Segue abaixo a APOL da disciplina Gestão Educacional do curso de Pedagogia.
Bons estudos!
Questão 1/10
O conceito ampliado de educação enfatiza que o processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independentemente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011 (p. 126)
No entanto, Cruz ( 1995), citado por Bartnik, 2011) expressa como “as escolas sentem dificuldades em vivenciar” essa afirmativa e outras propostas pelo plano global. Sobre essas dificuldades Bartnik (2011) levanta algumas hipóteses. Quais são elas?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Muitos professores não acreditam que o plano global vá ser colocado em prática concretamente. Muitos pensam que ficará só no discurso.
(V) Muitas instituições querem o planejamento participativo para organizar a escola, e não como instrumento de transformação social.
(V) Não há clareza teórico-conceitual e metodológica de certos conceitos utilizados com frequência nos marcos referenciais como: democracia, participação, justiça, liberdade, solidariedade, igualdade, consciência crítica.
(F) A sociedade tem conhecimento claro sobre como a escola e as instituições reproduzem mecanismos de discriminação e controle social, o que facilita a participação efetiva na escola.
Questão 2/10
Gestão educacional corresponde ao processo de gerir a dinâmica do sistema de ensino com um todo e de coordenação das escolas em especifico, afinado com as diretrizes e políticas educacionais públicas, para a implantação das políticas educacionais e projetos pedagógicos das escolas.
LUCK, H. Con epções e processos democrático s de gestão educacional.3e d. Petrópolis: Vozes, 2008 (p. 35)
De acordo com Bartnik (2011), autora do livro base da disciplina, a aplicação efetiva de uma gestão democrática dentro da escola ainda passa por limitações. Quais são as principais limitações citadas pela autora?
Analise as afirmativas a seguir:
I. (V) Precarização das escolas públicas, decorrentes da pouca destinação de verbas.
II. (V) Desatenção dada à formação continuada dos professores que se sujeitam a receber salários incompatíveis com sua competência humana, técnica e política.
III. (F) Formação das crianças com necessidades especiais sem a devida competência técnica do corpo docente e da equipe pedagógica.
Questão 3/10
O conselho de classe constitui um momento próprio de reflexão sobre a prática educativa escolar, constituído em um espaço prioritário da discussão pedagógica, composto principalmente, pelos docentes e pela equipe técnico-pedagógica.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação : perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 57)
Sabemos que o conselho de classe é uma instância avaliativa. Nessa perspectiva, quais devem ser as ações do educador nesse processo?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas .
(V) Levantar dificuldades e m relação ao desempenho dos alunos.
(F) Avaliar apenas a competência dos outros professores para se certificar que não estão aprovando alunos inaptos para o ano seguinte.
(V) Identificar lacunas no processo d e ensino-aprendizagem.
(V) Apontar alternativas de superação e se comprometer com os encaminhamentos e soluções dos problemas encontrados.
Questão 4/10
O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes ótica s dos diversos profissionais, conseguir -se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter , consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação : perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, quais são os objetivos do conselho de classe?
Avaliar a prática pedagógica e organizar as necessidades de aprendizagem das turmas.
Questão 5/10
Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola com a efetiva participação de pais, educadores, alunos e funcionários, no que se refere à escola pública, isso acaba sendo considerado algo utópico. Ao mesmo tempo, abordamos a perspectiva da gestão democrática como necessária e desejável.
BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Cur itiba: Ibpex, 2011 (p. 122)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro d a disciplina, o que se pode fazer para que haja uma real gestão democrática dentro d a escola?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas .
(V) A tarefa de tornar a gestão da escola em uma gestão democrática deve consistir inicialmente, em tomar consciência das condições concretas que apontam par a a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola.
(V) Para a escola ter um a gestão democrática há a necessidade de os diretores, juntamente com as equipes pedagógicas, docentes e administrativas, ampliarem a compreensão do significado da escola no contexto da sociedade contem porânea.
(F) Para a escola ter uma gestão democrática é necessário que a direção escolar converse apenas com a com unidade escolar, ou vindo sugestões para melhorias. Somente dessa forma a escola poderá ter um a gestão democrática efetiva.
