SIMULADO → Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza

Olá gente,

Estou postando o SIMULADO da disciplina METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA.


Lembrando que aqui no blog vocês encontram algumas provas sobre o tema.

👉 APOL UTA B - FASE II → Metodologias Exatas e Geografia

👉 AVALIAÇÃO DISCURSIVA - UTA B → Metodologias Exatas e Geografia

Faça o download gratuito do simulado abaixo 👇


Bons estudos!!

Questão Questão 1/10
Leia a seguinte citação:

“O termo ciência pode designar dois tipos de fenômenos. Primeiramente, a representação
que se faz do mundo, para qualquer tipo de civilização ou qualquer grupo humano. Em
seu segundo sentido, visa mais precisamente ao que chamamos de ciências modernas, ou
seja, essa representação do mundo adotada pela civilização ocidental, em especial, a partir
do século XIV”.

De acordo com o livro-base Metodologia d o Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
sobre a prática de ensino das ciências naturais, é correto afirmar que, ao contrário do que
é praticado nas ciências tradicionais, nas ciências modernas...

o aluno é evidenciado como o centro do processo.


Questão Questão 2/10
Considere a afirmação a seguir:

“A aula é o lugar da concretização do ensino. É o momento em que o professor executa
os procedimentos que havia preparado. Supostamente, um planejamento bem realizado
deveria garantir o sucesso e a eficiência desse empreendimento”.

Tendo como referência o excerto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de
Ciências Biológicas e da Natureza no que diz respeito às aulas experimentais, coloque V
para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:

I. (V) As atividades experimentais que podem ser realizadas individualmente ou em grupo
são fundamentais no ensino das ciências, pois, por meio desta prática, o aluno é
estimulado a fazer observações, comprová-las e tirar conclusões a res peito do fato
observado.

II. (V) As aulas experimentais, realizadas tanto em sala quanto em outro ambiente
apropriado, são essenciais para despertar o interesse do aluno pelos conceitos científicos,
tornando-os, dessa forma, verdadeiros e concretos.

III. (F) As atividades experimentais obrigatoriamente devem ser realizadas individualmente, pois, por meio dessa prática, o aluno terá facilidade na produção de novos conceitos.

IV. (F) Muitas vezes as aulas experimentais tornam -se muito maçantes e desmotivadoras.
Por esta razão, é necessário muito cuidado com as práticas realizadas.

Questão Questão 3/10
Leia a passagem de texto a seguir:

“Tanto as pesquisas sustentadas nas ciências sociais quanto nas ciências naturais têm
como missão a busca pela verdade, sendo seus objetivos descrever, explicar e predizer
com o intuito de fazer avançar o conhecimento em determinada área”.

De acordo com o livro-base Metodologia d o Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza,
estudado nesta disciplina, no que diz respeito às ciências formais e às ciências factuais, é
correto afirmar que:

As ciências formais se referem ao estudo das ideias, enquanto as ciências factuais, ao estudo dos fatos.

Questão Questão 4/10
Leia a seguinte citação:

“Piaget ampliaria a com preensão em sua doutrina sobre o círculo das ciências. A biologia
embasa a psicologia e, além desta, a lógica e a matemática; mas a lógica e a matemática,
por sua vez, embasam a física e a química e, assim, em última análise, a biologia”.

De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino d e Ciências Biológicas e da Natureza
sobre as Ciências Biológicas, é correto afirmar que:

I. Biológicas origina-se de bios, em grego, que significa vida. (V)
II. Está classificada como ciências formais. (F)
III. É uma ciência da vida. (V)
IV. Fazem parte das ciências da natureza ou ciências experimentais. (V)

Questão Questão 5/10
Leia a passagem de texto a seguir:

“A ciência, que começou a avançar com muita velocidade durante o século XIX, tem
progredido ainda mais rapidamente durante o século XX. E não foram apenas as
descobertas científicas que se aceleraram. Um número cada vez maior de cientistas
trabalha, usando um equipamento cada vez mais poderoso e sofisticado, e os resultados
obtidos têm sido muitas vezes assombrosos e certamente teriam maravilhado as mentes
mais imaginativas de gerações um pouco anterior”.

De acordo com os conteúdos do livro -base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza , a ciência tem permitido enormes avanços em diversos setores da sociedadepor intermédio de que meio?

