Brincadeiras de Recreio

Para celebrar a semana do dia das crianças, vamos falar da hora mais divertida na escola, o RECREIO. 

Muitas crianças já chegam na primeira aula perguntando se falta muito pro lanche. Mas hoje em dia é difícil ver algumas brincadeiras que eram muito comuns. 



Amarelinha


A amarelinha nada mais é que desenhar uma sequência com números com giz no chão, normalmente indo de 1 a 10, iniciando o percurso no céu e terminando no inferno. O jogador tem que ir jogando uma pedrinha respeitando a ordem numérica e pular sem pisar na casa onde tem a sua pedrinha. Ganha quem passar por todas as casas primeiro.



Pular Corda










O hábito de pular corda na escola permaneceu apenas durante as aulas de Educação Física, mas antigamente era uma alegria quando alguma tia emprestava a corda para pularmos no recreio. Além de diversas coreografias e desafios, o que mais tornava a brincadeira divertida, eram as musiquinhas.



Lencinho na mão










Uma das brincadeiras com mais variações de nomes que já vi. Alguns lugares chamam de lencinho branco, lenço atrás ou Corre cotia, e deve ter outros nomes Brasil a fora. As crianças participantes devem sentar ao chão formando um círculo e o jogador selecionado para começar fica andando por trás das crianças sentadas cantando a cantiga da brincadeira. Em um determinado momento, todas as crianças sentadas fecham os olhos e o jogador em pé coloca o lenço atras de um colega. O objetivo do jogo é o jogador em pé conseguir sentar no lugar do que tinha deixado o lenço, ou o novo dono do lenço pegar o jogador que estava em pé. 



Pega- pega



Se tem uma coisa que criança gosta, é correr. E o pega-pega até hoje está presente pelos pátios escolares. Essa é umas das brincadeiras mais causadora de dor de cabeça entre as professoras, por vários motivos, os principais são as crianças voltarem para a sala de aula encharcadas de suor ou o mais comum, com algum hematoma por ter esbarrado em algum colega causando um stricke!. 



Batata Quente



Uma das brincadeiras mais populares que despertava o desespero entre as crianças. A musiquinha era tão convincente, que realmente parecia que a batata ia queimar. O jogo é bem simples, basta um dos participantes ficar de costas cantando a musiquinha enquanto os outros participantes vão passando um objeto qualquer de formar bem rápida. Perde aquele que estiver com o objeto no momento que falaram “queimou”.



Batatinha Frita 1 2 3



E falando em batatinha, a brincadeira coreana que ficou mundialmente famosa recentemente devido a série Round6. Por mais que na série ela tenha ficado conhecida de uma forma bem tenebrosa, "Batatinha Frita 123" é tradicionalmente bem inocente. Na brincadeira alguém deverá ser o chefe, os outros participantes deverão permanecer em movimento até o chefe falar “batatinha frita 123” e pararem de se movimentar. Será eliminado aquele se movimentar. É bem parecida com a nossa versão “Estátua”.


Leia também ➝ Cinco jogos que auxiliam no raciocínio lógico e matemático