Estou deixando aqui a APOL da disciplina Fundamentos e Metodologias na Educação Básica do curso de Pedagogia, UTA Alfabetização e Letramento.
Até mais!! 😚
Questão 1/5
“Sem o sistema de expressão simbólica que constitui a linguagem, as operações permaneceriam no estado de ações sucessivas, sem jamais se integrar em sistemas simultâneos ou que contivessem, ao mesmo tempo, um conjunto de transformações solidárias”.
De acordo com as ideias de Piaget acerca do desenvolvimento do conhecimento da linguagem e da alfabetização da criança, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (V) Piaget desenvolveu estudos com ênfase nos processos de construção do conhecimento das crianças, onde, para ele, o conhecimento é uma contínua construção.
II. (V) Piaget fundamentou que a construção do conhecimento infantil ocorre por meio do contato da criança com os objetos de estudo.
III. (F) Para Piaget, a aprendizagem da criança ocorre independentemente da experiência vivenciada por ela.
IV. (V) Piaget acreditava nas interações como forma de aprendizado, inclusive da alfabetização.
Questão 2/5
Leia a seguinte passagem de texto:
“Deslocando o eixo das discussões dos métodos de ensino para o processo de aprendizagem da criança (sujeito cognoscente), o construtivismo se apresenta, não como um método novo, mas como uma ? revolução conceitual, demandando, dentre outros aspectos, abandonarem-se as teorias e práticas tradicionais, desmetodizar-se o processo de alfabetização e se questionar a necessidade das cartilhas”.
Considerando os conteúdos do livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização, acerca da compreensão das concepções de alfabetização sem métodos, analise as afirmativas a seguir:
(V) I. As crianças, em contato com a linguagem escrita de seu meio, elaboram ideias na tentativa de atribuir sentido à escrita. Não é um processo de passo a passo, mas de construção e de reconstrução da aprendizagem.
(F) II. Ao iniciar a aprendizagem, os alunos não possuem conhecimento, é preciso ensinar todo o processo de alfabetização.
(V) III. É possível escrever textos antes mesmo de dominar o código alfabético.
(F) IV. As crianças aprendem as características do sistema alfabético e da linguagem escrita que se usa em diversas situações do cotidiano.
Questão 3/5
Leia o extrato de texto a seguir :
“As idades cronológicas, durante as quais espera-se que as crianças desenvolvam comportamentos representativos de um dado estágio, não são fixas. Os intervalos entre as idades, sugeridos por Piaget, são normativos e denotam os momentos durante os quais espera-se que uma criança apresente os comportamentos intelectuais próprios daquele nível [estágio] particular ”.
Com relação ao está gio “sensório -motor ” proposto por Piaget, considere as afirmativas abaixo :
(V) I. A criança conquista seu mundo por meio da percepção e dos movimentos.
(F) II. Este estágio ocorre na primeira infância, dos 02 aos 07 anos.
(F) III. A criança, neste estágio, apresenta o aparecimento da linguagem.
(V) IV. Este estágio contempla crianças recém- nascidas e lactentes, de 0 a 2 anos.
Questão 4/5
Leia a seguinte citação:
“Os métodos sintéticos foram os primeiros a serem utilizados [e], pode-se dizer, que estes métodos, sob forma dos métodos alfabéticos, são os mais antigos, sendo utilizados, sem outros competidores, desde a antiga”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, o mesmo encontra-se disponível em: MATTHEWS, M. M. Teaching to read historically considered. Chicago: The University of Chicago Press, 1966. p. 6. (Tradução nossa).
De acordo com o livro-base da disciplina, intitulado Metodologia da Alfabetização em relação aos métodos sintéticos alfabetizadores e suas funcionalidades, analise as afirmativas abaixo:
(F) I. Nos métodos sintéticos, o processo de alfabetização é iniciado por uma palavra, uma frase ou uma história.
(V) II. Nos métodos sintéticos, a alfabetização parte das menores unidades da língua, como letras, fonemas e sílabas, para as maiores, no caso, palavras e frases.
(F) III. Os métodos sintéticos estabelecem que a criança estará alfabetizada a partir do momento em que conhecer e reconhecer as famílias silábicas.
(V) IV. Nos métodos sintéticos, a alfabetização se restringe ao reconhecimento das letras e de seu valor fonético.
Questão 5/5
Atente para a seguinte afirmação :
“Os métodos sintéticos seguem a marcha que vai das partes para o todo, ou seja, primeiro a criança internaliza as unidades menores, para depois gradativamente chegar às unidades maiores. Os métodos sintéticos se dividem em: alfabético, fônico e silábico ”.
Os diversos métodos alfabetizadores possuem suas especificidades.
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa que apresenta a prioridade do método sintético :
A decodificação