Oi galera,
Se você é professor e está pensando em tentar uma vaga num colégio particular, eu irei te dar algumas dicas para aumentar suas chances de ser aprovado no processo seletivo.
Normalmente, instituições particulares de ensino disponibilizam duas etapas durante o processo seletivo para contratação de professores: a ENTREVISTA e a AULA-TESTE.
E para sair bem durante o processo, é importante estar seguro e ciente do que você precisa fazer e como falar.
1º PASSO: Entrevista
Para conhecer melhor os candidatos, após analisar os currículos, a equipe de seleção marca uma entrevista para avaliar pessoalmente e verificar as qualificações de forma direta.
- Durante a entrevista, é importante que você seja extremamente sincero(a). Em hipótese alguma, para se sobressair, invente qualificações e experiências, possivelmente irão pedir para você comprovar.
- Mantenha-se calmo(a) e fale pausadamente para não demonstrar desespero. O entrevistador sabe que você quer/precisa da vaga, mas a chance dele escolher o candidato que se apresentar mais seguro, é enorme.
- Conte sobre suas experiências em sala, caso tenha, explore as atividades que mais se destacaram durante sua vida na docência.
- Caso você seja inexperiente, se poupe em mostar suas qualidades, porque como você nunca esteve diante de uma classe, não há necessidade de falar sobre suposições. Mostre suas expectativas e demonstre estar motivado(a).
Pronto, primeira etapa concluída com sucesso. Agora é a hora mais temida por muitos professores...
2º PASSO: Aula-Teste
Após sua personalidade ser minuciosamente aprovada, chegou a hora de suas qualificações serem testadas. Na etapa da aula-teste, os avaliadores não querem mais saber das suas experiências, querem apenas que você mostre sua postura e didática diante de uma turma.
- Quando for convidado(a) a realizar a aula-teste, não tenha medo de perguntar se há uma turma expecífica (caso não tenha sido informado anteriormente) e sugestão de conteúdo.
- Prepare a aula, isso é muito IMPORTANTE. Todos os colégios são extramente rigorosos com o planejamento das aulas, pois eles vendem um sistema de ensino, e é preciso saber o que estão oferecendo para seus clientes.
- Se sua aula for dinâmica e expositiva, leve os materiais necessários, e já esteja preparado(a) para possíveis controvérsias.
- Não esqueça que os avaliadores querem ser "tratados" como alunos, então faça com que eles participem de forma ativa da aulas.
- A aula não precisa ser muito longa e detalhada (10 minutos está de bom tamanho), como dito anteriormente, estão avaliando apenas o seu perfil como professor. Durante a entrevista, já houve uma prévia do seu nível de conhecimento na área, eles só querem ter certeza se você sabe como explorar o conteúdo.
- Monte uma aula com começo, meio e fim, para que não termine do nada e os avaliadores tenham que perguntar se já acabou. Pesquise qual a metodologia e se o colégio utiliza algum sistem de ensino. Use como parâmetro. Isso enriquece sua apresentação para a equipe pedagógica.
- Você está no controle, então mostre que está seguro e confiante deixando bem claro o motivo dessa vaga ser sua.
- Se despeça de forma amistosa, mesmo tendo detestado a experiência. Não esqueça que simpatia gera pontos!
Agora só esperar!
Ao fim do processo seletivo, é muito raro os colégios darem um feedback para os candidatos não aprovados. Então, se eles entrarem em contato, pode ter certeza que a vaga é sua.
É isso ai!! Não esqueça que por mais que seja assustador, você sairá vivo de lá, e muito mais experiente do que antes.
BOA SORTE :)