AVALIAÇÃO OBJETIVA → Didática

Olá gente!!

Estou postando a Avaliação Objetiva da disciplina Didática.


Bons estudos!!

Questão 1/10 
Objetivo “é  a  descrição  clara  do  que  se  pretende  alcançar   como  resultado  da  nossa  atividade”.  Também  o  educador  espera atingir  certos  resultados,  em  decorrência  de  sua  atuação  pedagógica.  Assim,  o  professor,  na  interação  com  seus  alunos,  faz uso  dos  meios  (métodos  e  materiais  de  ensino)  mais  adequados  para  alcançar  os  resultados  anteriormente  previstos.  

HAIDT,  Regina. Curso  de  didática  geral. São  Paulo:  Ática,  2006,  p.1 13.  

Com  base  no  texto  dado  e  nos  conteúdos  explanados  no  livro-base,  relacione  as  abordagens  de  ensino  aos  seus  objetivos principais:

1. Transmissão- assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento  

(2)  Desenvolver a liberdade  e autonomia da criança, bem como duas habilidades latentes. 
(3) Treinar o aluno p ara a execução de diferentes tarefas, de acordo com o que o  trabalho requerer. 
(4)  desenvolver uma relação dialética entre a compreensão e a transformação. 
(1) Difundir cultura e imprimir um modelo adequado a sociedade.   


Questão 2/10
Leia as asserções a seguir: 

I.  O  período  compreendido  entre  1960   e  1968  é  marcado  pela  crise  da  Pedagogia  Nova  e  pela  articulação  da  tendência tecnicista,  assumida  pelo  grupo  militar  e  tecnocrata.   Por que:

II.  Esta  tendência  tem  como  núcleo  de  suas  preocupações  a  racionalização  do  processo  produtivo,  pela  organização  do trabalho,  estratégias  de  ação  são  elaboradas  por  profissionais  capacita dos,  a  fim  de   ser em  executadas  e m  sala. 

A  respeito  dessas asserções, assinale a opção  correta:

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma explicação correta da I.


Questão 3/10
A compreensão contemporânea, segundo Houaiss (2001), é de que a Didática é a parte da pedagogia que trata do s preceitos científicos que orientam a atividade educativa de modo a torná-la mais eficiente. Desta forma, a Didática hoje é um campo do conhecimento que contribui para a educação, assim como a Sociologia, a Filosofia a ou a Psicologia. Sua especificidade está n a natureza de seu objeto: o ensino. 

PIMENTA, Sônia de Almeida. Didática e o ensino de geografia a  / Campina Grande: EDUEP, 2008.  pág.3.  

A didática atualmente tem seu foco n a pratica mais critica do professor, em pensar a  importância de sua formação didática, em como organizar  os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizar em -se em sala de aula. O planejamento docente é composto por alguns elementos didáticos essências.   

Com base nas aulas e no livro, assinale a  alternativa que contem apenas os elementos didáticos que compõe o planejamento docente:

Métodos, objetivos e avaliação.


Questão 4/10
Métodos  de   ensino  são  também  meios  de  dinamização  das  aulas;  assim,  conhecê-los,  em  suas  diversas  opções,  e  pratica-los,  com  fundamentação  e  segurança  teórico -práticas,  são  valores  expressivos  da   competência  docente.  [...]  a  diversificação dos  métodos  é  importante  não  só  por que  pode  ampliar  as  alternativas  de  aprendizagem,  com o  também  expandir   as possibilidades  de  que   ela  se  realize,  superando  possíveis  dificuldades  dos  alunos.  A  diversificação  metodologia  praticada  na dinâmica  da s  aulas  alarga  suas  perspectivas,  seus  ritmos,  suas  motivações  e  seu  encaminha mento  no  sentido  da aprendizagem. 

RANGEL,  Mary. Método s  de  Ensino  Para  a  Aprendizagem  E  a  Dinamização  Das  Aulas.  Campinas:  Papirus,  2005,  p.  8.   

Sabemos  que  são  inúmeros  os  métodos  passiveis  de  ser   aplicados  em  sala  de  aula  aqui  no   Brasil,  alguns  foram  pontuados pela  professora  Martins  em  nosso  livro-base. 