(F) A gestão democrática na escola só passará a existir a partir do dia em que a comunidade escolar na coletividade assumir a direção da escola, pois a direção escolar, juntam ente com a equipe pedagógica, não tem condições de implantar um projeto de democratização.
Questão 6/10
Gestão é, em si mesma, democrática já que traduz pela comunicação, pelo desenvolvimento coletivo e pelo diálogo.
FERREIRA, N. S. C. Gestão democrática da educação : atu ais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2000 (p. 165)
Muito se fala na gestão escolar democrática que demanda participação efetiva de todos os envolvidos com a escola. Mas quem deve participar do processo educacional em uma com unidade?
O processo educacional deve ser estendido a toda a comunidade, homens e mulheres, independente de idade, pois contempla aprendizagem e educação como direito de todos.
Questão 7/10
O conselho de classe surge embasado no pressuposto de que, num processo coletivo em que existem diferentes ótica s dos diversos profissionais, conseguir -se-á, através da soma dessas óticas, o maior conhecimento do objeto que se avalia, para obter , consequentemente, tomadas de decisões mais acertadas.
DALBEN, A. I. L. F. Conselhos de Classe e Avaliação : perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004 (p. 111)
Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. Quais são consideradas competências financeiras do conselho escolar ?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Aprovar o orçamento anual.
(V) Aprovar despesas par a reparos no prédio escolar.
(V) Aprovar a prestação de contas.
(F) Aprovar o calendário escolar.
Questão 8/10
O conselho escolar é um campo de construção comunitária porque nele é construído o nosso. Ele é um espaço de todos, e, ao mesmo tempo, para todos, por constituir –se pelo voto e depois pela voz de representantes da comunidade.
WERLE, F. O. Conselhos escolares: implicações na gestão da escola básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2003 (p. 58)
Bartnik (2011) apresenta as competências do conselho escolar em três grupos: administrativos, pedagógicos e financeiros. O que são consideradas competências administrativas do conselho escolar?
Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
(V) Propor a expansão do atendimento escolar e a organização da unidade de ensino.
(F) Avaliar e aprovar o projeto pedagógico do conselho de ensino.
(V) Aprovar o programa de capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais da educação.
(V) Analisar os resultados de avaliação do desempenho do pessoal quanto ao mérito e resultados.
Questão 9/10
Como a autonomia opõem- se as formas autoritárias de tomadas de decisão, sua realização concreta nas instituições dá -se pela participação livre na escolha de objetivos e processos de trabalho e na construção conjunta do ambiente de trabalho.
LIBANEO, J.C; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: politicas, estruturas e organização. 3ed. São Paulo: Cortez, 2003 (p. 328)
Para Bartnik (2011), autora do livro base da disciplina, existem pilares que são fundamentais para a construção da autonomia da escola e para a formação do “novo cidadão”. Quais são esses pilares?
Analise as afirmativas a seguir:
(V) I. A gestão da escola e a instituição de colegiados.
(F) II. A gestão da escola e a avaliação formativa com critérios quantitativos para aprovar somente alunos capazes.
(V) III. A gestão da escola e a construção coletiva do projeto político -pedagógico.
(V) IV. A gestão da escola e a reflexão permanente do processo de ensino-aprendizagem.
Questão 10/10
O conceito de participação fundamenta -se no princípio da autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos par a a livre determinação de si próprios, isto é, para a condução da própria vida.
LIBANEO, J.C; OLIVEIRA, J. F. D.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: politicas, estruturas e organização. 3ed. São Paulo: Cortez, 2003 (p. 328)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, pode -se perceber que para poder desempenhar uma boa gestão escolar é preciso, acima de tudo, ter autonomia. Sobre a autonomia, analise as afirmativas a seguir:
(V) I. Autonomia é criar condições para que o aluno participe, comprometa -se e interaja como sujeito.
(V) II. A autonomia não se ganha, conquista-se no conjunto das relações escolares e sociais.
(F) III. A autonomia é concebida como algo herdado ou adquirido, ou seja, já nasce com o sujeito e está presente naturalmente nas escolas.
(V) IV. A autonomia é o produto de processos inter -relacionais capazes de propiciar à escola a criação de uma identidade própria.