AVALIAÇÃO OBJETIVA → Metodologia do Ensino de Educação Física


Oi pessoal,
segue a Objetiva da disciplina Metodologia do Ensino de Educação Física, conforme solicitado.




Bons Estudos!

QUESTÃO 1/10
Leia o extrato de texto a seguir:

"Entendemos que a Educação Física na escola se relaciona diretamente com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, as lutas, a dança, entre outras."

De acordo com Betti (1991), autor citado no livro base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.

Sobre o método francês, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta:

O método francês caracteriza-se pelo comando e a formalidade do conteúdo.


QUESTÃO 2/10
Leia o extrato de texto a seguir:

"Acreditamos que o espaço das aulas de Educação Física precisa ser garantido, pois tem a sua especifidade educativa e não poderá nunca ser substituído por práticas efetivas com outros objetivos (treinamentos esportivos) ou em outros espaços (academias, clubes)."

Sobre Educação Física no Brasil,

No Brasil, a Educação Física foi pensada enquanto prática nas escolas com propósito profiláticos, morais e culturais.


QUESTÃO 3/10
Leia o excerto de texto a seguir:

"Apesar da deficiência da educação física na escola, deficiência esta percebida pelos alunos que filtram os acontecimentos com sua percepção, eles ainda conseguem sentir muito prazer em participar das aulas."

Embora os meios de comunicação evidenciem o exercício físico, contribuindo, assim, para uma valorização da prática de atividades físicas e esportivas de forma regular, bem como a associação dessa prática e hábitos saudáveis numa perspectiva de uma melhor qualidade de vida, a escola parece caminhar no sentido inverso. Por que isso ocorre?

O número de aulas de educação física diminuiu significativamente na maioria das escolas publicas e particulares.


QUESTÃO 4/10
Leia o seguinte fragmento:

"A educação física deveria ter mais prestigio no currículo escolar, em especial, por se tratar de uma disciplina que tem a possibilidade de ser desenvolvida fora e dentro da sal; também por se tratar de temas que estimulam o pensar, refletir, questionar sobre os problemas educacionais, sociais e culturais enfrentados pela sociedade, bem como, interferir com propostas inovadoras para solução de tais problemas".

Sabe-se que o inicio da inserção da educação física na escola, não houve consenso entre os professores sobre os tipos de atividades físicas que deveriam ser ministradas nas escolas.

Assim sendo, de acordo com os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, qual era a temática central dessa discussão?

A discussão discorre sobre a ginástica e a recreação, posteriormente, o esporte passou a fazer parte dessa polêmica.


QUESTÃO 5/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

"A educação física entende que a saúde constitui um componente fundamental da qualidade de vida das pessoas e a atividade física regular e sistemática, um elemento imprescindível para a promoção e manutenção da saúde".

Por volta de 1950, a Educação Física brasileira sofreu influência do método criado pelo Instituto Nacional de Esportes na França. denominada Educação Física Generalizada. O que a Educação Física Generalizada pretendia?

Por meio da educação generalizada, procurou-se incorporar o conteúdo esportivo aos métodos de Educação Física.


QUESTÃO 6/10
Leia o fragmento de texto:

"A concepção do ensino aberto se fundamenta na ideia de proporcionar ao aluno a possibilidade de decidir junto, importando a proporção das possibilidades de codecisão no 'grau de abertura' do ensino de educação física".

Tendo em vista os conteúdos do livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, sobre o processo-ensino aprendizagem na abordagem do ensino aberto, analise as afirmativas a seguir:

I. (V) As situações que envolvem o processo de ensino-aprendizagem são preparadas para possibilitar aos alunos a realização das próprias ações para a vivências de produção pessoal.

II. (V) O processo de ensino aprendizagem deve ser refletido, organizado e planejado com a participação do professor e do aluno.

III. (V) O processo de ensino-aprendizagem deve possibilitar o que poder de codicisão, assim, o aluno participará efetivamente dos caminhos didáticos metodológicos do processo.

IV. (F) O processo de ensino e aprendizagem fica por responsabilidade do professor, o aluno é um sujeito passivo nessa abordagem de ensino.


QUESTÃO 7/10
Leia o extra do texto a seguir:

"Apesar da deficiência da Educação Física na escola, deficiência esta percebida pelos alunos que filtram os acontecimentos com sua percepção. eles ainda conseguem sentir muito prazer em participar das aulas".

Por volta de 1950, a Educação Física brasileira sofreu influência do método criado pelo instituto Nacional de Esportes na França, denominado:

Educação Física Generalizada.



QUESTÃO 8/10
Leia o extrato a seguir:

"A postura de certos estabelecimentos de ensino tem demonstrado uma desvalorização da educação física como disciplina curricular, pois dão destaque a essa disciplina apenas para obter resultados esportivos que serão utilizados como marketing em benefício da instituição e não do educando."

De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.

Sobre o método esportivo, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.

O método esportivo não chegou-se a caracterizar-se como um método padronizado, mas aos eleger o esporte formal como conteúdo principal, acaba dando-lhe uma concepção da técnica esportiva bastante rígida. 


QUESTÃO 9/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

"A educação física como área de conhecimento não tem sido capaz de convencer a sociedade suficientemente sobre a importância de sua presença no currículo escolar. A concepção ainda é a de que sua tematização na escola se resume apenas em correr, jogar bola, fazer ginástica e brincar".

O encaminhamento pedagógico da educação física escolar, pode influenciar os alunos a terem uma concepção deturpada da educação física, delineada por aspectos como:

Analise as afirmativas a seguir:

I. (V) Uma menor valorização em relação as outras disciplinas curriculares.

II. (V) Uma compreensão equivocada de que tal conhecimento não possui aplicabilidade no cotidiano.

III. (F) A incorporação de hábitos relacionados a atividade física e/ou esportiva para uma pratica permanente.


QUESTÃO 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:

"Há pelo menos duas décadas, a educação física tem ocupado, nos currículos escolares, um lugar desprivilegiado em relação a outras disciplinas".

De acordo com Betti (1991), autor citado no livro-base A educação física e o esporte na escola: Cotidiano, saberes e formação, são três os métodos prevalecentes ao longo da história da Educação Física no Brasil: o francês, o desportivo generalizado e o esportivo.

Sobre o método desportivo generalizado, analise as afirmativas a seguir, após, assinale a correta.

O método desportivo generalizado possibilitava alunos a iniciação nos diferentes Esportes, desenvolvendo o gosto pelo belo.