De  acordo  com  o  pontuado  pela  professora,  relacione  cada  abordagem  didática com as características do seu método empregado no ensino:

1. Transmissão- assimilação
2. Aprender a aprender
3. Aprender a fazer
4. Sistematização coletiva do conhecimento 

(4)  Sua  questão  central  é  compreender  e  transformar,  tendo  a  prática  social  do  professor  e  do   aluno  como  o  centro  do processo.
(1) Sua ênfase está  na transmissão de conteúdos, tendo a professor como centro d o processo. 
(2) Enfatiza a redescoberta  do conhecimento, a partir da  aprendizagem do método de aprender. 
(3) O centro d o seu processo está no planejamento, enfatizando sempre a obtenção de produtos específicos. 


Questão 5/10
Mauro  Laeng  diz  que  “a  pesquisa  didática  deve adaptar  os   métodos  e  as  técnicas  de   maneira  a  obter  o  máximo  de   resultado com  o mínimo de  esforço  [...] o  estudo  predominante  do ensino  caracterizou, sobretudo a  didática  do passado, dominada, até certo  ponto,  pela  figura  central  do  professor;  na  didática  contemporânea  cedeu  lugar  a  uma  nova  projeção  do  aspecto correlativo da aprendizagem” .  

LAENG, Mauro. Dicionário de Pedagogia. Lisboa: Dom Quixote, 1973. p. 128.  

De  acordo  com  os  conteúdos  abordados  nas  aulas  e  no  livro -base,  analise  as  afirmativas  sobre  a  didática  e  sua  história, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas Falsas:  

I. (V) A didática surge com  a problematização de uma nova demanda: após a Revolução Francesa busca -se alfabetizar os filhos das classes populares, e par a isso passa-se a ter  uma prática educativa em que um professor, em uma sala de aula, ensina a vários alunos ao m esmo tempo.
II. (F) No princípio a didática se preocupava muito com a técnica de ensino e de controle dos alunos, m as atualmente ela se preocupa apenas com a elaboração de objetivos e a escolha de métodos para alcançar estes objetivos. 
III. (V) Comênio é considerado o  pai da didática, pois escreveu, no século XVII, um livro intitulado  Didática Magna, que trata da arte da didática, considerada por  ele a “arte de ensinar tudo a todos”. 
IV. (F) A partir da década de 30 passa-se a dar um novo enfoque à didática, pensando em como  melhorar a disciplina e como aumentar o rendimento do trabalho do  professor em sala.



Questão 6/10
O  professor  ad entra  a  sala  de  aula  com  um  plano  já  estruturado  de  ensino.  Primeiramente  cumprem -se  todos os rituais rotineiros,  vistos na s  agendas, correção da  lição  de  casa.  Posteriormente  o  professor  passa  a remem orar  o que  foi  aprendido na  aula  anterior  para  dar  continuidade  ao  processo.  Seu  plano  de   aula  foi  construído  a  partir  de  estudos  e  debates  entre estudiosos  da educação,  que definiram qual  seria  o  melhor método de  ensino  a  ser uti lizado;  sua formação se  deu  a partir do treinamento  dado  por  esta  equipe  que  formulou  o  plano  de   ensino,  a  fim  de   garantir  os  resultados  desejados.  

Com  base  nas aula e no livro-texto, este caso  retrata uma prática de ensino orientada pela: 

abordagem do aprender a fazer.


Questão 7/10
Benjamim  Bloom  foi   quem,  em   1968 ,  complementou  os  estudos  de  aprendizagem  para  o  do mínio,  para  ele,  o  uso  destas “estratégias  de  aprendizagem  para  o  domínio”  estão  diretamente  relacionados  “á  sua  capacidade  de  reconhecer  como  o aluno  alcançou   esse  domínio.  Essa  aptidão,  por   outo  lado,  esta  diretamente  relacionada  à  capacidade  de  especificação  dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores.   

VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006. p. 88.   

