APOL → Gestão Educacional

Oi gente.

Segue abaixo a APOL da disciplina Gestão Educacional do curso de Pedagogia.



Bons estudos! 

Questão 1/10 
O  conceito  ampliado  de  educação  enfatiza  que  o  processo  educacional deve  ser  estendido  a  toda  a  comunidade,  homens  e  mulheres, independentemente  de  idade,  pois  contempla  aprendizagem  e  educação como direito de todos. 

BARTNIK, H. L. de S.  Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 126) 

No  entanto,  Cruz  ( 1995),  citado  por  Bartnik,  2011)  expressa  como  “as escolas  sentem  dificuldades  em  vivenciar”  essa  afirmativa  e  outras propostas pelo plano global. Sobre  essas dificuldades Bartnik  (2011) levanta algumas hipóteses. Quais são elas?

Analise  as  afirmativas  a  seguir,  assinalando  V  para  as  afirmativas verdadeiras e  F  para  as  afirmativas  falsas.  

(V) Muitos professores não  acreditam que o plano global vá ser colocado  em prática concretamente.  Muitos pensam que ficará só no discurso.  

(V)   Muitas  instituições  querem  o  planejamento  participativo  para  organizar   a escola, e não como instrumento de  transformação social. 

(V)  Não  há  clareza  teórico-conceitual  e  metodológica  de  certos  conceitos utilizados  com  frequência  nos  marcos  referenciais  como:  democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.  

(F)  A  sociedade  tem  conhecimento  claro  sobre  como  a  escola  e  as instituições  reproduzem  mecanismos  de  discriminação  e  controle  social,  o que  facilita  a  participação  efetiva  na  escola.



Questão 2/10 
Gestão  educacional  corresponde  ao  processo  de  gerir  a  dinâmica  do sistema  de  ensino  com  um  todo  e  de  coordenação  das  escolas  em especifico,  afinado  com  as  diretrizes  e  políticas  educacionais  públicas,  para a  implantação  das  políticas  educacionais  e  projetos  pedagógicos  das escolas. 

LUCK,  H.  Con epções  e  processos  democrático s  de  gestão educacional.3e d. Petrópolis: Vozes,  2008 (p. 35)   

De  acordo  com  Bartnik  (2011),  autora  do  livro  base  da  disciplina,  a aplicação  efetiva  de   uma  gestão   democrática  dentro  da  escola  ainda  passa por  limitações.  Quais  são  as  principais  limitações  citadas  pela  autora? 

Analise as afirmativas a seguir:   
I.  (V) Precarização  das  escolas  públicas,  decorrentes  da  pouca  destinação  de verbas. 

II.  (V) Desatenção  dada  à  formação  continuada  dos  professores  que  se sujeitam  a  receber  salários  incompatíveis  com  sua  competência  humana, técnica e política. 

III.  (F) Formação  das  crianças  com  necessidades  especiais  sem  a  devida competência  técnica  do  corpo  docente  e  da  equipe  pedagógica.


Questão 3/10 
O  conselho   de  classe  constitui  um  momento  próprio  de   reflexão  sobre  a prática  educativa escolar,  constituído  em  um  espaço prioritário da  discussão pedagógica,  composto  principalmente,  pelos  docentes  e  pela  equipe técnico-pedagógica. 

DALBEN,  A.  I.  L.  F.  Conselhos  de  Classe  e  Avaliação :  perspectivas  na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 57)  

Sabemos  que  o  conselho  de  classe  é  uma  instância  avaliativa.  Nessa perspectiva, quais devem ser as ações do educador  nesse processo?  

Analise  as  afirmativas  a  seguir,  assinalando  V  para  as  afirmativas verdadeiras e  F  para  as  afirmativas  falsas .  

(V) Levantar dificuldades e m relação ao desempenho dos alunos. 

(F)  Avaliar  apenas  a  competência  dos  outros  professores  para  se  certificar que não estão aprovando alunos inaptos para o  ano seguinte.  

(V) Identificar lacunas no processo d e ensino-aprendizagem.

(V)  Apontar  alternativas  de   superação  e  se  comprometer  com  os encaminhamentos  e  soluções  dos  problemas  encontrados.  


