vieram trabalhar nas lavouras cafeeiras no final do século XIX, após a abolição da escravatura no país. Mais tarde esses imigrantes passaram a trabalhar nas cidades em crescimento formando os primeiros sindicatos operários. Foram eles que se encarregaram em desenvolver a Pedagogia Libertária para criticar as instituições tradicionais. ANTONIO, José Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Pearson, 2014 (p.100)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, após, assinale a que refere -se ao papel da escola na Pedagogia Libertária.
A Pedagogia Libertária coloca como papel da escola exercer uma transformação da personalidade do aluno no sentido libertário e autogestionário.
Questão 8/10
A concepção tecnicista pretendia aproximar a educação do modo de funcionamento da fábrica, tornando a escola mais eficiente e produtiva. Busca -se a eficiência, a eficácia, a qualidade, a produtividade e a neutralidade na escola, que deve funcionar como um empresa. SHUR, Ingerenate Frose. SILVA, Simone Zampier. Relação professor – aluno-conhec imento. Curitiba:Intersaberes, 2012 (p. 33)
Sobre o papel dos conteúdos na pedagogia tecnicista, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(F) Os conteúdos transmitidos pelo professor na pedagogia tecnicista, eram os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas gerações adultas e repassados ao aluno como verdades.
(V) Os conteúdos a serem ensinados na pedagogia tecnicista deveriam ser baseados em informações, princípios e leis.
(F) A organização dos conteúdos é estruturada de modo a promover desafios cognitivos e situações problemáticas a serem resolvidos pelos alunos coletivamente.
(V) Os conteúdos eram organizados em uma sequência lógica e psicológica, estabelecida e ordenada por especialistas.
Questão 9/10
Diferentes modos de organizar as aulas e transmitir conteúdos caracterizaram as escolas elementares no período colonial: o individual, o simultâneo, o mútuo ou misto, todos fundamentados na memorização. Também nessa época, sugiram as conferências pedagógicas com vistas a atualização de professores, e houve o aumento da circulação de material educacional impresso (cartilhas, livros e periódicos especializados em educação).
VEIGA, Cynthia Greive. História da educação. São Paulo: ática, 2007 (p. 169).
Sobre a educação no Brasil durante o Período Imperial, analise as afirmativas a seguir:
I – (V) Houve a criação de uma série d e cursos, tanto profissionalizante em nível médio como em nível superior, bem como militares.
II – (V) O Império deveria possuir um sistema educacional.
III – (F) Implementação das aulas régias.
IV - (V) A escola tomava por pressuposto o método lancasteriano, que consistia na ajuda mútua entre os alunos mais adiantados e os atrasados
Questão 10/10
A escola tradicional apresenta u ma estrutura curricular com conteúdos isolados e disciplinas específicas. Visa preparar o educando para atuar em sociedade com base e m um ensino enciclopédico desconexo. LIMA, Michelle Fernandes. ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. PINHEIRO. Luciana Ribeiro. A função do currículo no contexto escolar. Curitiba: Intersabers, 2012 (p. 91).
Com base no texto apresentado a cima, nos conteúdos da teleaula e no livro base da disciplina, analise as afirmativas a seguir e, a pós, assinale a que se refere a concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional.
A concepção de aprendizagem na pedagogia tradicional era baseada no inatismo.