Oi gente,
Segue abaixo a Avaliação Objetiva da disciplina Ética e Educação.
Bons estudos!!
Questão 1/10
Leia o trecho a seguir.
“Uma outra resposta, também no final do século XVIII, foi trazida por Kant. Opondo-se à “moral do coração” de Rousseau, Kant volta a afirmar o papel da razão na ética. Não existe bondade natural. Por natureza, diz Kant, somos egoístas, ambiciosos, destrutivos, agressivos, cruéis, ávidos de prazeres que nunca nos saciam e pelos quais matamos, mentimos, roubamos. É justamente por isso que precisamos do dever para nos tornarmos seres morais.”
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia . São Paulo: Ed. Ática, 2001. p. 345.
Com base no livro da disciplina, podemos dizer que a ética de Kant...
é a ética do dever, que deve ser conduzida pela razão.
Questão 2/10
Leia o texto a seguir:
“Um povo inventa uma coisa aqui e outro inventa um a coisa diferente ali (e só inventam coisas diferentes porque são diferentes ou porque estão situados em ambientes diferentes). O encontro entre essas coisas diferentes produz uma novidade importante para to da a humanidade. Mas a troca certamente modifica cada cultura, tornando -a diferente do que era antes e muitas vezes questionando os fundamentos de todo seu sistema de crenças”
BRANT, L. (org.) Diversidade Cultural: globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo: Instituto Pensarte, 2005. p. 118.
As diferentes culturas têm uma racionalidade própria e apesar das trocas culturais, devem ser entendidas dessa forma para que suas práticas tenham sentido. Assim, conforme o livro- base, podemos dizer...
que para compreender determinada cultura devemos entender os contextos em que as práticas culturais foram produzidas.
Questão 3/10
Leia o trecho a seguir.
“Na ética religiosa, os princípios que orientam a conduta das pessoas são extraídos das doutrinas que fundamentam as religiões, sendo, portanto, uma ética perenealista e não-situacionista, razão por que seus princípios são mais rígidos e dificilmente admitem mudanças históricas.”
KUCHENBECKER, V. O homem e o sagrado. Canoas: ULBRA, 2004 . p. 194.
Considerando as ideias apresentadas e os conteúdos do livro -base, assinale a alternativa que explica como a ética religiosa funciona na prática.
Os princípios religiosos permanecem através do tempo, como é o caso de não matar.
Questão 4/10
Leia o trecho a seguir:
“ – O senhor é saxão – disse simplesmente Robin Hood –, e isto já lhe garante a minha amizade. Mas juntou -se a um fator todo poderoso, o infortúnio. Sou o que os homens denominam um bandido, um ladrão; que seja! Tiro dos ricos, mas nada tomo dos pobres. Detesto violência e nunca derramo sangue.”
DUMAS, A. As Aventuras de Robin Hood. Edição comentada. São Paulo, Zahar Ed., 2014. p. 25 3.
De acordo com o livro da disciplina, e dentro de uma perspectiva filosófica, como podemos analisar o comportamento de Robin Hood?
Numa análise teleológica, ele agia certo ao buscar o bem da maioria e era impulsionado pela justiça.
Questão 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir.
“Mas a ética de Kant é iminentemente um a ética do dever, e de modo específico do dever interno distinto do de ver externo, de que se ocupa a doutrina do direito. A virtude é ai definida como a força de vontade necessária para o cumprimento do próprio dever, como força moral que o homem necessita para combater os vícios que se opõem, como obstáculos, ao cumprimento do dever.”