Questão 4/10 
O  conselho  de  classe  surge  embasado  no  pressuposto  de  que,  num processo  coletivo  em  que  existem  diferentes  ótica s  dos  diversos profissionais,  conseguir -se-á,  através  da  soma  dessas  óticas,  o  maior conhecimento  do  objeto  que  se  avalia,  para  obter ,  consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas. 

DALBEN,  A.  I.  L.  F.  Conselhos  de  Classe  e  Avaliação :  perspectivas  na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)  

Com  base  no  texto  apresentado  acima,  nos  conteúdos  abordados  nas teleaulas  e  no  livro  da  disciplina,  quais  são  os  objetivos  do  conselho  de classe?

Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas.  


Questão 5/10 
Toda  vez  que  se  propõe  uma  gestão  democrática  da  escola  com  a  efetiva participação  de  pais,  educadores,  alunos  e  funcionários,  no  que  se  refere  à escola  pública,  isso  acaba  sendo  considerado  algo   utópico.  Ao  mesmo tempo,  abordamos  a  perspectiva  da  gestão  democrática  como  necessária  e desejável. 

BARTNIK, H. L. de S.  Gestão Educacional. Cur itiba: Ibpex, 2011 (p. 122) 

Com  base  no  texto  apresentado  acima,  nos  conteúdos  abordados  nas teleaulas  e  no  livro  d a  disciplina,  o  que  se  pode  fazer  para  que  haja  uma real gestão democrática dentro d a escola? 

Analise  as  afirmativas  a  seguir,  assinalando  V  para  as  afirmativas verdadeiras e  F  para  as  afirmativas  falsas .   

(V)  A  tarefa  de  tornar  a  gestão  da  escola  em  uma  gestão  democrática  deve consistir  inicialmente,  em  tomar  consciência  das  condições  concretas  que apontam  par a  a  viabilidade  de  um   projeto  de  democratização  das  relações no interior da escola. 

(V)  Para  a  escola  ter  um a  gestão  democrática  há  a  necessidade  de  os diretores,  juntamente  com  as  equipes  pedagógicas,  docentes  e administrativas,  ampliarem   a  compreensão  do  significado  da  escola  no contexto da sociedade contem porânea. 

(F)  Para  a  escola  ter  uma  gestão  democrática  é  necessário  que  a  direção escolar  converse  apenas  com   a  com unidade  escolar,  ou vindo  sugestões para   melhorias.  Somente  dessa  forma  a  escola  poderá  ter   um a  gestão democrática efetiva. 

(F)  A  gestão  democrática  na   escola  só  passará  a  existir  a  partir  do  dia  em que  a  comunidade  escolar  na  coletividade   assumir  a   direção  da  escola, pois  a  direção  escolar,  juntam ente  com  a  equipe  pedagógica,  não  tem condições  de  implantar  um  projeto  de  democratização.


Questão 6/10 
Gestão  é,  em  si  mesma,  democrática  já  que  traduz  pela  comunicação,  pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo.  

FERREIRA, N.  S. C.  Gestão  democrática da  educação : atu ais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000 (p. 165)  

Muito  se  fala  na  gestão  escolar  democrática  que  demanda  participação efetiva  de  todos  os  envolvidos  com  a  escola.  Mas  quem   deve  participar  do processo educacional em uma com unidade? 

O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.

Questão 7/10 
O  conselho  de  classe  surge  embasado  no  pressuposto  de  que,  num processo  coletivo  em  que  existem  diferentes  ótica s  dos  diversos profissionais,  conseguir -se-á,  através  da  soma  dessas  óticas,  o  maior conhecimento  do  objeto  que  se  avalia,  para  obter ,  consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas.  

DALBEN,  A.  I.  L.  F.  Conselhos  de  Classe  e  Avaliação :  perspectivas  na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)   

Bartnik  (2011)  apresenta  as  competências  do  conselho  escolar  em  três grupos:  administrativos,  pedagógicos  e  financeiros.  Quais  são  consideradas competências  financeiras  do  conselho  escolar ?  

Analise  as   afirmativas  a seguir,  assinalando   V  para  as  afirmativas  verdadeiras  e  F  para  as afirmativas  falsas.  

