Para os alunos que estão iniciando o curso de Pedagogia para Licenciados da UNINTER, irei postar em sequência os simulados da primeira UTA → Gestão Escolar Fase I
Começarei pela disciplina: EJA.
Faça o download gratuito do simulado abaixo 👇
Dica: As avaliações são mais focadas no conteúdo do livro-base do que nas aulas virtuais disponíveis no AVA - Univirtus.
Bons Estudos!!
QUESTÃO 1/12
“A educação do trabalhador até bem pouco
tempo, não era tida como necessária. A partir das transformações no processo de
trabalho e no processo industrial, esse conceito mudou e surgiu a necessidade
de um operário pensante.”
O inicio da EJA tem como características:
(V) Um alto índice de analfabetismo, o que foi motivo de vergonha
nacional.
(V) Um adulto tratado como ser ignorante, que precisava ser ajustado
socialmente.
(V) Uma metodologia utilizada na educação para as crianças.
QUESTÃO 2/12
“A educação popular nasceu fora da escola,
no seio das organizações populares, mas seus princípios e sua metodologia, com
bases emancipatórias, tiveram uma repercussão tão grande na sociedade que
acabaram cruzando fronteiras e os muros das escolas, influenciando práticas
educativas, tanto as que acontecem nos espaços escolares, como nos sindicatos,
nas ONGs, Associações de Moradores, Reuniões do Orçamento Participativo (OP),
nos Conselhos Populares, etc. Seus desafios não são pequenos nos dias atuais.”
Outro autor que nos auxilia na compreensão
da história da educação popular no Brasil é Brandão (2008), quando descreve
quatro posturas desta forma de ensino.
Relacione a postura com as suas
características, de acordo com as aulas.
I. Negação da Educação Popular.
II. Reconhecimento da importância da Educação Popular.
III. Reconhecimento da Educação Popular enquanto fenômeno.
IV. Atribuição à Educação Popular de uma história longa e fecunda.
II. Reconhecimento da importância da Educação Popular.
III. Reconhecimento da Educação Popular enquanto fenômeno.
IV. Atribuição à Educação Popular de uma história longa e fecunda.
(II) A Educação Popular tem importância cultural, ainda que esteja
situada muito mais no campo dos movimentos sociais do que no da educação.
(III) A Educação Popular é um fenômeno situado e data na historiada
educação de alguns países da América Latina, tendo o Brasil como foco de
origem.
(I) A Educação Popular não é considerada como uma visão, uma
tendência, uma escola, uma filosofia, um sistema, uma metodologia ou uma
prática pedagógica.
(IV) A Educação Popular possui uma história bastante diversificada,
polêmica, longa e fecunda.
QUESTÃO 3/12
Leia o fragmento do texto a seguir:
“[...]Constatar que a alfabetização de
adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um
sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a
população com os rudimentos de leitura e escrita”
MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos
alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e
Vygotsky. Maceio: Edufal, 1999.
Considerando os estudos acerca da concepção
instrumental da educação, analise as afirmativas sobre os conteúdos na Educação
de Jovens e Adultos, propostos nesta visão:
I. Os conteúdos eram de responsabilidade
única do educador. (F)
II. A equipe técnica era quem organizava as
cartilhas utilizadas pelos alunos da EJA. (V)
III. Os educadores não tinham acesso a
seleção dos conteúdos da EJA, representados como objetos do sistema educacional
desta concepção. (V)
IV. Os conteúdos eram escolhidos pelos
educandos. (F)
QUESTÃO 4/12
Na última década, segundo censo realizado
pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), registrou-se
redução no índice de analfabetismo nacional de 20,1% para 13,6%, no grupo
composto por jovens e adultos com idade acima de 15 anos. No entanto, apesar do
avanço positivo, o Brasil possui ainda 16,3 milhões de indivíduos não
alfabetizados, pertencentes a um faixa da população caracterizada pela exclusão
social e por um exercício parcial da cidadania.
http://bibliotecadigital.conevyt.org.mx/colecciones/documentos/reunion/ponencias/redes_informacion/apres_mexico_mariosalimon.pdf
As experiências da EJA têm sido praticadas
principalmente por qual meio institucional?
Parcerias entre poder público e organizações da sociedade civil.
QUESTÃO 5/12
Jovens e adultos trabalhadores lutam para
superar as condições precárias de vida e poderem ter uma vida mais digna com
direitos a moradia, saúde, alimentação, transporte etc. Em todas essas
necessidades está a implicação do analfabetismo, pois em todos esses problemas
sociais aparece o comprometimento com o processo de alfabetização dos jovens e
adultos. Pois, a maioria dos alunos que frequentam os programas de jovens e
adultos são os jovens trabalhadores.
O programa Projovem Integrado é um programa
composto de quatro modalidades de programas. De acordo com o livro-base
relacione cada modalidade a sua característica:
1. Projovem Adolescente
2. Projovem Urbano
3. Projovem Campo
4. Projovem Trabalhador
2. Projovem Urbano
3. Projovem Campo
4. Projovem Trabalhador
(3) Objetiva fortalecer e ampliar
o acesso e permanência dos jovens agricultores no sistema educacional.
(2) Elevar a escolaridade de
jovens integrando a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações
comunitárias com exercício da cidadania.
(1) Destina-se a jovens de 15 a
17 anos.
(4) Visa a preparação dos jovens
para o mercado de trabalho.
QUESTÃO 6/12
Para Gadotti e Romão (2000, p. 32), a
Educação de Jovens e Adultos não deve ser considerada só no impacto da
qualidade de vida da população atingida e sim nas possibilidades de uma
transformação real das condições de vida do aluno trabalhador.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI/TC-CI0099.pdf
O programa Alfabetização Solidária teve seu
início na gestão do governo de Fernando Henrique Cardoso. Esse programa está
presente desde 1997 nos municípios brasileiros.