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais . São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 29.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro, podemos dizer que Kant foi o criador da chamada “ética do dever”. Acerca desse tema, analise as afirmativas a seguir:
I. (V) A ética do dever está centrada na razão humana e não mais na religião.
II. (V) O de ver nasce da necessidade obrigatória de obedecer certas normas.
III. (F) A força moral é um dos obstáculos ao cumprimento do dever.
IV. (F) A ética do dever é baseada no dever externo, base da doutrina do direito.
Questão 6/10
Leia o trecho a seguir:
“Os agricultores, operários, os artesãos nunca frequentaram cursos de moral. [...] Todavia, contanto que reflitam, são, sem o saberem, discípulos de Cícero. O tintureiro indiano, o pastor tártaro e o marujo inglês conhecem o justo e o injusto. Não foi Confúcio quem inventou um sistema de moral tal como se edifica um sistema de física. Foi no coração de todos os homens que encontrou a moral.”
VOLTAIRE. Dicionário Filosófico . São Paulo: Martin Claret, 2006. p. 392.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, existe uma sequência para chegarmos a “decisões ética s”. Assinale a alternativa que melhor descreve essa sequência.
Os valores são internalizados através da educação e viram guias para a ação. Entender e refletir sobre isso é uma decisão ética.
Questão 7/10
Leia os trechos a seguir:
“[...] uma ética teleológica, isto é, uma ética cuja a validade depende da bondade do fim.” [...] uma ética deontológica, para a qual o uniformizar -se à regra é um bem, independente da avaliação das consequências.”
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais . São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 169; 171.
Teleológica: telos = fim; Deontológicas: deon = dever. As teorias éticas apresentadas no livro base da disciplina podem ser divididas em teleológicas e deontológicas. Analise as sentenças a seguir assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. (F) a ética do dever, de Kant, pode ser enquadrada como uma ética teleológica por ser universal.
II. (V) a ética finalista é um exemplo de ética teleológica, pois não importamos meios, mas o fim.
III. (V) a ética religiosa pode ser entendida como deontológica, pois enfatiza o dever de seguir os mandamentos.
IV. (F) um a exemplo de ética deontológica é o utilitarismo e a busca pela máxima felicidade, que é o seu fim.
Questão 8/10
Leia a definição de Willians para o termo “cultura”:
“A organização da produção, a estrutura da família, a estrutura das instituições que expressam ou governam as r elações sociais, as formas características pelas quais os membros da sociedade se comunicam”.
WILLIANS, R. The Long Revolution . Londres, 1961 . In EAGLETON. T . A Ideia de Cultura. São Paulo, Editora UNESP. 200 5. p. 57.
Com base nessa definição e no livro-b ase da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I.(V) O conjunto de valores e conhecimento s de um determinado povo constitui sua cultura.
II.(F) Cultura é um termo usado par a representar a produção simbólica de um determinado povo.
III.(V) A cultura é tudo aquilo que caracteriza a existência de um povo ou nação.
IV.(F) As diferentes formas de cultura têm uma racionalidade comum, o que faz com que sejam reconhecida s como tal.
Questão 9/10
Leia o trecho a seguir:
“As expressões ‘felicidade de todos’, ‘utilidade comum’ e ‘vontade geral’, presentes nos diversos artigo s da Declaração francesa, servem para determinar as relações entre o indivíduo e a associação política.”
STORCK, A. Direitos humanos. In TORRES, J. C. B. ( org) M anual de ética. Petrópolis: Ed. Vozes, 2014. p. 541.
Com base no livro da disciplina e no texto lido, podemos dizer que a Declaração francesa está impregnada de uma ética...
utilitarista.
Questão 10/10
Leia o trecho a seguir:
“Vê-se então que o bom depende das consequências. Um ato ser á bom se tem boas consequências, independentemente do motivo que levou a fazê -lo ou da intenção que se pretendeu concretizar. Ou seja: independentemente do fato de que o agente moral se tenha proposto ou não que um seu ato seja vantajoso para si, para o s demais ou para toda a comunidade, o ato – se é benéfico nas suas consequências – ser á útil e, por conseguinte, bom.”
VAZQUEZ, A. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira , 2014. p. 169.
Conforme o livro-base d a disciplina, responda a seguinte questão: a qual teoria ética o trecho citado faz menção?
Ao utilitarismo.