APOL → Metodologia da Alfabetização

Olá pessoal.

Estou postando a APOL da disciplina Metodologia da Alfabetização do curso de Pedagogia.



Bons estudos.

Questão 1/5 
Atente para a seguinte afirmação:   

“Os  métodos  sintéticos  seguem  a  marcha  que  vai  das  partes  para  o  todo,  ou  seja,  primeiro  a  criança  internaliza  as  unidades menores,  para  depois  gradativamente  chegar  às unidades  maiores. Os  métodos  sintéticos  se  dividem  em:  alfabético,  fônico e silábico”. A

Os diversos métodos alfabetizadores possuem sua s especificidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético: 

A decodificação.


Questão 2/5
Considere a afirmação a seguir:  

“Piaget  afirma que não  se  herda  estruturas cognitivas.  Elas passam  a existir,  apenas no  decorrer  do  desenvolvimento. Herda-se,  sim,  um  modus  operandi,  uma  maneira  específica  de  transação  com  o  ambiente.  Assim,  herdamos  um  modo  de funcionamento  intelectual”. 

Conforme os conteúdos do livro- base da disciplina, intitulado  Metodologia da Alfabetização , Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte  do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam: 

Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.


Questão 3/5
Leia o seguinte fragmento de texto:   

“O  estudo  do  desenvolvimento  das  operações  nas  crianças  leva  a  uma  constatação  muito   instrutiva:  as  operações  que permitem  reunir  (+)   ou  dissociar  (-)  as  classes  ou   relações  são  ações,  propriamente  ditas,  antes  de  serem   operações  do pensamento”. 

PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva . 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999.  p. 81. 

O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concreta s realizadas pela criança é definido por Piaget como:

Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.


Questão 4/5 
Leia a passagem de texto a seguir:  

“Os  métodos  [de  alfabetização]  nasceram  nas  salas  de  aula.  Em  todos  os  caso s  foram  o  produto  da  criatividade  dos professores  e  por  eles  foram  aperfeiçoados,  através  de  sucessivas  experiências  que  visavam  responder  às  demandas crescentes  de  uma  população  que  enfatiza  sua  necessidade  de  aprender”.   

De  acordo  com  os  conteúdos  do  livro- base  da  disciplina,  intitulado  Metodologia  d a  Alfabetização ,  considere  as  afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de  alfabetização:   

(V) I.  Alguns  métodos  tradicionais  de  alfabetização  almejavam  a  leitura,  a  escrita  e  a  necessidade  de  fazer   o  aluno  chegar  ao conhecimento das palavras.  

(F) II.  Os métodos tradicionais  de  alfabetização,  baseados  na  cópia, na  repetição  e  no reforço,  concebem  a alfabetização  tal  qual  o processo atual de alfabetização e letramento. 

(V) III.  Os  métodos  de  alfabetização  tradicionais,  que  defendiam  o  processo  comportamental  da  aprendizagem,  se  baseavam  na cópia, na repetição e no reforço.  

(V) IV.  Alguns  métodos  de  alfabetização  tradicionais  preconizavam  as  associações   entre  fonemas  e  grafemas  e  com  a memorização dessas  correspondências.


Questão 5/5
Leia a seguinte citação:  

“Os  métodos  sintéticos  foram  os  primeiros  a  serem   utilizados  [e],  pode-se  dizer,  que  estes  métodos,  sob  forma  dos  métodos alfabéticos,  são  os  mais  antigos,  sendo  utilizados,  sem   outros  competidores,  desde  a  antiga”.  

De  acordo  com  o  livro -base  da  disciplina,  intitulado  Metodologia  da  Alfabetização   em  relação  aos  métodos  sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:   

(F) I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.  

(V) II.  Nos  métodos  sintéticos,  a  alfabetização  parte  das  menores  unidades  da  língua,  co mo  letras,  fonemas  e  sílabas,  para  as maiores, no caso, palavras e frases.  

(F) III.  Os  métodos  sintéticos  estabelecem  que  a  criança   estará  alfabetizada  a  partir  do  momento  em  que  conhecer  e  reconhecer as famílias silábicas. 

(V) IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização  se restringe ao reconhecimento da s letras e de seu valor fonético.