Estou postando agora a salvação de muita gente, a famosa prova discursiva da UNINTER, aquela que possui maior peso na média final. Ela será contabilizada conforme a APOL, a mesma nota para todas as disciplinas da UTA.
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Antes de realizar minhas avaliações, fiquei desesperada atrás de algum modelo desta prova, pois não fazia a mínima ideia de como era o perfil, e não encontrei. Não é uma avaliação muito complexa, mas é preciso ter um discernimento nas respostas, para não fugir do contexto.
Esta avaliação também possui nota mínima 70, porém seu peso é de 0,5 na média final, deve ser realizada somente no POLO e não há possibilidades de consultas, ou seja, esta prova é só como mecanismo de estudo.
Boa sorte e ótimos estudos!!
Questão 1/5
O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes óticas dos diversos profissionais, conseguir-se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter, consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)
Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são consideradas competências financeiras do conselho escolar?
Resposta: São competências do conselho financeiro: Aprovar o orçamento anual. Aprovar despesas para reparos no prédio escolar. Aprovar a prestação de contas. Aprovar o calendário escolar é uma competência pedagógica.
Questão 2/5
Os professores que trabalham na educação de Jovens e Adultos, em sua quase totalidade, não estão preparados para o campo específico de sua atuação. Em geral, são professores leigos ou recrutados no próprio corpo docente do ensino regular. Note-se que na área específica de formação de professores, tanto em nível médio quanto em nível superior, não se tem encontrado preocupação com o campo específico da EJA; devem-se também considerar as precárias condições de profissionalização e de remuneração destes docentes. (HADDAD; DI PIERRO, 1994, p. 15).
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000100005
acesso em 05/02/2016 às 21:38
Com base no texto e no livro-base, descreva as duas dimensões da formação do educador da EJA, enfocando a articulação entre prática e teoria.
Resposta: A formação do educador da EJA, portanto, dá ênfase a duas dimensões indissociáveis, de um lado, valoriza-se a experiência do aluno-estagiário que já trabalha na EJA. De outro, valorizam-se os conhecimentos já construídos na EJA, seja pelas pesquisas acadêmicas, seja pelo aprofundamento das práticas desenvolvidas nos diferentes programas de EJA no Brasil. A articulação entre prática e teoria é essencial na formação do educador de EJA.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
A legislação educacional brasileira e sua expressão política não primam pela consistência. A frequência quase estatística de atos legislativos concernentes à educação atende mais a necessidades de remendar situações anômalas do que propriamente propor à sociedade a correção definitiva de tais situações.
NISKIER, Arnaldo. Filosofia da educação: uma visão crítica. São Paulo: Loyola, 2001. (p. 290)
De acordo com o livro-base da disciplina, o principal instrumento da vida dos cidadãos de um país é a sua Constituição. Para além da Constituição, qual outra legislação fundamenta a educação no Brasil?
Resposta: O principal instrumento da vida de um país é a sua Constituição Federal, pois ela apresenta os princípios e os fundamentos que organizam a vida social. No Brasil, além do que prescreve a Constituição, irtináda a Lei no 9.394/1996, que fixa as Diretrizes de Bases da Educação Nacional (LDBEN), que regula a educação escolar no país.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
[...] Na América Latina, a primeira vez que se fala seriamente em defesa do regime democrático foi quando para a esquerda latino-americana o regime democrático virou uma questão de sobrevivência. Foi durante os períodos ditadura militar. Ou seja, foi a primeira vez que se falou em retorno à democracia, em luta pela democracia.
PINTO, Céli Regina Jardim. Teorias da democracia: diferenças e identidades na contemporaneidade. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. (p. 25)
De acordo com o conteúdo apresentado no livro-base da disciplina, em diversos países, no mundo, outras formas de governo foram instituídas. No caso da América Latina, diz-se que o Estado de bem-estar não se efetivou na sua plenitude, mas parte de estrutura foi incorporada pelo modelo político. Explique de que modo isso ocorreu.
Resposta: Na América Latina, o Estado de bem-estar não se efetivou cm sua plenitude, mas as políticas públicas incorporaram parte de sua estrutura, em particular com a estatização, entre os anos de 1950 e 1970. Os movimentos sociais conseguiram conquistas importantes de políticas públicas no continente, ainda que com limitações no acesso, na gestão e na qualidade. A Argentina e o Chile, por exemplo, instalaram redes de escolarização eficientes, mas não conseguiram desempenho similar na área de saúde.
Questão 5/5
O conselho de classe é um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto, principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica (..)
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 34)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina discorra sobre o conselho de classe e o conselho escolar.
Resposta: Conselho de Classe - Tem a função de analisar o desempenho dos alunos e acompanhar as atividades pedagógicas da escola. É uma instância avaliativa, que requer a reflexão de diferentes ideias para a construção de um conhecimento mais abrangente. Conselho Escolar - São espaços democráticos, uma vez que possibilitam a participação de pessoas diferenciadas, nesse tipo de conselho, as pessoas trabalham juntas, em reuniões especificas, para pensar, discutir, avaliar e deliberar sobre problemas da escola.