Estou postando a APOL da disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação.
Faça o download gratuito da APOL abaixo 👇
Bons estudos!
Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação
levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros
educadores, um projeto de reforma de ensino francês, que ficou conhecido como
Projeto Lange vi n-Wallon.”
De acordo com os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da
Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico,
as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os
fatores orgânicos e os fatores...
Sociais.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Piaget foi sem dúvidas o teórico que conseguiu levar mais adiante um
projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com
as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno
inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais
inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos
que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de
resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais
inteligente que a criança.
Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a
criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura
cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que
vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa
natureza”.
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um
encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, a respeito
da Epistemologia Genérica (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a
seguir:
I (F) Na
teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o
principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II (V) Para
desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação contínua existente entre o indivíduo
e os meios físico e social.
III (F) Como o
foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos
de construção do conhecimento pelo adulto.
IV (V) Em
suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento
tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A
criança é um ser social desde sempre, pois nasce num contexto, semiótica e
afetivamente, constituído pelo grupo do qual é parte. Para compreender o processo
de desenvolvimento precisamos estar voltados para a totalidade das relações das
quais a criança faz parte e as quais modifica. Wallon entende que a criança é
um ser geneticamente social, ou seja, nasce num meio envolvente do qual depende
inteiramente para a satisfação de seus desconfortos e necessidades, sendo um ser
biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem
próprias".
Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da
Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua
teoria foi chamado de...
Interacionista
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do
desenvolvimento humano.
Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas
superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções
materialistas predominantes na UniãoSoviética pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus
pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na
sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num
processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo,
molda o funcionamento psicológico do homem".
Conforme o conteúdo das aulas e o
livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos
filosófico, pedagógico e psicológico, na teoria proposta por Vigotski, a
linguagem é uma das funções psicológicas
do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...
Inesgotável.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Revendo a escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe-se
que o ensino, ainda hoje, baseia-se em treinos ortográficos, exaustivos e
repetitivos exercícios que objetivam que a criança apreenda a correspondência
fonema/grafema como se ela se constituísse apenas de simples habilidade
visomotora. Segundo Vygotsky, “ensina-se as crianças a desenhar letras e construir
palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal
forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a
linguagem escrita como tal”.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da
Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas
verdadeiras e F para as falsas:
I (V) A
teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação,
principalmente nas questões ligadas à linguagem.
II (F)
Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente
após o ingresso da criança na escola.
III (V) Para
Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação
de conceitos científicos.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até
os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época.
No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram
mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a
ser eles os próprios educadores (foi especialmente o que ocorreu com a
conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação cultural e à
própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos
da sociedade grega".
Pedagogo
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a
pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e
inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas
contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito
pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas
de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas
e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão
e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão
otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada
para o crescimento e a autoatualização".
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um
encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o que é a
“autoatualização” proposta por
Carls Rogers?
É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um
indivíduo pode alcançar.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Nove anos após a proclamação da Terceira República, exatamente
quando a França reerguia-se das ruínas provocadas pelo império de Napoleão III,
nasce em Paris, numa família republicana, Henri Wallon. Esse autor dedicou sua
vida a viver para os outros. Além de acadêmico, foi um homem político. Mesmo
trazendo de berço a tradição política herdada do deputado e seu avô, também
chamado Henri Wallon, sua participação na humanidade foi marcada mais por sua
dedicação como pesquisador do que propriamente pelos cargos políticos que
chegou a assumir. Seus estudos têm como principal objetivo decifrar o homem, isto
é, desvelar como um recém-nascido, com toda a sua imperícia. transforma-se em
um adulto. Com essa preocupação, atribuiu um papel básico à emoção e sobre ela
elaborou uma teoria psicogenética que ocupa um lugar fundamental em toda a sua
obra".
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da
Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e
psicológico, o curso de Psicologia ainda não existia no tempo em que Wallon foi
estudante universitário. Nesse contexto,
em qual curso graduou-se Wallon?
Medicina.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam
dificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e
complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à
inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem
com a razão e com o desenvolvimento). Por isso é necessário mostrar que o
trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma
novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteligência,
entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento".
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da
Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, qual o nome da teoria
proposta por Jean Piaget?
Epistemologia genética.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os
psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto ‘mim’
do self. Este é o aspecto que podemos conhecer,
explorar e tentar mudar nas direções desejadas.
Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências
aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os
educadores. Entre os psicólogos que contribuíram
para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers
(1902-1987)".
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um
encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível
dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como
pessoa, caracteriza-se como...
Não diretivo.