APOL → Metodologia do Ensino de Arte

Olá pessoal!!

Vamos lá que hoje tem postagem pedida pela galera. Apol de Metodologia do Ensino de Arte na Educação Básica.




Beijos e Bons Estudos!!

Questão 1/5
Leia o seguinte trecho:

"A percepção visual tem sido alvo de estudos acurados, ainda persistem grandes mistérios. As atividades mais comuns causam espanto. Por exemplo, os cientistas mostraram aos participantes de um concurso as fotografias de seis mães e de seus seis filhos, todas embaralhadas. Sem conhecerem as pessoas das fotografias, estes participantes deveriam formar pares de mães com seus respectivos filhos. Quarenta responderam, tendo todos estes acertados os pares corretos".

Quanto aos conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a utilização das modalidades cerebrais, conforme Betty Edwards, enumere as explicações que se relacionam a cada uma das modalidades cerebrais listadas a seguir:

1. Analógica
2. Não temporal
3. Não racional
4. Espacial
5. Intuitiva

(3) Não acelera o processo de crítica.
(2) Não observa o período.
(1) Percebe similaridades.
(4) Observa onde estão e como se formam as coisas.
(5) Percebe as coisas de maneira mais acelerada.


Questão 2/5
Analise o trecho a seguir:

"A dança pode ser considerada uma arte das mais complexas. Para mapeá-la é preciso que se volte no tempo visto que os primeiros registros de movimentos de corpo - de expressão corporais - datam de 14.000 anos atrás. Historiadores que tanto se ocuparam com a época pré-histórica, de forma global, deixaram em plano inferior a questão do movimento corporal usado na época".

Analisando o fragmento de texto e os assuntos sobre a história da dança, presente no livro-base Metodologia do Ensino de Artes, assinale a alternativa correta.

Na antiguidade, em civilizações como a Egípcia, a dança era também utilizada como forma de educação.


Questão 3/5
Leia o excerto abaixo:

"Se, por um lado, não dispomos de muitas reflexões acerca da improvisação, podemos, de outro lado, observar a crescente importância atribuída ao tema, seja por sua presença nas grades curriculares dos cursos de artes cênicas, seja pela aproximação entre improvisação e teatro escolar; seja pela manifestação dos grupos de teatro acerca da utilização de técnicas improvisacionais para a formação do ator".

Levando em consideração o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre a improvisação teatral, analise as assertivas e marque V para as verdadeiras, e F para as falsas.

(F) A improvisação é usada raramente, pois se opõe as montagens teatrais.
(V) A commedia dell'arte tem como característica a improvisação.
(V) Grupos de teatro nos Estados Unidos, a partir dos anos de 1960 começaram a observar e analisar a improvisação.
(V) No período Renascentista, a improvisação era muito utilizada por atores da commedia dell'arte.


Questão 4/5
Considere este fragmento de texto:

"Pestalozzi e Froebel inidam [...] um movimento de oposição à tradição secular, dominante no ensino da música, que se concretiza no século XX, com os trabalhos de Orff, Dalcroze, Kódaly, Willems, Gainza, Martenot, Schafer. Esse autores, tomando como vase as ideias de Pestalozzi e Froebel, propõem uma nova metodologia para o ensino da música onde o fazer musical, a exploração sonora, a expressão corporal, o escutar e perceber consente, o ato de improvisar e criar, a troca de sentimentos, a vivência pessoal e a experiência social oportunizariam a experiência concreta antes da formação de conceitos abstratos".

Conforme os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, em relação ao propósito das tendências mais recentes no ensino de música, assode com os respectivos números as explicações pertinentes a cada atividade a seguir:

1. O hábito de escutar
2. A exploração sonora
3. A criação de grafismos
4. O gesto corporal
5. A criação musical

(2) Quando o professor direciona a experimentação através do reconhecimento sonoro.
(3) É a representação sonora por meio de desenhos de partituras.
(4) Tem a função de desencadear um som por meio do gosto.
(1) Adquire-se a partir de uma prática constante, a cada aula.
(5) Possibilita organizar os sons e transformá-los em música.


Questão 5/5
Veja o excerto abaixo:

"Durante a época do Império, a dança volta à cena triunfante, mas como jogos de circo e atribuída a cortesãs, quando a indecência é repudiada pela Igreja Católica. Assim, nos afastamos da dança como ato sagrado com intuito de cultuar os deuses e entendemos a sentença de anátema lançada pela Igreja e que será sentida durante quase toda a Idade Média".

Observe os assuntos referentes à dança na Idade Média presentes no livro-base Metodologia do Ensino de Arte e o fragmento supracitado, e marque a alternativa correta.

Durante a Idade Média, a dança foi excluída da igreja, por ser considerada profana.