(V) Aprovar o orçamento anual.  
(V) Aprovar despesas par a reparos no prédio escolar.  
(V) Aprovar a prestação de contas.  
(F)  Aprovar  o  calendário  escolar.  


Questão 8/10 
O  conselho  escolar  é  um  campo  de  construção  comunitária  porque  nele  é construído  o  nosso.  Ele  é  um  espaço  de  todos,  e,  ao  mesmo  tempo,  para todos,  por  constituir  –se  pelo  voto  e  depois  pela  voz  de  representantes  da comunidade. 

WERLE,  F.  O.  Conselhos  escolares:  implicações  na  gestão  da   escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p.  58)  

Bartnik  (2011)  apresenta  as  competências  do  conselho  escolar  em  três grupos:  administrativos,  pedagógicos  e financeiros.  O que  são  consideradas competências  administrativas  do  conselho  escolar?  

Analise  as  afirmativas a  seguir,  assinalando  V  para  as  afirmativas  verdadeiras  e  F  para  as afirmativas  falsas.  

(V)   Propor  a  expansão  do  atendimento  escolar  e  a  organização  da  unidade de ensino.

(F) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino.  

(V)  Aprovar  o   programa  de  capacitação  e  aperfeiçoamento  dos  profissionais  da educação. 

(V)  Analisar  os  resultados  de  avaliação  do  desempenho  do  pessoal  quanto ao  mérito  e  resultados.


Questão 9/10 
Como a  autonomia opõem- se as formas autoritárias  de tomadas de  decisão, sua  realização  concreta  nas  instituições  dá -se  pela  participação  livre  na escolha  de  objetivos  e  processos  de  trabalho  e  na  construção  conjunta  do ambiente de trabalho.  

LIBANEO,  J.C;  OLIVEIRA,  J.  F.  D.;  TOSCHI,  M.  S.  Educação  Escolar: politicas, estruturas e organização. 3ed.  São Paulo: Cortez, 2003 (p. 328)  

Para  Bartnik  (2011),  autora  do   livro  base  da  disciplina,  existem  pilares  que são  fundamentais  para  a  construção  da  autonomia  da  escola  e  para  a formação do “novo cidadão”. Quais são esses pilares?  

Analise  as  afirmativas  a  seguir:

(V) I. A gestão da escola e a instituição  de colegiados.  

(F) II. A  gestão  da   escola  e  a  avaliação  formativa  com  critérios  quantitativos para aprovar somente alunos capazes.  

(V) III. A  gestão  da  escola  e  a  construção  coletiva  do   projeto  político -pedagógico.

(V) IV. A  gestão  da  escola  e  a  reflexão  permanente  do  processo  de  ensino-aprendizagem.


Questão 10/10 
O  conceito  de  participação  fundamenta -se  no  princípio  da   autonomia,  que significa  a  capacidade  das  pessoas  e  dos  grupos  par a  a  livre  determinação de si próprios, isto é, para a condução da própria vida. 

LIBANEO,  J.C;  OLIVEIRA,  J.  F.  D.;  TOSCHI,  M.  S.  Educação  Escolar: politicas, estruturas e organização. 3ed.  São Paulo: Cortez, 2003 (p. 328)  

Com  base  no  texto  apresentado  acima,  nos  conteúdos  abordados  nas teleaulas  e  no  livro  da  disciplina,  pode -se  perceber  que  para  poder desempenhar  uma  boa  gestão  escolar  é  preciso,  acima  de  tudo,  ter autonomia.  Sobre  a  autonomia,  analise  as  afirmativas  a  seguir:  

(V) I.  Autonomia  é  criar  condições  para  que  o  aluno  participe,  comprometa -se  e interaja como sujeito. 

(V) II.  A  autonomia  não  se  ganha,  conquista-se  no  conjunto  das  relações escolares e sociais.

(F) III.  A  autonomia  é  concebida  como  algo  herdado  ou  adquirido,  ou  seja,   já nasce com o sujeito e está presente naturalmente nas escolas.  

(V) IV.  A  autonomia  é  o  produto  de  processos  inter -relacionais  capazes  de propiciar  à  escola  a  criação   de  uma  identidade  própria.