APOL → Fundamentos Psicológicos da Educação

Oi pessoal.

Estou postando a APOL da disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação.


Faça o download gratuito da APOL abaixo 👇




Bons estudos! 


Questão 1/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma de ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Lange vi n-Wallon.”

De acordo com os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...

Sociais.

Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Piaget foi sem dúvidas o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança.

Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza”.

Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, a respeito da Epistemologia Genérica (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir:

I (F) Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II (V) Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social.
III (F) Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto.
IV (V) Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo.

Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

"Bebês nascem, crianças crescem, vivem e atuam no meio social. A criança é um ser social desde sempre, pois nasce num contexto, semiótica e afetivamente, constituído pelo grupo do qual é parte. Para compreender o processo de desenvolvimento precisamos estar voltados para a totalidade das relações das quais a criança faz parte e as quais modifica. Wallon entende que a criança é um ser geneticamente social, ou seja, nasce num meio envolvente do qual depende inteiramente para a satisfação de seus desconfortos e necessidades, sendo um ser biológico que nasce já social e membro de um grupo com cultura e linguagem próprias".

Com base no texto, nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o enfoque sobre o qual Wallon desenvolveu sua teoria foi chamado de...

Interacionista

Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

“Falar da perspectiva de Vygotsky é falar da dimensão social do desenvolvimento humano.
Interessado fundamentalmente no que chamamos de funções psicológicas superiores, e tendo produzido seus trabalhos dentro das concepções materialistas predominantes na UniãoSoviética pós-revolução dc 1917, Vygotsky tem como um de seus pressupostos básicos a idéia de que o ser humano constitui-se enquanto tal na sua relação com o outro social. A cultura torna-se parte da natureza humana num processo histórico que, ao longo do desenvolvimento da espécie e do indivíduo, molda o funcionamento psicológico do homem".

Conforme o conteúdo das aulas e  o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, na teoria proposta por Vigotski, a linguagem  é uma das funções psicológicas do homem. Nessa perspectiva, o sentido da palavra é...

Inesgotável.

Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

"Revendo a escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe-se que o ensino, ainda hoje, baseia-se em treinos ortográficos, exaustivos e repetitivos exercícios que objetivam que a criança apreenda a correspondência fonema/grafema como se ela se constituísse apenas de simples habilidade visomotora. Segundo Vygotsky, “ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal”.

De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 

I (V) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem.
II (F) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.
III (V) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos.

Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a ser eles os próprios educadores (foi especialmente o que ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos da sociedade grega".

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?


Pedagogo

Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

"[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia. Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a autoatualização".

Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o que é a “autoatualização” proposta por
Carls Rogers?

É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.

Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

"Nove anos após a proclamação da Terceira República, exatamente quando a França reerguia-se das ruínas provocadas pelo império de Napoleão III, nasce em Paris, numa família republicana, Henri Wallon. Esse autor dedicou sua vida a viver para os outros. Além de acadêmico, foi um homem político. Mesmo trazendo de berço a tradição política herdada do deputado e seu avô, também chamado Henri Wallon, sua participação na humanidade foi marcada mais por sua dedicação como pesquisador do que propriamente pelos cargos políticos que chegou a assumir. Seus estudos têm como principal objetivo decifrar o homem, isto é, desvelar como um recém-nascido, com toda a sua imperícia. transforma-se em um adulto. Com essa preocupação, atribuiu um papel básico à emoção e sobre ela elaborou uma teoria psicogenética que ocupa um lugar fundamental em toda a sua obra".

De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o curso de Psicologia ainda não existia no tempo em que Wallon foi estudante universitário.  Nesse contexto, em qual curso graduou-se Wallon?

Medicina.

Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

"Sabemos que as teorias clássicas de aprendizagem apresentam dificuldades sérias para explicar a aquisição dos comportamentos elementares e complexos, em razão, sobretudo, de entenderem a aprendizagem como oposta à inteligência (com suas consequências limitativas das relações da aprendizagem com a razão e com o desenvolvimento). Por isso é necessário mostrar que o trabalho científico e epistemológico de Piaget sobre a aprendizagem constitui uma novidade teórica capaz de superar as dicotomias seculares entre aprendizagem e inteligência, entre aprendizagem e razão e entre aprendizagem e desenvolvimento".

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico,  pedagógico e psicológico, qual o nome da teoria proposta por Jean Piaget?

Epistemologia genética.

Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:   

"Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto ‘mim’ do self.  Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas.  Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores.  Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987)".

Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa, caracteriza-se como...


Não diretivo.