Estou postando agora o simulado da disciplina Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais.
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Divirtam-se com os seus estudos!!
Leia o fragmento de texto a seguir:
Os principais órgãos que respaldam a administração estadual do ensino são as Secretarias de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação, instituídos, estes últimos com a Reforma de 1961. Temos, pois, pouco mais de quarenta anos de autonomia normativa relativa. Mas, é caso de perguntar: até onde os Conselhos têm servido, realmente, à emancipação dos sistemas de ensino regionais?
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 121)
De acordo com às funções dos Conselhos Escolares Estaduais e Municipais, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – (V) A criação dos CMEs possibilitou aos municípios a constituição de um sistema próprio de ensino, desvinculando-os do sistema estadual de ensino.
II – (F) Cabe ainda ao Conselho Nacional da Educação ordenar e regulamentar todos os sistemas de ensino, nas esferas federal, estadual e municipal.
III – (V) Os conselhos municipais de educação podem instituir subcâmeras de modo a melhor organizar as suas formas de atuação institucional.
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de quatro decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira. Em vista disso, com a Reforma Gustavo Capanema, consolidou-se a tendência que já vinha sendo afirmada desde Francisco Campos ou seja, a dualidade no ensino médio levada às últimas consequências, consagrando os princípios da Constituição de 1937 [...].
ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
De acordo com o livro-base da disciplina, a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...
O curso normal.
Questão 3/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo e, conseqüentemente, a maneira como se organizou e se pensou a escola, conforme vimos, estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano.
FLECHA, Ramón; TORTAJADA, Iolanda. Desafios e saídas educativas na entrada do século. In: IMBERNÓN, F. (org). Porto Alegre: Artmed, 2000. (p. 32-33)
O taylorismo foi uma das técnicas de racionalização da gestão do trabalho industrial ao longo do século XIX. A respeito do taylorismo, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I – (F) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II – (V) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III – (F) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a divisão do trabalho em micro tarefas.
Questão 4/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A ligação entre o direito à educação escolar e serviço público de caráter democrático terá a legislação como um de seus suportes. Uma vez invocado o poder do Estado como provedor daquele direito, seja para garantir a igualdade de oportunidades, seja para intervir no domínio das desigualdades nascidas da distribuição desigual da riqueza, a lei pode permitir que esse serviço, por formas de controle legal, seja feito pela iniciativa privada.
CURY, Carlos Roberto Jamil. O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. In.: LOMBARDI, José Claudinei; JACOMELI, Mara Regina M.; SILVA, Tânia Mara da (orgs). O público e o privado na história da educação brasileira: concepções e práticas educativas. Campinas: Autores Associados / HISTEDBR / UNISAL, 2005. (p. 11)
De acordo com o livro-base da disciplina no que diz respeito às escolas particulares de educação básica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – (F) As escolas particulares, por serem reguladas por legislação cível podem fixar mensalidades sem limites de teto máximo.
II – (V) Toda instituição escolar privada de educação básica deve ser credenciada junto ao sistema estadual ou municipal de educação.
III – (V) Existe previsão, na legislação, de financiamento público para escolas privadas, desde que elas atendam aos critérios estabelecidos.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Na evolução da normatização do sistema de ensino, o Ministério da Educação e Cultura conseguiu que se alterassem os termos “conteúdos mínimos” para “diretrizes curriculares” assim como se deslocasse a iniciativa de sua definição para o mesmo ministério e posterior apreciação do Conselho Nacional de Educação, invertendo a ordem, até então, instalada. [...]
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 137)
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base da disciplina, o Conselho Nacional de Educação é composto por representantes nomeados...
Pelo Presidente da República.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
A maioria dos gestores de escolas privadas não enxerga competição entre escola pública e particular. Eles não querem receber alunos só porque não conseguiram vaga nas escolas estaduais ou municipais. Era o que acontecia há 30 ou mesmo há 80 anos, quando a instituição que dirijo surgiu para atender estudantes excluídos da rede pública.
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/planejamento-e-financiamento/particular-publica-meta
Acesso em 02/06/2015
As escolas podem ser de diferentes naturezas: públicas ou privadas. As escolas podem ser classificadas em diversos tipos. Nesse contexto, relacione corretamente os tipos de escolas às suas características:
1 – Filantrópicas
2 – Confessionais
3 – Cooperativas
4 – Empresariais
5 – Comunitárias
(3) Escola privada que são mantidas pelos pais dos alunos, que se associam para gerir, em conjunto, a instituição.
(5) Tipo de escola que é mantida pela comunidade, e comumente administrada pela associação de moradores do bairro.
(1) É característica dessa escola ser mantida por empresas ou associações, mas sua atuação não visa fins lucrativos.
(2) Possuem regulação legislativa diferenciada quanto à tributação e costuma ser mantida por instituições religiosas.
(4) Instituições mantidas por proprietários, caracterizados como investidores e que tem o lucro como finalidade.
Questão 7/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Os principais programas do FNDE são os seguintes: Programa Nacional de Alimentação Escolar, Programa Nacional do Livro Didático, Programa Dinheiro Direto na Escola, Programa Nacional Biblioteca na Escola, Programa Nacional de Saúde do Escolar e Programa Nacional de Transporte Escolar. A maior parte desses programas envolve formação de professores. [...]
COSTA, Alexandre. A formação de professores na nova ordem de discurso da educação brasileira. 2004. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/1258/912. Acesso em 15 abr 2015. (p. 43)
A respeito da oferta de transporte escolar pelo poder público, prevista na LDB, é possível afirmar de que:
A oferta de transporte escolar gratuito é destinada à estudantes que não encontram escolas ou vagas em escola próxima à sua residência.
Questão 8/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola.
CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão estrutural do sistema de ensino no Brasil. Curitiba: InterSaberes, 2013. (p. 133)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação , define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
Diretrizes Curriculares Nacionais.
Questão 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Se continuarmos promovendo apenas cursos de qualificação de nível básico ou inicial, treinamentos e capacitações, não alteraremos essa realidade. Cabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética.
GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jacqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. (p. 281)
O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, nesse contexto, é correto afirmar que:
Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
O marco da inserção da educação do campo na agenda política e na política educacional pode ser indicado a partir da LDB 9.394/96, ao afirmar em seu artigo 28 a possibilidade de adequação curricular e metodologias apropriadas ao meio rural; flexibilizar a organização escolar, com adequação do calendário escolar.
SOUZA, Maria Antônia. Movimentos sociais e sociedade civil. Curtiba: IESDE, 2008. (p. 76)
Com base nos conteúdos e livro-base da disciplina, no que diz respeito aos níveis e modalidades de ensino previstos na LDB, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I – (V) A educação do campo, segundo a LDB, não se classifica como modalidade de educação.
II – (V) A educação do campo, nos preceitos da LBD, possuem forma específica de funcionamento.
III – (F) A educação do campo é uma modalidade distinta, conforme a LDB, de oferta escolar urbana.