Pelos métodos experimentais.

Questão Questão 6/10
Leia o extrato de texto a seguir:

“As ciências factuais são divididas tradicionalmente como ciências naturais e sociais [ ...].
As ciências naturais têm como objetivo entender fenômenos complexos”.

Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da
Natureza no que diz respeito às Ciências da Natureza, é correto afirmar que:

I. São aquelas que estudam os objetos e os fenômenos da natureza e os organismos vivos. (V)
II. Têm em vista que os fenômenos da natureza podem ser observados em ambientes naturais. (V)
III. Têm em vista que os fenômenos da natureza podem ser produzidos em laboratórios de
pesquisa. (V)
IV. Têm em vista que os fenômenos da natureza não são produzidos em laboratório. (F)

Questão Questão 7/10
Leia o extrato de texto a seguir:

“Mostrar a Ciência como um conhecimento que colabora para a compreensão do mundo
e suas transformações, para reconhecer o homem como parte do universo e como indivíduo,
é a meta que se propõe para o ensino da área na escola fundamental”.

De acordo com as aulas e o livro-base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e da
Natureza sobre Ciência, é correto afirmar que:

Ciência, no singular, refere-se às diferentes maneiras de realização do ideal de

cientificidade.


Questão Questão 8/10
Considere o fragmento de texto a seguir:

“O senso comum é um momento de qualquer ciência, é a manifestação fenomênica, o
ultrassensível, a intuição sensível. Faz parte do universo absorvido pelos sentidos. Para
Kant, o senso comum é a faculdade de julgar e discriminar o certo do errado e deve basear-se no sentido do gosto”.

Tendo em vista os conteúdos do livro -base Metodologia do Ensino de Ciências Biológicas e
da Natureza c om relação ao conhecimento do senso comum e formação de conceitos, analise as assertivas abaixo:

I. Ao longo do tempo, o homem buscou respostas par a tentar entender a si mesmo e explicar a realidade que o cerca. (V)
II. Pelo conhecimento do senso com um adquirido ao longo do tempo, o homem se
tornou um ser semelhante aos demais. (F)
III. Com o tempo, o homem f oi acumulando diversos conhecimentos, os quais permitiram
que ele pudesse atuar nas mais diversas áreas da realidade. (V)
IV. Podemos dizer que todas as formas de representação encontradas pelo homem para
explicar a realidade, entender a si m esmo e interpretar o mundo e tudo o que ocorre ao seu redor recebem o nome de conhecimento. (V)

Questão Questão 9/10
Considere o excerto d e texto a seguir:

“As principais atividades das ciências naturais consistem em descobrir com o as coisas
são e em justificar a razão de serem as sim. As pesquisas que utilizam suas abordagens
necessitam ser fiéis aos fatos observados além de ter certa habilidade para predizer futuras observações”.

Conforme estudado nesta disciplina, as ciências naturais devem capacitar o aluno para
que este venha a utilizar os conceitos científicos em sua vida cotidiana, de m odo que ele
possa aplicá -los em diversas situações. A esse respeito, analise as afirmativas e coloque V para verdadeiro, e F para falso.

I. (F) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a
capacidade de compreender, por exemplo, o crescimento do senso com um e o declínio dos conceitos científicos.
II. (V) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a
capacidade de compreender, por exemplo, a necessidade de se fazer a reciclagem e o
reaproveitamento de materiais.
III. (V) Os conceitos científicos ensinados devem fazer com que o aluno tenha a
capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que prescrevem a codificação
genética.
IV. (V) Os conceitos científicos ensinados de vem fazer c om que o aluno tenha a
capacidade de compreender, por exemplo, os mecanismos que levam à formação de radicais livres.

Questão Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Não existe um método único, aplicável a todas as
ciências. A matemática e a lógica, por exemplo, têm características próprias, diferentes dasdemais ciências: fazem parte do que se convencionou chamar de ciências formais (que
desenvolvem símbolos, teoremas e uma linguagem formal), em oposição às ciências
empíricas ou factuais (que desenvolvem explicações para fenômenos observáveis)”

Segundo os conteúdos do livro-base Metodologia d o Ensino de Ciências Biológicas e da
Natureza, como é denominado o método em que a inteligência passa do conhecido ao
desconhecido?


Dedução.