Estou postando a Avaliação Objetiva da disciplina Didática.
Bons estudos!!
Questão 1/10
Objetivo “é a descrição clara do que se pretende alcançar como resultado da nossa atividade”. Também o educador espera atingir certos resultados, em decorrência de sua atuação pedagógica. Assim, o professor, na interação com seus alunos, faz uso dos meios (métodos e materiais de ensino) mais adequados para alcançar os resultados anteriormente previstos.
HAIDT, Regina. Curso de didática geral. São Paulo: Ática, 2006, p.1 13.
Com base no texto dado e nos conteúdos explanados no livro-base, relacione as abordagens de ensino aos seus objetivos principais:
1. Transmissão- assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento
(2) Desenvolver a liberdade e autonomia da criança, bem como duas habilidades latentes.
(3) Treinar o aluno p ara a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o trabalho requerer.
(4) desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação.
(1) Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade.
Questão 2/10
Leia as asserções a seguir:
I. O período compreendido entre 1960 e 1968 é marcado pela crise da Pedagogia Nova e pela articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata. Por que:
II. Esta tendência tem como núcleo de suas preocupações a racionalização do processo produtivo, pela organização do trabalho, estratégias de ação são elaboradas por profissionais capacita dos, a fim de ser em executadas e m sala.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I.
Questão 3/10
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata do s preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está n a natureza de seu objeto: o ensino.
PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a / Campina Grande: EDUEP, 2008. pág.3.
A didática atualmente tem seu foco n a pratica mais critica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizar em -se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências.
Com base nas aulas e no livro, assinale a alternativa que contem apenas os elementos didáticos que compõe o planejamento docente:
Métodos, objetivos e avaliação.
Questão 4/10
Métodos de ensino são também meios de dinamização das aulas; assim, conhecê-los, em suas diversas opções, e pratica-los, com fundamentação e segurança teórico -práticas, são valores expressivos da competência docente. [...] a diversificação dos métodos é importante não só por que pode ampliar as alternativas de aprendizagem, com o também expandir as possibilidades de que ela se realize, superando possíveis dificuldades dos alunos. A diversificação metodologia praticada na dinâmica da s aulas alarga suas perspectivas, seus ritmos, suas motivações e seu encaminha mento no sentido da aprendizagem.
RANGEL, Mary. Método s de Ensino Para a Aprendizagem E a Dinamização Das Aulas. Campinas: Papirus, 2005, p. 8.
Sabemos que são inúmeros os métodos passiveis de ser aplicados em sala de aula aqui no Brasil, alguns foram pontuados pela professora Martins em nosso livro-base.
De acordo com o pontuado pela professora, relacione cada abordagem didática com as características do seu método empregado no ensino:
1. Transmissão- assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento
(4) Sua questão central é compreender e transformar, tendo a prática social do professor e do aluno como o centro do processo.
(1) Sua ênfase está na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro d o processo.
(2) Enfatiza a redescoberta do conhecimento, a partir da aprendizagem do método de aprender.
(3) O centro d o seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos.
Questão 5/10
Mauro Laeng diz que “a pesquisa didática deve adaptar os métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo de resultado com o mínimo de esforço [...] o estudo predominante do ensino caracterizou, sobretudo a didática do passado, dominada, até certo ponto, pela figura central do professor; na didática contemporânea cedeu lugar a uma nova projeção do aspecto correlativo da aprendizagem” .
LAENG, Mauro. Dicionário de Pedagogia. Lisboa: Dom Quixote, 1973. p. 128.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro -base, analise as afirmativas sobre a didática e sua história, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
I. (V) A didática surge com a problematização de uma nova demanda: após a Revolução Francesa busca -se alfabetizar os filhos das classes populares, e par a isso passa-se a ter uma prática educativa em que um professor, em uma sala de aula, ensina a vários alunos ao m esmo tempo.
II. (F) No princípio a didática se preocupava muito com a técnica de ensino e de controle dos alunos, m as atualmente ela se preocupa apenas com a elaboração de objetivos e a escolha de métodos para alcançar estes objetivos.
III. (V) Comênio é considerado o pai da didática, pois escreveu, no século XVII, um livro intitulado Didática Magna, que trata da arte da didática, considerada por ele a “arte de ensinar tudo a todos”.