Qual o objetivo desse programa?
Minimizar os altos índices de analfabetismo no Brasil e no mundo.
QUESTÃO 7/12
“A educação de trabalhadores, até bem pouco
tempo, não era tida como necessária. A partir das transformações no processo de
trabalho e no processo industrial, esse conceito mudou e surgiu a necessidade
de um ‘operário pensante’” (CRUZ; GONÇALVES; OLIVEIRA. Disponível em:
http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0326.html. Acesso em:
23 fev. 2016).
Considerando as ideias apresentadas, avalie
as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. Com relação à EJA, há a preocupação
governamental com a superação do analfabetismo e da baixa escolarização da
população brasileira.
E, ainda,
II. Com relação à EJA, há a preocupação com
as experiências educativas dos movimentos sociais populares com a alfabetização
de trabalhadores.
As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa
complementa a primeira.
QUESTÃO 8/12
art. 37, LDBEN, Lei nº 9.394/96: (...) 2º O Poder Público viabilizará e estimulará
o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e
complementares entre si.
SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens
e Adultos. Curitiba: Ibpex, 2011.Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, podemos concluir que o art. 208 da Constituição Federal de 1988, garante que benefícios ao ensino fundamental? Analise as afirmativas a seguir e após assinale a alternativa correta:
Ensino obrigatório e gratuito, inclusive
para os que a ele não tiveram acesso na idade própria.
QUESTÃO 9/12
Leia o fragmento do artigo:
“[...] Partindo assim da intrínseca relação
entre o educador, educando e os saberes, colocando este último como objeto
pertencente somente ao educador, o qual realiza uma ação de transferência e
depósito de conhecimentos aos educandos, não privilegiando a ação, as
experiências e a linguagem dos mesmos. É o educador, na concepção de Freire
(1984, p.58), torna-se o sujeito, o qual conduz os educandos à memorização
mecânica do conteúdo narrado.”
INOCENCIO, Kellin. A educomunicação como recurso
didático-pedagógico na ação alfabetizadora no primeiro ciclo do ensino
fundamental: Paulo Freire com a palavra. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php
Acessado em: 05/02/2015
De acordo com o conhecimento adquirido por
meio das aulas e livro-base, no que se refere a alfabetização e o sistema
político, o qual envolveu a Educação de Jovens e Adultos ao final da década de
1950, analise as sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F
para as afirmativas falsas:
I. (V) No cenário político o
objetivo com a educação era de atingir a forma de consciência crítica, ou seja,
que os sujeitos da educação possam transformar a si e a sua situação vivida no
mundo.
II. (V) A concepção pedagógica da
época se modificava pois buscava a superação das dimensões instrumentais e
valorizava a interação professor-educandos. Os educandos, por sua vez, eram identificados
como seres concretos, históricos e com saberes do mundo.
III. (F) Na visão política a educação
deveria continuar com a concepção tradicional, colocando o educando, por sua
vez, como sujeito oprimido e partícipe da educação bancária.
IV. (F) A concepção pedagógica no
final desta década buscava contribuir para a sociedade opressora,
desvalorizando a relação professor-aluno, deixando claro a condição de sujeito
detentor do conhecimento, por parte dos educadores.
QUESTÃO 10/12
Leia o fragmento do texto a seguir:
“[...]Constatar que a alfabetização de adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita”
MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de
jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceio:
Edufal, 1999.
Considerando o fragmento do texto
transcrito acima, bem como as concepções abordadas no livro-base da disciplina,
analise as afirmativas acerca da concepção instrumental a qual também norteou a
Educação de Jovens e Adultos no Brasil, sobretudo na década de 1930:
I. O analfabeto não era visto como um ser sem cultura. (F)
II. Na concepção instrumental, o educador não era reconhecido como profissional da educação, pois faltava política voltada à sua formação. (V)
III. O ensino da EJA, na concepção instrumental, era diferenciado das práticas realizadas com as demais modalidades de educação, sobretudo com crianças. (F)
IV. O analfabeto era visto como uma tábua rasa a ser preenchida, socialmente visto como um ser ignorante e desprovido de cultura. (V)
QUESTÃO 11/12
“(...) É preciso pensar em estratégias de acesso, permanência e qualidade para a EJA, se desejamos uma educação de fato comprometida com o direito público subjetivo de todos os cidadãos”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 87.
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, pode-se afirmar que a principal lacuna na educação escolar brasileira, que tem gerado um contingente de pessoas com o ensino fundamental ou o ensino médio incompleto é:
Repetência e a desistência escolar.
QUESTÃO 12/12
“As diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA garantem mais do que um direito para esta modalidade educativa; elas contribuem de forma significativa para o esclarecimento dos direitos constitucionais traduzidos como política não se de governo, mas também política de Estado.
MOURA, T. M. M.M (org). A formação de professores(as) para a educação de jovens e adultos em questão. Maceio: EDUFAL, 2005.
As diretrizes não são normas, são norteadores de um processo educacional nacional, que possuem certa flexibilidade conforme as especificidades regionais. No que diz respeito as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Defendem um modelo pedagógico próprio que propicie equidade, que respeite a diferença e que tenha proporcionalidade;
(F) São exclusivas com relação as referências na formação dos profissionais da EJA;
(V) Apresentam definições dos objetivos da EJA, bem como estabelecem a idade mínima para inscrição e realização dos exames supletivos em conformidade com a LDBEN nº 9.394/1996.
(F) Trata-se de um documento que não possui caráter exclusivo a Educação de Jovens e Adultos, podendo ser adaptado aos demais níveis de ensino.