COLÉGIO BILÍNGUE X PROJETO BILÍNGUE

Será que o colégio em que seu filho estuda realmente é Bilíngue? 

Vou  esclarecer algumas dúvidas sobre a possibilidade de você ter sido iludido pela propaganda do Ensino Bilíngue.

Faz pouco tempo que intensificou a quantidade de escolas Bilíngues pelo país. Maaas nem tudo que se vende realmente é aquilo que se compra.

Existe uma grande diferença entre um Ensino Bilíngue e um Projeto Bilíngue. E nesse artigo eu irei explicar, para que em 2023 vocês saibam onde matricular seus filhos.

Para um colégio ser Bilíngue, ele precisa disponibilizar 50% da grade curricular sendo ministrada em outro idioma. Ou seja, aulas comuns como Matemática, Geografia, Ciência e História, devem também ser lecionadas por professores no idioma adicional oferecido pela instituição, além da Língua Pátria, no nosso caso, o Português. 

Já se o colégio apresenta uma proposta em que tem parceria com alguma escola de idioma, em que serão ministradas algumas aulas da Língua Adicional, dentro da grade curricular, então a escola não é Bilíngue, e sim, ela tem um Projeto Bilíngue. Ou seja, não tem uma imersão completa em outro idioma, e é facultativo, os pais optam se querem ou não que os filhos façam parte das aulas da escola parceira. Obviamente, com custos a parte. 

Agora que você já sabe como funciona o Ensino Bilíngue, quando for visitar algum colégio faça as perguntas certas. Como são oferecidas as aulas, se os professores possuem alguma certificação e se a metodologia do colégio está alinhada com as práticas pedagógicas da escola parceira. 

Espero que eu tenha ajudado!
Até a próxima :)