IV. (F) A partir da década de 30 passa-se a dar um novo enfoque à didática, pensando em como melhorar a disciplina e como aumentar o rendimento do trabalho do professor em sala.
Questão 6/10
O professor ad entra a sala de aula com um plano já estruturado de ensino. Primeiramente cumprem -se todos os rituais rotineiros, vistos na s agendas, correção da lição de casa. Posteriormente o professor passa a remem orar o que foi aprendido na aula anterior para dar continuidade ao processo. Seu plano de aula foi construído a partir de estudos e debates entre estudiosos da educação, que definiram qual seria o melhor método de ensino a ser uti lizado; sua formação se deu a partir do treinamento dado por esta equipe que formulou o plano de ensino, a fim de garantir os resultados desejados.
Com base nas aula e no livro-texto, este caso retrata uma prática de ensino orientada pela:
abordagem do aprender a fazer.
Questão 7/10
Benjamim Bloom foi quem, em 1968 , complementou os estudos de aprendizagem para o do mínio, para ele, o uso destas “estratégias de aprendizagem para o domínio” estão diretamente relacionados “á sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, esta diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores.
VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006. p. 88.
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do “ aprender a fazer”, sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro- base. De acordo com o apresentado no livro- base, enumere, na sequencia correta, cada etapa deste caminho e suas características:
1. Caracterização da população e do contexto
2. Ensino socioindividualizado
3. Pós-teste
4. Especificação dos objetivos e das atividades
5. Validação do programa
(1) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(4) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(2) Atividades complementares, que servem para o enrique cimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor .
(3) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(5) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
Questão 8/10
No final do século XX, ocorre na educação um a mudança de paradigmas, isso em decorrência dos movimentos sociais ocorridos, pois como sabe-se a realidade histórica na qual a escola está inserida afeta diretamente sua prática. Neste contexto, passa-se a considerar o processo de fazer , a forma como se faz, como um elemento educativo de importância fundamental. E nesta perspectiva, compreendendo o homem como sujeito histórico e a escola como o espaço propicio para o desenvolvimento de um processo de ação-reflexão-ação, com vistas a fomentar ações transformadoras, a ênfase do processo passa a ser a pratica social.
Com base no texto dado e nos conteúdos abordados no livro e nas aulas, assinale a alternativa que expõem as características da “sistematização coletiva do conhecimento”, que ganha espaço como método.
O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor).
Questão 9/10
Um do s pontos -chave da nova proposta pedagógica encontra-se na alteração do processo de ensino e não apenas na alteração do discurso a respeito dele. Para se obter uma inversão radical na lógica do processo de ensino, atendendo aos interesses e necessidades práticas dos alunos oriundos das camadas subalternas, não basta transmitir ao futuro professor um conteúdo mais crítico; é preciso vivenciar, refletir e sistematizar, coletivamente, um processo articulado à lógica dessas classes. É preciso romper com a distribuição de um saber sistematizado falando sobre ele. Não se trata de falar sobre, mas de vivenciar e refletir com.
MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 175.
Com base nos conteúdos abordados na s aulas e no livro-texto, o texto dado refere-se a abordagem didática do:
Sistematização coletiva do conhecimento
Questão 10/10
A Escola Nova surge com uma abordagem do processo didático diferenciado da s práticas que até então estiveram em voga no Brasil: ela propõem um ensino centrado no aluno, sendo o professor o orientador, aquele que estimula a investigação dos alunos. A abordagem didática à qual defendem é a do “ aprender a aprender”, a qual teve como base o método de solução de problemas, criado por John Dewey.
Com base nos conteúdos abordados no livro e nas aulas, analise as sentenças a seguir sobre o “aprender a aprender”, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:
(V) Considera o homem como sistema aberto, mutável, que se desenvolve em etapas.
(V) Tem como objetivos de ensino o desenvolvimento das habilidades já latentes na criança, bem como o respeito a sua individualidade.
(V) O aluno é avaliado também através da observação do professor sobre seu comportamento.
(F) Sua prática educacional visa à preparação intelectual e moral do aluno, para se tornar um cidadão do mundo.