Bloom  traçou  uma  estratégia  de  aprendizagem  para  o  domínio,  que  expõe  o  método  de  ensino  do   “ aprender  a  fazer”,  sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro- base. De  acordo  com  o  apresentado   no  livro- base,  enumere,  na  sequencia  correta,  cada  etapa  deste  caminho  e  suas características:

1. Caracterização da população e do contexto
2. Ensino socioindividualizado 
3. Pós-teste
4. Especificação dos objetivos e das atividades
5. Validação do programa

(1) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado. 
(4) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo. 
(2) Atividades complementares, que servem para o enrique cimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor . 

(3) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está  apto para a próxima etapa.
(5) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.


Questão 8/10
No  final  do  século  XX,  ocorre  na  educação  um a  mudança  de   paradigmas,  isso  em  decorrência  dos  movimentos  sociais ocorridos,  pois  como  sabe-se  a  realidade  histórica  na  qual  a  escola  está  inserida  afeta  diretamente  sua  prática.  Neste contexto,  passa-se  a  considerar   o  processo  de  fazer ,  a  forma  como  se  faz,  como  um   elemento  educativo  de  importância fundamental.  E nesta  perspectiva, compreendendo  o homem  como sujeito  histórico e  a escola como o  espaço propicio para o  desenvolvimento  de  um  processo  de  ação-reflexão-ação,  com  vistas  a  fomentar  ações  transformadoras,  a  ênfase  do processo  passa  a  ser  a  pratica  social.  

Com  base  no  texto  dado  e  nos  conteúdos  abordados  no  livro  e  nas  aulas,  assinale  a  alternativa  que  expõem  as características da “sistematização coletiva do  conhecimento”, que ganha espaço como método.

O professor é o mediador do saber sistematizado e da prática social (do aluno e do professor). 


Questão 9/10
Um  do s  pontos -chave  da  nova  proposta   pedagógica  encontra-se  na  alteração  do  processo  de   ensino  e  não  apenas  na alteração  do  discurso  a  respeito   dele.  Para  se  obter   uma  inversão  radical  na  lógica  do  processo  de  ensino,  atendendo  aos interesses  e  necessidades  práticas  dos  alunos  oriundos  das  camadas  subalternas,  não  basta  transmitir  ao  futuro  professor um  conteúdo  mais  crítico;  é  preciso  vivenciar,  refletir  e  sistematizar,  coletivamente,  um  processo  articulado  à  lógica  dessas  classes.  É  preciso  romper  com  a  distribuição  de  um  saber  sistematizado   falando  sobre  ele.  Não  se  trata  de  falar  sobre,  mas de vivenciar e refletir com. 

MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002, p. 175.  

Com base nos conteúdos abordados na s aulas e no livro-texto, o texto dado refere-se a abordagem didática do:

Sistematização coletiva do conhecimento


Questão 10/10
A  Escola  Nova  surge  com  uma  abordagem  do  processo  didático  diferenciado  da s  práticas  que  até  então  estiveram  em  voga no  Brasil:  ela  propõem  um  ensino  centrado  no  aluno,  sendo  o  professor  o  orientador,  aquele  que  estimula  a  investigação  dos alunos.  A abordagem didática  à qual defendem  é a  do “ aprender a  aprender”,  a qual  teve como  base  o método  de  solução de problemas,  criado  por  John  Dewey.

Com  base  nos  conteúdos  abordados  no  livro  e  nas  aulas,  analise  as  sentenças  a  seguir  sobre  o  “aprender  a  aprender”, assinalando  V  para  as  afirmativas  verdadeiras  e  F  para  as  afirmativas  Falsas:  

(V)  Considera  o  homem  como  sistema  aberto,  mutável,  que  se  desenvolve  em  etapas. 
(V)  Tem  como  objetivos  de  ensino  o  desenvolvimento  das  habilidades  já  latentes  na  criança,  bem  como  o  respeito  a  sua individualidade.
(V)  O  aluno  é  avaliado  também  através  da  observação  do  professor  sobre  seu  comportamento. 
(F) Sua prática educacional visa à preparação intelectual e moral do aluno, para se tornar um cidadão do mundo.