APOL → Gestão Escolar

Boa tarde pessoas...

Hoje estou postando a APOL, atividade que pode ser realizada em casa e sua nota é para todas as disciplinas da UTA. 

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Lembrando que a nota mínima é 70.

Boa sorte!



Questão 1/10

Gestão é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo.


FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000 (p.165)


Muito se fala na gestão escolar democrática que demanda participação efetiva de todos os envolvidos com a escola. Mas quem deve participar do processo educacional em uma comunidade? Analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.


O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.

Questão 2/10
 
O conceito ampliado de educação enfatiza que o processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
 

BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 126)
No entanto, Cruz (1995, citado por Bartnik, 2011) expressa como “as escolas sentem dificuldades em vivenciar” essa afirmativa e outras propostas pelo plano global. Sobre essas dificuldades Bartnik (2011) levanta algumas hipóteses. 


Quais são elas?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.


(V) Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará só no discurso.
(V) Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social.
(V) Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.
(F) A sociedade tem conhecimento claro sobre como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminação e controle social, o que facilita a participação efetiva na escola.


Questão 3/10
 
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96) é a legislação que regulamenta o sistema educacional (público ou privado) do Brasil (da educação básica ao ensino superior). Na história do Brasil, essa é a segunda vez que a educação conta com uma Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que regulamenta todos os seus níveis. A primeira LDB foi promulgada em 1961 (LDB 4024/61).
 

http://www.infoescola.com/educacao/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/
Acesso em : 01/06/2015


De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, a LDB determina que crianças de 6 anos sejam, obrigatoriamente, matriculadas em qual nível de ensino? Assinale a resposta correta:


Ensino fundamental.

Questão 4/10
 
O conselho escolar propicia a vivencia de aprendizagens para além das relações entre segmentos específicos na medida em que exige que nos desloquemos de nossas posições usuais, para olhar os demais como indivíduos, que querem colaborar com a gestão da escola.


WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 59) Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. 

Quais são consideradas competências pedagógicas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

(F) Aprovar o quadro de pessoal da unidade de ensino.
(F) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(V) Avaliar estratégias que viabilizam o aumento do tempo de permanência do aluno na escola.
(V) Analisar dados do desempenho da escola para propor o planejamento das atividades pedagógicas.


Questão 5/10

Leia o texto a seguir:
Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de “todos”, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho.
 

Fonte: a autora (texto elaborado por Melissa Probst, exclusivamente para este banco de questões).

De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, na época da promulgação da Constituição Federal a educação era
ainda...


A bandeira de diversos movimento sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos.

Questão 6/10
 
Leia o fragmento do artigo:
“[...] Partindo assim da intrínseca relação entre o educador, educando e os saberes, colocando este último como objeto pertencente somente ao educador, o qual realiza uma ação de transferência e depósito de conhecimentos aos educandos, não privilegiando a ação, as experiências e a linguagem dos mesmos. É o educador, na concepção de Freire
(1984, p.58), torna-se o sujeito, o qual conduz os educandos à memorização mecânica do conteúdo narrado.”

INOCENCIO, Kellin. A educomunicação como recurso didático-pedagógico na ação alfabetizadora no primeiro ciclo do ensino fundamental: Paulo Freire com a palavra. Disponível em: http://www.biblioteca.pucpr.br/pergamum/biblioteca/index.php Acessado em: 05/02/2015
 

De acordo com o conhecimento adquirido por meio das aulas e livro-base, no que se refere aos saberes necessários ao educador da Educação de Jovens e Adultos, sobretudo ao “Colocar-se em constante processo de formação”, analise as sentenças e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

 I. (V) Ao educador é necessário a permanente formação para o desenvolvimento de uma prática criadora, seja com participação em eventos da área ou cursos de capacitação.
II. (F) Ao educador cabe participar depositando saberes aos educandos, participando assim, constantemente do processo de formação do educando.
III. (F) O processo necessita separar suas ações, como os momentos de ensinar e os momentos de aprender. Tais funções não devem ser postas em conjunto, pois não auxiliam o processo educativo, tão pouco sua formação.
IV. (V) É imprescindível que o educador exercite sua práxis entre o ato de ensinar, concomitante ao ato de aprender. Desta maneira, apresentara direção ao processo educativo, ciência em que precisa aprimorar, com o intuito de fortalecer a
educação.


Questão 7/10
 
Leia o fragmento do texto a seguir:
“[...]Constatar que a alfabetização de adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita”
 

MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceio: Edufal, 1999.
 

Considerando o fragmento do texto transcrito acima, bem como as concepções abordadas no livro-base da disciplina, analise as afirmativas acerca da concepção instrumental a qual também norteou a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, sobretudo na década de 1930:

I. O analfabeto não era visto como um ser sem cultura. (F)

II. Na concepção instrumental, o educador não era reconhecido como profissional da educação, pois faltava política voltada à sua formação. (V)
III. O ensino da EJA, na concepção instrumental, era diferenciada das práticas realizadas com as demais modalidades de educação, sobretudo com crianças. (F)
IV. O analfabeto era visto como uma tábua rasa a ser preenchida, socialmente visto como um ser ignorante e desprovido de cultura. (V)


Questão 8/10
 
Leia o fragmento de texto a seguir:
A Reforma Capanema, para o ensino médio, constitui-se de decretos-leis que abrangeram todos os ramos do ensino técnico- profissional e o ensino secundário propedêutico. Foi uma reforma que atendeu às reivindicações de organização nacional do ensino, especialmente nas três áreas da economia brasileira.
 

ZOTTI, Solange Aparecida. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos de 1980. Campinas: Autores Associados / Brasília: Editora Plano, 2004. (p. 107)
 

De acordo com o livro-base da disciplina, no ano de 1942 a chamada Reforma Capanema altera a legislação no que diz respeito aos níveis e modalidades de educação, instituindo...

O curso normal. 

Questão 9/10
 
O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir –se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade.
 

WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)

Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. O que são consideradas competências administrativas do conselho escolar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

(V) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(F) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino.
(V) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(V) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados. 


Questão 10/10
 
Leia o fragmento do texto a seguir:
“[...]Constatar que a alfabetização de adultos até por volta da década de 1930 foi concebida como “aquisição de um sistema de código alfabético, tendo como único objetivo instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita”
 

MOURA, T. M. de M. A prática pedagógica dos alfabetizadores de jovens e adultos: contribuições de Freire, Ferreiro e Vygotsky. Maceio: Edufal, 1999.
 

Considerando os estudos acerca da concepção instrumental da educação, analise as afirmativas sobre os conteúdos na Educação de Jovens e Adultos, propostos nesta visão:

I. Os conteúdos eram de responsabilidade única do educador. (F)
II. A equipe técnica era quem organizava as cartilhas utilizadas pelos alunos da EJA. (V)
III. Os educadores não tinham acesso a seleção dos conteúdos da EJA, representados como objetos do sistema educacional desta concepção. (V)
IV. Os conteúdos eram escolhidos pelos educandos. (F)