Estou postando a APOL da disciplina Metodologia da Alfabetização do curso de Pedagogia.
Bons estudos.
Questão 1/5
Atente para a seguinte afirmação:
“Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico”. A
Os diversos métodos alfabetizadores possuem sua s especificidades. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético:
A decodificação.
Questão 2/5
Considere a afirmação a seguir:
“Piaget afirma que não se herda estruturas cognitivas. Elas passam a existir, apenas no decorrer do desenvolvimento. Herda-se, sim, um modus operandi, uma maneira específica de transação com o ambiente. Assim, herdamos um modo de funcionamento intelectual”.
Conforme os conteúdos do livro- base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização , Piaget apresenta importantes e diferentes conceitos que fazem parte do processo da construção do conhecimento e da alfabetização da criança, quais sejam:
Equilibração, adaptação, acomodação, assimilação e desiquilíbrio.
Questão 3/5
Leia o seguinte fragmento de texto:
“O estudo do desenvolvimento das operações nas crianças leva a uma constatação muito instrutiva: as operações que permitem reunir (+) ou dissociar (-) as classes ou relações são ações, propriamente ditas, antes de serem operações do pensamento”.
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Tradução de Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva . 24. ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1999. p. 81.
O estágio do desenvolvimento infantil que contempla as operações concreta s realizadas pela criança é definido por Piaget como:
Período que envolve a infância propriamente dita, ou seja, entre os 07 e 11/12 anos. Nele, a criança apresenta a capacidade de reflexão, que é exercida a partir de situações concretas no seu desenvolvimento mental, ela adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar seus próprios valores morais.
Questão 4/5
Leia a passagem de texto a seguir:
“Os métodos [de alfabetização] nasceram nas salas de aula. Em todos os caso s foram o produto da criatividade dos professores e por eles foram aperfeiçoados, através de sucessivas experiências que visavam responder às demandas crescentes de uma população que enfatiza sua necessidade de aprender”.
De acordo com os conteúdos do livro- base da disciplina, intitulado Metodologia d a Alfabetização , considere as afirmativas abaixo sobre os métodos tradicionais de alfabetização:
(V) I. Alguns métodos tradicionais de alfabetização almejavam a leitura, a escrita e a necessidade de fazer o aluno chegar ao conhecimento das palavras.
(F) II. Os métodos tradicionais de alfabetização, baseados na cópia, na repetição e no reforço, concebem a alfabetização tal qual o processo atual de alfabetização e letramento.
(V) III. Os métodos de alfabetização tradicionais, que defendiam o processo comportamental da aprendizagem, se baseavam na cópia, na repetição e no reforço.
(V) IV. Alguns métodos de alfabetização tradicionais preconizavam as associações entre fonemas e grafemas e com a memorização dessas correspondências.
Questão 5/5
Leia a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
De acordo com o livro -base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
(F) I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
(V) II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, co mo letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
(F) III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
(V) IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento da s letras e de seu valor fonético.